TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMEC organização pedagógica

Por:   •  2/11/2015  •  Ensaio  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Estadual Santo Antônio

Professores: Pedro Pontes, Adrielle Fabiola, Frank Moreira, Claudineia, Franciente e Nonato.

Orientador de estudo: Teutônia

Turmas: 1° 01, 2º02 e 3º02

Data: 19/06/2015

 

O presente trabalho pretende discutir e registrar as considerações dos estudantes acerca das áreas do currículo e da prática pedagógica desenvolvida na escola. A metodologia da investigação foi planejada de modo que participassem do estudo alunos de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, no turno matutino da Escola Estadual Santo Antônio. Participam do estudo três turmas, cada uma representando uma fase do ensino médio, totalizando aproximadamente cem alunos. Nas turmas os alunos foram divididos em grupos, onde discutiram e registraram as suas respectivas opiniões em relação aos questionamentos do estudo. Abaixo segue a sistematização dos resultados obtidos na investigação com as três turmas.

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR EM FACE DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO

1 – Como percebem a organização pedagógica da escola e do ensino e da aprendizagem?

Ao observamos o posicionamento dos alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio em relação a esse questionamento, identificamos que alguns grupos de alunos consideram a escola organizada pedagogicamente, outros, no entanto não. Mas no caso especifico dos que não consideram a escola organizada pedagogicamente é possível perceber que a concepção desse tipo de organização extrapola o seu próprio sentido. Os Alunos que consideram a escola desorganizada pedagogicamente creditam o problema, a certos problemas de relacionamento com alguns professores e funcionários, e também a restrições impostas aos alunos e por fim a falta de liberdade.

2 – Quais obstáculos identificam e que sugestões apresentam para a melhoria da organização pedagógica da escola?

Obstáculos: Deficiências na estrutura física da escola, falta de criatividade nas aulas, falta de rigor com alunos indisciplinados, trabalhos de aula em excesso, falta de liberdade dos alunos e o grande número de projetos.

Foram indicados como sugestão pelos alunos: uma maior colaboração por parte dos professores e alunos na organização pedagógica, maior criatividade nas aulas, realização de dinâmicas, maior consciência por parte dos alunos, maior rigor da escola, redução no número de trabalhos, maior liberdade aos alunos e diminuição no número de projetos.  

DESENVOLVIMENTO DAS ÁREAS CURRICULARES

1 – Qual a relação entre os conhecimentos escolares, o contexto de vivencia e as necessidades dos estudantes?

Há muitas relações. A Matemática, a Língua Portuguesa e a Física estão muito presentes no nosso cotidiano. O que aprendemos na escola aplicamos no nosso dia a dia. É essencial para o aprendizado dos alunos conhecerem a escola. O espaço onde estudam é de grande importância. A aprendizagem não é importante só nos dias de hoje, mas também no futuro. Na escola aprendemos várias coisas, e esse conhecimento é levado para a vida cotidiana, pois elas ajudam muito a compreender os conhecimentos em geral. As relações entre os conhecimentos escolares e do cotidiano estão efetivamente ligados às nossas necessidades, pois são de extrema relevância para a sociedade. Os conhecimentos escolares são bastante úteis e empregados diretamente no cotidiano. Eles são bons porque necessitamos de conhecimentos para nos dar bem na vida e no trabalho. O que aprendemos na escola será levado para o resto da vida.

2 – Qual a relevância que os estudantes atribuem às áreas de Humanidades, Linguagem, Ciências da Natureza e Matemática?

Durante o debate entre os grupos de cada série, notou-se ,talvez o que já era de se esperar; no 1º ano 01 matutino, os alunos, pouco souberam responder e discutir sobre as questões apresentadas a eles, porém, acerca desta questão tanto estes alunos do 1º ano, do 2º ano e do 3º ano, foi unânime o consenso de que essas quatro áreas de conhecimento são de suma importância para qualquer estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com