TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro o que é educação carlos brandão

Por:   •  3/3/2017  •  Resenha  •  3.672 Palavras (15 Páginas)  •  5.309 Visualizações

Página 1 de 15

OBJETIVO DO FICHAMENTO

O objetivo do fichamento do livro “O que é Educação” do autor Carlos Rodrigues Brandão é possibilitar um meio com o qual o discente venha a ter um melhor entendimento sobre o tema educação. Através das reflexões/contribuições sobre educação trazidas pelo autor.

EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

Inicialmente Brandão faz uma reflexão sobre o aprender com os índios e que não existe só uma maneira de aprender, que a educação esta presente por toda parte, não somente na escola, no cotidiano de cada um. Ela se manifesta de várias formas em casa, na igreja, na rua ninguém aprende sozinho. O conhecimento de cada pessoa depende do meio social em que ela convive. No entanto a educação existente para um determinado povo poderá não servir para outros.

“Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez não seja o melhor; o ensino escolar não é o único lugar onde ela acontece e talvez não seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante”. (Carlos Brandão, 1989, p.9).

“A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum,como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida. Ela pode existir imposta por um sistema centralizado de poder, que usa o saber e o controle sobre o saber como armas que reforçam a desigualdade entre os homens, na divisão dos bens, do trabalho, dos direitos e dos símbolos”.(Carlos Brandão, p.10).

Conceitos chaves:

Educação: Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. (WWW.significados.com.br).

Sociedade: Sociedade é uma associação de pessoas que compartilham valores culturais, um sistema jurídico, normas e regras de conduta que permitem aos indivíduos que a integra o sentimento de pertencer ao todo (WWW.todamatéria.com.br) .

Conhecimento: conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. (significados.com.br).

Todos nós vivenciamos situações que envolvem aprendizagem, não importa o meio em que estejamos inseridos podendo ser; igreja, rua, tribo enfim em qualquer âmbito estaremos sempre adquirindo conhecimento, ou seja, a educação não se faz somente na sala de aula, mas em todos os lugares, através das trocas de conhecimento como valores costumes tradições.

QUANDO A ESCOLA É A ALDEIA

No segundo capitulo o autor se refere ao saber das tribos indígenas, um saber comunitário sem técnicas pedagógicas escolares, repassados através de processos sociais de aprendizagem, processos estes que fluem, pelos atos de quem sabe faz, para quem não sabe e aprende. Esta aprendizagem ocorre através da troca de saberes entre as pessoas, se existe algum tipo de saber, existe também algum modo de ensinar. Sendo que em nenhuma sociedade as pessoas crescem a esmo e aprendem ao acaso.

“A educação existe onde não há escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado.”(Carlos Brandão,1989, p.13).

“A educação existe sob tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível, a não ser nos lugares onde pendura alguma placa na porta com o seu nome”. (Carlos Brandão,1989, p.16).

“O saber da comunidade, aquilo que todos conhecem de algum modo; o saber próprio dos homens e das mulheres, de crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos; o saber de guerreiros e esposas; o saber que faz o artesão, o sacerdote, o feiticeiro, o navegador e outros tantos especialistas, envolve portanto situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, onde ainda não surgiram técnicas pedagógicas escolares, acompanhadas de seus profissionais de aplicação exclusiva”.( Carlos Brandão,1989, p.20).

“A socialização realiza em sua esfera as necessidades e projetos da sociedade, e realiza, em cada um de seus membros, grande parte daquilo que eles precisam para serem reconhecidos como “seus” e para existirem dentro dela.” (Carlos Brandão,1989, p.22)”.

Conceitos chaves:

Cultura: significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família como também por fazer parte de um a sociedade da qual é membro. (WWW.significados.com.br)

Inculcação: propor, recomendar imprimir uma coisa no espírito de alguém: inculcar uma verdade apregoar notar revelar, dar a entender, p.23(WWW.dicio.com.br)

Ideologia: É um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. p.23(WWW.dicionariosensagente.com.br)

Endoculturação: É o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indíviduo e que se completa com a morte. Este processo de aprendizagem é permanente, desde a infância até a idade adulta deum indíviduo. P. 25(WWW.dicionariosensagente.com.br)

Conhecimento: É o ato ou efeito de conhecer, e ter ideia ou noção de alguma coisa é o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceito, teorias, princípios e procedimentos. p.25 (WWW.significados.com.br)

A educação esta presente em qualquer lugar, em nosso cotidiano, ela não acontece exclusivamente dentro de uma sala de aula. A educação é uma transferência de conhecimentos/saberes passados de geração para geração pelo simples ato de conviver, sendo a endoculturação parte dessa transferência.

ENTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com