TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE ARTIGO SEGUNDO PARO

Por:   •  2/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo PARO, os professores dão pouca atenção às reais funções da escola, pois ele afirma que o papel da escola tem a ver com uma concepção educativa da instituição escolar e não apenas no provimento de informações aos seus alunos de modo a prepará-los para o mercado de trabalho ou próximo nível escolar. Segundo a entrevista, os professores quase sempre pensam que o papel da escola é preparar o aluno para ler e escrever, para a vida, para o trabalho, para entrar na universidade, revelando o senso comum sobre o papel da escola.

A qualidade da educação oferecida deve referir se na formação da personalidade do aluno de forma integral e não apenas em adquirir conhecimentos, portanto a formação da escola é a formação do cidadão em dimensões individual e social, e os professores entrevistados apresentam uma crítica com relação à tradicional estrutura didática pedagógica, declarando-se favoráveis à organização do ensino em ciclos e a adoção de uma interdisciplinaridade nos programas escolares.

Em relação a qualidade de ensino, PARO afirma que os professores se mostram conscientes das consequências do ensino de má qualidade, e seria de suma importância trabalhar conteúdos para a formação da cidadania, que inclua o autoconhecimento relacionando a educação com uma maior preparação para o viver bem, e muitos acreditam que escola boa é aquela que usa métodos tradicionais, que é a que dá conta de ensinar. A qualidade de ensino está relacionada com as expectativas dos alunos para o futuro, segundo Paro, os professores no geral apresentam uma postura crítica a estrutura didática pedagógica, e afirmam outro aspecto importante, que a escola envolva os pais no conteúdo pedagógico por serem cidadãos passíveis de se beneficiar com a ação da escola.

O afeto e o respeito do professor com o aluno contribui no processo de aprendizagem e geram bom desempenho escolar dos alunos e dessa forma, os alunos envolvem a família a participar da sua vida escolar e com isso, os pais sentem satisfação em matricular seus filhos em uma escola que se preocupa com a realidade e o contexto social de seus alunos. Para PARO, muitos professores acreditam que estão fazendo o seu papel bem feito.

Pais e alunos gostam do tratamento afetivo que os professores dão a eles em algumas escolas, já em outras os alunos não sentem prazer em frequentar a escola e só vão porque são obrigados, pois alguns alunos não acreditam em um futuro melhor porque seus pais são desfavorecidos e eles não tem nenhuma perspectiva de melhorar de vida.

Segundo PARO, a excelente formação dos profissionais da educação é fundamental para o exercício da cidadania e democracia, portanto a educação de qualidade depende desses profissionais em uma instituição escolar. Ele afirma que além de uma estrutura didática uma escola eficiente deve se preocupar com a estrutura administrativa e à participação da comunidade.

Os pais acreditam que a escola é importante para a vida dos filhos, pois eles participam e tem essa consciência e acreditam que a escola vai mudar e resolver a vida dos filhos. Eles acreditam na função salvadora da escola, pedem para que os filhos fiquem quietos prestando atenção na professora, e que só assim eles terão uma vida diferente das que eles tem.

Os professores acreditam que os alunos de hoje não tem a mesma pretensão que as gerações anteriores tinham, com o ensino tradicional, com relação ao que a escola pode oferecer, e também acham que o envolvimento dos pais é de grande importância com a ação da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com