TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEQUENCIA DIDÁTICA JOGOS NUMÉRICOS

Por:   •  6/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

Sequência didática

JOGOS NUMÉRICOS

Público alvo: PRÉ B

Duração: 1ºSEMESTRE E 2ºSEMESTRE

Área formação humana: CONHECIMENTO MATEMÁTICO

JUSTIFICATIVA:

Com essa sequência pretende se desenvolver o interesse e o conhecimento das crianças, em função social dos números em diferentes contextos. Familiarizando se com as regras e regularidade do sistema de numeração, a contagem, a leitura de números e o registro de quantidade.

OBJETIVOS:

  • Identificar os números em diferentes situações do cotidiano;
  • Reconhecer a função social dos números;
  • Utilizar diferentes estratégias para juntar, tirar e repartir quantidades;
  • Comparar as grandezas de comprimento, capacidade e peso;
  • Realizar registro de medida em situações significativas.

DESENVOLVIMENTO:

1º ETAPA: Faremos com as crianças uma roda de conversa, onde serão apresentados os números de 1 à 10, após pediremos que as crianças façam a contagem junto com as professoras.

2ºETAPA: Dividiremos a turma em quatro grupos: Azul, vermelho, amarelo e verde. Combinaremos com as crianças que quando dermos o sinal, cada grupo deverá juntar suas peças e coloca-las na caixa correspondente a cada grupo, verde no verde, amarelo no amarelo, vermelho no vermelho e azul no azul. Após as professoras darão o segundo sinal, as crianças deverão parar. Após faremos a contagem das peças. Vence o grupo que conseguir guardar mais números de peças. Depois questionaremos as crianças sobre a quantidade de objeto. “Quem guardou mais e quem guardou menos?” .

3ºETAPA: Trabalhar com jogos (BOLICHE), as situações problemas de multiplicação e divisão. Exemplo: Dividir em 2 ou 3 grupos para jogar, serão numerados os pinos ou garrafas e depois de derrubar os pinos multiplicaremos a quantidade de pinos derrubados pelo número colocado no pino. Em seguida pediremos que as crianças registre da maneira que souberem quantos pinos derrubaram.

4ºETAPA: Em roda de conversa apresentaremos as crianças os números de 10 à 20, em seguida junto com as professoras a contagem de 1 à 20.

5ºETAPA: Dominó dos números: As professoras deverão dividir a turma em dois grupos. Utilizando as regras do dominó comum, onde a criança deverá juntar o número com as bolinhas.

6ºETAPA: Contando as tampinhas. Materiais: 100 tampinhas, 4 dados e 23 pratinhos. As professoras irão separar a turma em quatro grupos, onde serão distribuídos materiais para cada grupo, cada participante joga o dado e quem sair com o número maior começa a jogar. O dado é jogado novamente e o número que sair deverá ser o mesmo valor a ser pego em tampinhas, o jogo acaba quando terminarem as tampinhas do pratinho central. Ganha a criança que tiver mais tampinhas em seu pratinho. Após as crianças registrarão da maneira que souberem.

7ºETAPA: Em roda de conversa apresentaremos as crianças os números de 20 à 30, após com as professoras faremos a contagem de 1 à 30.

8ºETAPA: Montaremos junto com as crianças a escada numérica do 1 ao 100, pediremos aos pais colaboração de caixinhas de palitos de fósforos. Materiais: Cola, tinta guache e canetinhas.

Pediremos que as crianças pintem as caixinhas com guache branco, após as professoras deverão deverão fazer os números ditados propiciando que a criança compreenda o valor absoluto e relativo dos números.

9ºETAPA: Inicialmente as professoras farão as devidas orientações sobre a atividade. Depois distribuirão tocas descartáveis as crianças e em seguida todos se dirigirão ao pátio para fazer a higienização das mãos. Todos retornarão à sala, então as professoras explicarão os conceitos entre peso e medidas fazendo a demonstração com os produtos que serão utilizados na atividade. As crianças serão orientadas de como fazer bolo, as professoras apresentarão a receita ao grupo, especificando os produtos, bem como o peso e as medidas a serem utilizadas. As crianças irão participar da preparação do bolo auxiliando a professora, depois indicará algumas crianças para realizar as outras receita e assim fará o monitoramento e a orientação para os procedimentos. As crianças auxiliarão os demais colegas na atividade, adicionando os ingredientes solicitados e os demais observarão como se dá o processo de preparação da massa. Ao final dessa etapa e conforme orientações descritas na receita, a massa será colocada em formas e levada ao forno, onde os alunos farão o processo de observação. Enquanto ocorre esse processo, o professor solicitará aos alunos que preparem as outras receitas. Após assados todos os bolos os alunos saborearão do produto por eles mesmos elaborado em um delicioso lanche. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (394.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com