TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEQUENCIA DIDÁTICA

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  2.623 Visualizações

Página 1 de 9

RSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ENSINOD E LÍNGUA PORTUGUESA II

APRIMORAMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTOS INFANTIS DE RUTH ROCHA

TURMA: 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Natal-RN

2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTOS INFANTIS- RUTH ROCHA

TURMA: 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANOS DE AULA

OBJETIVOS:

  • Despertar o gosto pela leitura através da arte de contar e ouvir histórias, pois desenvolve a imaginação, resgata a oralidade e incentiva a escrita;

  • Trabalhar o vocabulário e a oralidade, trabalhar meios de como reescrever um novo texto;

  • Através da reescrita, produzir e acrescentar novas expressões aos textos;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Fazer com que as crianças reconheçam os significados das palavras, classificação gramatical dos substantivos e a importância do uso do Dicionário como auxilio para atividades de reescrita.

CONTEÚDOS:

  • Livro de literatura infantil – Marcelo, marmelo, martelo; Terezinha e Gabriela e As coisas que a gente fala- Ruth Rocha.
  • Escrita: atividades de reescrita
  • Vocabulário: Significado das palavras.
  • Gramática: Substantivos (Próprio e Comum).

METODOLOGIA:

1ª etapa: Inicialmente, será apresentado o livro, a autora do livro e os conhecimentos prévios dos alunos referente as imagens contidas na capa do livro. Em seguida será feita uma leitura coletiva do livro- As coisas que a gente fala- Ruth Rocha, em que a professora irá iniciar a leitura, e será repassada por cada aluno. Logo após será realizada a interpretação do livro.

            Nesta atividade será trabalhado o gênero textual biografia da seguinte forma: a professora pergunta a turma se eles conhecem a palavra biografia, ou se sabem o que significa. Depois, a professora explicará o que significa. A professora irá ler uma biografia e a turma terá de adivinhar de quem se trata.

           Depois será trabalhado com a turma com o gênero textual biografia e sua estrutura, o que contém na biografia, a história de vida do autor (a) etc.        

     É escritora brasileira, especializada em livros infantis. Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", vendeu mais de 1 milhão de cópias. Nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Tem formação em sociologia e atuou na área de educação.

        Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com tradução para diversas línguas. Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro "Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional brasileiro, em 1989. Em 1990, lançou na sede das Organizações das Nações Unidas o livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos Para Crianças".

           Foi condecorada em 1998, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002.

  Depois será feita as seguintes perguntas:

  1. Quando e onde Ruth Rocha nasceu?
  2. Qual foi o primeiro livro que esta autora escreveu?
  3. Qual foi a sua obra mais famosa?
  4. Quem a influenciou a ser escritora?

A turma será separada em grupos e terão de decidir sobre qual artista, cantor, escritor, ou até mesmo alguém próximo irão fazer a biografia. Depois de decidido, cada grupo terá de escrever em uma folha em duas colunas o que eles já sabem o que gostariam de saber sobre a pessoa. Depois de compartilhada a atividade, a turma terá de produzir um texto, seguindo o seguinte roteiro: data de nascimento, local, nome completo, profissão, os principais fatos da vida da pessoa etc. Poderão consultar livros, ou entrevistar a pessoa, ou pesquisa na internet. Depois , cada grupo terá de compartilhar a sua biografia, fazendo uma leitura da mesma.

2ª etapa:

       Será feita uma leitura pela professora do livro: Terezinha e Gabriela- Ruth Rocha e logo após a sua interpretação pelos alunos. Será feita uma atividade em dupla de escrita em que os alunos terão de escrever no caderno as características de Terezinha e de Gabriela, tanto do início da leitura quanto do final, como elas terminaram o texto.

        Logo após será feita uma socialização destas características, e a professora escreverá na lousa o que as crianças forem dizendo. Depois, será solicitado que os alunos recontem a história de uma outra forma, modificando as características e atitudes de Terezinha e Gabriela, esse reconto será escrito em uma folha de ofício. Em seguida, os textos serão socializados pela professora.

       Depois a professora irá propor uma atividade individual de uma lista de objetos que se encontram no texto dentre outros que não estão no texto, os alunos terão que circular estes objetos, com a intervenção da professora.

3ª etapa:

         Será feita a leitura coletiva do Livro: Marcelo, marmelo, martelo - Ruth Rocha Será feita a sua interpretação coletivamente. Logo após será realizada uma atividade em dupla em que os alunos terão de sublinhar no trecho do livro as palavras que comecem com a mesma grafia, ou que esta grafia esteja no meio ou no fim da palavra. Ex: Marcelo, marmelo e martelo, são palavras que iniciam com a mesma grafia e som o MAR. Ao encontrar estas palavras, delas irão escrever novas palavras. Ex: Marcos, etc...

4ª etapa:

A aula poderá ser iniciada com uma roda de conversa sobre nomes de coisas do nosso dia a dia (objetos, lugares, animais, pessoas, plantas etc.), como por exemplo: você já deve ter percebido que cada elemento a nossa volta recebe um nome. Por que isso acontece? Em seguida, os alunos terão alguns minutos para visualizar os objetos da sala, os alunos ditam e a professora escreve o nome do objeto no quadro, depois faremos a leitura do seguinte trecho “O pai de Marcelo resolveu conversar com ele”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com