TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retorno Presencial à Escola

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Entendendo o momento em que nos encontramos, diante de tantas barreiras impostas pelo cenário pandêmico da atualidade, falar em volta às aulas presenciais requer um cuidado maior e uma atenção especial para o que hoje se denomina “nvo normal” no convício social.

A escola tem sido o ambiente extensivo do lar de nossas crianças por muitas gerações. Boa parte da vida de nossos jovens é vivida dentro das unidades escolares, onde são construídos saberes, valores e laços sociais para toda a vida.

Dessa forma, a proposta da atividade remete à uma reflexão acerca das necessidades reais no retorno ás aulas presenciais, para que tudo seja feito de forma segura e eficiente. Assim, nossos alunos poderão retomar seu ritmo dentro da nova realidade, com compromisso de preservação da vida e da sanidade de todos.

1 DESENVOLVIMENTO

É importante iniciar salientando que o mínimo de 800 horas letivas não mais exclui a distribuição destas em, no mínimo, 200 dias letivos de aula anualmente. Assim, a realização das atividades, seja em qualquer modalidade, passa a ser planejada de maneira a atender o mínimo legal de forma segura e proveitosa para alunos e professores. A qualidade do ensino deve ser mantida, mas as medidas de biossegurança precisam ser respeitadas de forma comprometida e rigorosa, para manter a segurança de todos os envolvidos.

Uma forma segura de retornar às atividades presenciais é o chamado “ensino híbrido”. Essa modalidade mescla aulas presenciais e atividades não presenciais para contabilizar a carga-horária exigida em lei, de forma a contemplar que todos estejam em algum momento em sala de aula. Com a necessidade de reduzir o número de alunos por metro quadrado, na intenção de manter o distanciamento seguro, essa modalidade é uma solução bastante prática e que proporcionará um ensino-aprendizagem de maior abrangência.

Para que o ensino híbrido seja implantado com sucesso e eficiência, é necessário que sejam observadas as modalidades de atividades não presenciais estabelecidas no § 1° do artigo 5° da Deliberação 01/2021/CEE/PR, quais sejam: orientações, materiais impressos, estudos dirigidos, quizzes, plataformas virtuais, correio eletrônico, redes sociais, chats, fóruns, diário eletrônico, videoaulas, áudio chamadas, videochamadas e outras assemelhadas. Enquanto uma parte da turma assiste as aulas presenciais, a outra parte fica em casa, realizando atividades de forma remota.

Como a Deliberação determina que cada instituição faça seu planejamento do ensino híbrido, nossa proposta é que seja feita uma escala dos estudantes de forma equitativa, para que nenhum deixe de estar em contato com os dois meios de ensino.

Ainda é importante verificar que serão necessárias diversas adaptações na rotina da escola para cumprir os requisitos exigidos atualmente pela lei. Assim, haverá necessidade de disponibilizar álcool em gel a 70% para todos no ambiente, bem como o fornecimento de máscaras faciais para todos, com trocas regulares, conforme orientações sanitárias vigentes. Professores e demais serventuários precisarão de EPI´s que devem ser fornecidos pela instituição de ensino. As carteiras deverão ser posicionadas de forma mais distante, para manter o distanciamento seguro e necessário nesse momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com