TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto: ‘’Avaliação em educação de jovens e adultos’’

Por:   •  19/5/2019  •  Resenha  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do texto: ‘’Avaliação em educação de jovens e adultos’’

Introdução

A avaliação é vista pela sociedade, ultimamente, como forma de promover ou reter o aluno. Para essa visão ser mudada, teria que ser elaborado diversos debates e teorias e criado assim várias formas de avaliação, como por exemplo, já existe de processos de aprendizagem.

1-A avaliação e o Projeto Politico-Pedagógico da Escola

Ao elaborar uma avaliação temos que ter alguns determinantes e pensarmos em educando queremos formar? Que sociedade queremos construir? Quais valores defenderemos? E principalmente pensarmos avaliar quando, pra quê, por que e como? Após essa reflexão e obtenção da resposta saberemos como elaborar uma avaliação baseada no projeto político pedagógico da escola.

Portanto, os educadores devem ter clareza de que sociedade e de que ser humano querem formar, pois essas questões interferiram nas escolhas e critérios de elaboração da avaliação.

2- As práticas de avaliação

Em levantamentos de dados realizados em debates chegaram à conclusão de que a avaliação deve ser Processual, sistemática e contínua, porém o que mais se vê nas escolas são avaliações classificatórias e excludentes.

A avaliação no contexto da cultura escolar sofreu uma distorção. O aluno não vai para escola pensando em sua aprendizagem e sim em fazer uma prova e ser recompensado através do bom desempenho demonstrado nela. Mas não se importam se houve aprendizagem ou não.

Podemos observar, também, casos de que se o aluno for comportado será bem avaliado na prova, mas se o aluno for bagunceiro não terá uma boa nota.

Na EJA, muitas vezes o professor força o aluno a estudar para conseguir obter uma ao nota na prova, porém alguns alunos se sentem pressionados e com o medo e o nervoso não conseguem aprender nada.

Se o aluno for avaliado, tendo como base outro aluno, causa sentimento de inferioridade entre os que não conseguiram alcançar o “melhor aluno” e de superioridade e de se achar o melhor para aquele que conseguiu a “maior nota”. Na EJA, muitas vezes acontece de sair alunos por esse motivo.

3-A escolha da concepção de avaliação

Para avaliar, primeiramente devemos saber quais tipos de avaliação que existem e suas determinadas características, depois disso devemos avaliar o contexto em que você estará, para só então decidir qual irá utilizar, de que forma e assim elaborar a sua avaliação, seja ela em forma de prova ou então na realização de outra atividade.

4- O processo de avaliação em Educação de Jovens e Adultos

Na EJA , as séries são organizadas em ciclos e em resumo poderíamos dizer que essa divisão promove uma relação mais democrática e mais participativa na prática educativa, pois conseguem dessa forma enxergar que a promoção não é sinônimo de aprendizagem, que todos ali são capazes de aprender, mesmo que isso ocorra cada um em seu tempo e tirando da cabeça que por conta de sua idade não ira conseguir aprender e que mesmo que não haja retenção, o processo avaliativo existe processual e continuo e que o diálogo sempre será o elemento mediador entre o educador e o educando.

5-Avaliação dialógica na educação de jovens e adultos

Primeiramente, temos que superar a visão de que quantidade é sinônimo de qualidade.

Na educação libertadora o principal mediador entre educando e educador deve ser o diálogo.

As avaliações devem ser bem elaboradas para  superar a lógica da memorização e passar a ser uma real aprendizagem e para isso existem diversos tipo de avaliação, desde provas até exposição orais. Dessa forma o educador deve encontrar as dificuldades dos alunos e assim ajudá-los a superá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com