TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo o Santo e a Porca

Por:   •  26/9/2022  •  Resenha  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 7

O santo e  a Porca

Abertura: Boa Noite! Bem vindos ao VIII - Sarau Artístico e Poético da escola Professor João Carlos de Oliveira, com o Tema: Lendo e a prendendo com Ziraldo e ariano Suassuna, somos a turma do 6° ano e a nossa apresentação é sobre o livro o “santo e porca”, desde já convido a vocês para viajarmos juntos nessa excelente obra do nosso inesquecível Ariano suassuna.

Narrador 01:  - Olá Vitor Hugo e Yasmin, vocês conhecem ou já ouviram falar sobre o livro o santo e a porca?

Narrador 02:  -Sim  Sabrina! E se quiser posso contar um pouco dessa história para você.

Narrador 03:  -Gente eu  também conheço esse livro, podemos juntos contar essa história para todo o publico.

Narrador 01:  ( O narrador faz uma pergunta para o público) – Vocês  querem conhecer a história  do santo e porca?  Nosso colega Vitor  Hugo vai falar um pouco desse enredo, e como se procede  essa comédia.

Narrador 02: Pelo que eu li e aprendi do livro, a história fala de um senhor avarento conhecido como Euricão. Euricão é devoto de santo Antonio e guarda as suas economias de toda a vida numa porca que a guarda com toda proteção do mundo, com isso  ele pensa que todos  querem tomar essa poça para si, e chegar a esquecer do seu bem mais valioso que é a sua filha margarida .

Narrador 03: Vamos mostrar uma cena, e contar como foi que tudo começou!

                                   Cena 01 –  A Carta

CAROBA: - Euriques! Euriques!  ( gritando)

EURICÃO: - Eu não te dei licença para mim chamar de Euriques! Meu nome é Eurico, ou me chame de Euricão.

CAROBA: - Euricão chegou uma carta de Eudoro Vicente, e eu acho que é pedindo dinheiro emprestado

PINHÃO: - A situação  para aqueles lados não estão muito boa não viu, a ultima comitiva que veio lá falou que o pasto ta secando tudo.

EURICÃO: -  Ah meu santo Antonio! Proteje-me dessa corja de ladrão, margarida minha filha vem cá, acho que estou passando é mal ( se enxugando com um pano).

MARGARIDA: - Que tanta gritaria é essa meu pai? O que se sucede pra tanta agonia

EURICÃO: - Leia essa carta pra seu pai, veja o que aquele ladrão quer desse pobre coitado, que não tem nem onde cair vivo, por que morto cai em qualquer canto.

PINHÃO: Eita! seu Eurico esse mês de setembro estou pressentindo que vai sair mais caro que o mês de agosto que parecia que tinha  sessenta e seis dias  MARGARIDA: silêncio ! Vamos acabar com essa agonia e vê logo o que tem escrito nessa carta!

                    Prezado senhor Eurico, eu vou privá-lo do seu bem mais precioso!

Breve passo ai para pegar, não vai ter muita prosa com o senhor, só deixe-a em um lugar visível para me poupar tempo e arrudeio!

               ( Nesse exato momento Eurico corre para agarrar a porca)

Narrador 01:  Eurico sem entender que a carta se tratava de sua filha,  e não da porca, sai de casa se escondendo  pela cidade com medo que Eudoro Vicente roube sua porca.

EURICÃO: Caroba minha criada, dê um fim nessa carta, queime pelas sete chagas de cristo! Santo Antonio me guarde e me proteja, me ilumine me esconda e me cubra da vista desses ladrões, e quando ele aparecer diga que eu não estou e não tenho data pra voltar. (Eurico sai de casa com a porca)

Narrador 02: Euricão e Eudoro pai de Dodó, não saia que margarida tinha um romance em secreto com Dodó, e que caroba acoitava os dois juntos fazia um tempo!

Narrador 03:  Quer dizer que margarida já namorava com Dodó escondidos?

Narrador 01: sim! E caroba nada besta sempre percebeu que a carta se tratava  de margarida e não da porca , ela aproveitou a situação para se casar-se com pinhão e juntar Margarida e Dodô de vez, os planos de caroba ainda ia  além disso.

                        Cena 02 – O Plano

CAROBA: Cadê pinhão que não aparece!

PINHÃO: ( correndo)  Vim assim que eu pude , pra que tu me chamou?

CAROBA: Como te falei a carta que Eudoro mandou é pra vir pegar  Margarida, e eu tenho que ajudar a ela com o Dodó , se eu conseguir juntar Dodó com Margarida, nós vamos puder ser feliz , Eurico falou que se ela casar a casinha da serra é pra nós dois mora lá, e eu tenho um plano que até Eudoro vai se dar bem!

PINHÃO: - e como se sucede esse plano?

CAROBA:- Quero que dê um jeito de levar a Margarida para praça perto da igreja e Benona  para igreja. Você acha que consegue?

PINHÃO: - Sei lá! Mais vou dá um jeito! ( coçando a cabeça)

Narrador 02: Caroba tenta junto com pinhão fazer o plano dela da certo, e ela mesmo vai procurar Dodó  e Eudoro  para comunicar que margarida e Benona está a sua  espera!

                               Cena 03 – O Plano em ação

CAROBA: - Bom dia seu Eudoro, eu venho do outro lado da serra pra te trazer uma notícia, há quero dizer uma não! Duas, uma pra o senhor e outra para seu filho!

     Dodó com medo que seu pai saiba do seu romance faz gesto para Caroba não falar nada

EUDORO: - Se não for pra falar de margarida se retire da minha residência.

DODÓ: Vem cá minha querida caroba ( cochichando)

                 Não era pra ter vindo na frente de papai, ele ta querendo de enxerir pra o lado de margarida se ele desconfiar  eu estou encrencado.

EUDORO: Que tanto cochichado é esse em?

CAROBA: Seu Eudoro se eu fosse o senhor não perdia tempo não viu, ia agora mesmo à igreja, mandaram um recado pra te Encontrar lá, essa história já esta muito  longa viu, se não quiser terminar sozinho e melhor o senhor ir se adiantando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com