TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

        

FERNANDA BETONI PAVANELLO TAKAHASHI

LARISSA BATISTA PAZ CORDEIRO

MARCIA CRISTINA NAGY

MARIA ODETE TOLOMEOTTI VEQUE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

[pic 3]

Londrina

2016

FERNANDA BETONI PAVANELLO TAKAHASHI

LARISSA BATISTA PAZ CORDEIRO

MARCIA CRISTINA NAGY

MARIA ODETE TOLOMEOTTI VEQUE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ensino de História e Geografia, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Matemática, Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade e Seminário Interdisciplinar.

Londrina

2016

INTRODUÇÃO 

O presente trabalho tem como objetivos apresentar a análise realizada de uma imagem relacionando-a ao tema “ensinar e aprender”, bem como expor a sequência didática elaborada.

Aprender e ensinar a algum tempo eram concepções distintas entre quem detinha todo o conhecimento, o professor, e o outro, o aluno, que aguardava passivamente para receber os conteúdos. Hoje, o cenário não mais é visto dessa forma, atualmente os papeis se mesclam e alternam: hora o professor aprende hora ensina e o mesmo ocorre com os seus alunos. O processo de ensino-aprendizagem está muito mais dinâmico e onde todos participam.

1 – Ensinar e aprender

A escola é o lugar privilegiado de relações e de construção de novos sentidos e significados que se dão a partir das diferentes histórias e de vivências pessoais de professores e de alunos, compondo uma rede interativa e complexa, que se somam ao próprio conhecimento formal.

Por um longo tempo, a educação pautava-se colocando o professor como o único que detinha o conhecimento e o aluno como uma folha em branco, que deveria ser preenchida com informações transmitidas pelos docentes. Segundo Gadotti (2003, p. 8), “[...] para nós educadores não basta saber como se constrói o conhecimento. Nós precisamos dominar outros saberes da nossa difícil tarefa de ensinar. Precisamos saber o que é e, sobretudo, como aprender”.

Para que a educação seja significativa e transformadora para o ser humano e para a sociedade é preciso que o professor haja como mediador e em contínuo processo de formação, sendo um compromisso permanente.

Para perceber situações, hábitos, culturas é necessário renovar o olhar e desprender-se dos antigos conceitos. Portanto, o docente assume um compromisso com um processo que está constante transformação e ressignificação, e tenta responder àquilo que a atualidade estabelece.

Desse modo, apenas a vivência profissional do professor não é mais suficiente. O docente está envolvido em constante processo de ensino e de aprendizagem, necessitando conhecer seus alunos, desenvolver diferentes técnicas didáticas, adquirir novos conhecimentos. O professor precisa reconsiderar seus métodos, ensinar e estimular seus alunos a serem construtores do seu próprio conhecimento, fato que não ocorre na imagem analisada.

A criança com uma boa auto-estima é capaz de reconhecer seus limites, seus direitos e deveres e integrar com facilidade diversos grupos sociais.

Assim, ensinar e aprender, hoje, torna-se um processo flexível, no espaço e tempo, pessoal e de grupo, conteúdos flexíveis e métodos mais amplos de pesquisa e de comunicação. Dentro dessa nova visão, encontramos a preocupação em conciliar a extensão da informação e a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão.

2 – Sequência didática

A seguir, apresentamos a sequência didática elaborada para o 5º ano dos anos iniciais, que tem como tema geral o “combate ao mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir três doenças por meio de sua picada: dengue, Zika e Chikungunya”.

Aulas 1 e 2 - 1º dia

TEMA: reprodução dos animais (Ciências)

OBJETIVOS:

- diferenciar a fecundação interna da fecundação externa em animais;

- conhecer alguns criadouros do mosquito Aedes aegypti.

RECURSOS: texto do livro didático de Ciências

MOTIVAÇÃO: vídeos com animações relativas aos criadouros do mosquito

TEMPO ESTIMADO PARA A AULA: duas aulas de 50 minutos

DESENVOLVIMENTO:

Para estudar como nascem os animais será proposta leitura de um texto do livro didático de Ciências utilizado pelos alunos. Nesse texto, são abordadas as diferentes formas de nascer (ovíparos ou vivíparos) e o cuidado com os filhotes. Iremos propor alguns exercícios aos alunos relativas a esse texto.

 Como o tema escolhido para a intervenção foi o combate ao mosquito Aedes aegypti, focaremos no modo como a água parada pode colaborar para o aumento desse mosquito e, consequentemente, o risco à saúde da população. Os alunos deverão confeccionar folders contendo informações sobre os criadouros desse mosquito, bem como sintomas de pessoas infectadas com dengue, zika ou chikungunya e entregar a sua família e vizinhos.

AVALIAÇÃO: Será observada a participação dos alunos e a produção dos folders.

Aulas 3 e 4 - 2º dia

TEMA: Evolução da escrita alfabética (Língua Portuguesa)

OBJETIVO:

- Elaborar cartazes.

RECURSOS: panfletos relativos o mosquito transmissor da dengue, cartolinas, pinceis atômicos, lápis de cor.

MOTIVAÇÃO: Pesquisa sobre o tema com a família e vizinhos.

TEMPO ESTIMADO PARA A AULA: duas aulas de 50 minutos

DESENVOLVIMENTO:

Distribuiremos panfletos aos alunos sobre o mosquito que transmite a dengue e iremos ler com eles. Realizaremos uma discussão sobre o assunto, fazendo perguntas relativas ao vocabulário específico e também sobre os usos e funções desse gênero textual (folheto temático informativo) e do suporte (panfleto).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com