TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro: O Jeitinho Brasileiro: A arte de ser mais igual do que os outros

Por:   •  30/10/2017  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  3.118 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do livro: O Jeitinho Brasileiro: a arte de ser mais igual do que os outros -  Lívia Barbosa

O jeitinho faz parte do cotidiano dos brasileiros, a maioria das pessoas conhecem, praticam ou fazem uso dele. O significado jeitinho é uma maneira de se resolver alguma dificuldade ou ocasião difícil, ou até mesmo proibida; ou uma solução criativa, utilizando a esperteza, habilidade. Não importa se a solução descoberta seja definitiva ou não, ideal ou temporária, legal ou ilegal.  

No Brasil, o jeito caracteriza uma ocasião especifica, é parte da identidade social. Ou seja, utilizamos dele para definir a nossa atitude de lidar com situações determinadas.

Segundo Oliveira Torres, “o jeitinho é definido como criatividade, improvisação e esperteza do brasileiro”. O jeito se manifesta na adaptação a situações imprevistas ou complexas, através dele nos adaptamos à momentos inesperados. Ainda segundo Oliveira Torres, isso é fruto de nosso caráter físico e cultural, através das tradições.

Para Clóvis de Abreu ET ALLI o jeitinho é um recurso de poder. Um mecanismo para transformar indivíduos em pessoas e que não estaria em desuso, apesar do avanço da burocracia.

Um ponto importante é que o jeitinho é visto pelo lado positivo ou negativo, depende como ele ocorre, e a relação das pessoas envolvidas. Há dois lados e pode ser visto como um favor (lado positivo) ou como um modo de corrupção (lado negativo).

No jeitinho a mutualidade é fundamental, a troca de favores é algo que faz parte, são recorrentes frases como: “ajudo quem posso”, “uma mão lava a outra”, “me ajuda que fico te devendo uma”. E cria esse espaço de barganha, onde espera sempre a ajuda do outro.

Um aspecto que influência o jeitinho é pelo sexo das pessoas. Existem qualificações acerca das situações em que é melhor usar um ou outro sexo. Se a situação envolve força, é melhor homem. Se envolve delicadeza e tato, a mulher é mais convincente.

Outra característica também é a maneira de falar, de pedir, é fundamental para a sua concessão. É preciso algum atributo como ser humilde, simpático, charmoso, mostrar necessidade, saber pedir, mostrar bons argumentos. Pois quando feito de maneira grosseira, está barrando as chances de conseguir o jeitinho.

O jeito é uma questão muito profunda, que transcende o momento histórico e a sociedade, é uma questão de “caráter” do povo, um elemento pessoal. O povo brasileiro é aquele que tem um jeitinho para tudo e para todos.

Também tem consequências ruins que engana a nós mesmos. Esse costume de dar jeito em tudo, não dá um verdadeiro jeito que as obrigações precisam. Cria uma sociedade em que as pessoas, buscam a maneira mais rápida e nem sempre há melhor. Outra característica ruim é a não imposição de escolhas definitivas, ou seja, permitir burlar a lei, por causa da amizade, que há sempre outro modo de resolver coisas, etc.

Outro drama que lide com situação de confronto, e antipática locução “Você sabe com quem está falando? ”, que expressa autoritarismo, poder, desigualdade, separação, hierarquismo, utilizados por pessoas da alta sociedade. Contrário ao jeitinho que sempre utiliza a barganha, argumentação, simpatia, igualdade, podendo ser utilizado por qualquer um independente de sua classe social. É importante destacar, que conforme a situação o jeitinho (igualitário) pode se transformar em “Você sabe com quem está falando? ” (Hierárquico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com