TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA – ORIGEM E EVOLUÇÃO

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA – ORIGEM E EVOLUÇÃO

  1.  Após leitura do texto, explique, com suas palavras, as principais características das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. Dê exemplo de cada uma delas.

R: CIÊNCIAS HUMANAS: São as disciplinas que têm como objeto de pesquisa os aspectos do homem como indivíduo vivendo em sociedade.

EX: SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LINGUÌSTICA, ECONOMIA, DIREITO e outras como as ARTES e TEOLOGIA.

CIÊNCIAS NATURAIS: Têm como alvo o estudo dos fenômenos físicos e não humanos relacionados com a natureza.

EX: BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA, GEOGRAFIA FÍSICA, ASTRONOMIA, ZOOLOGIA e GEOLOGIA.

  1. A Sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Argumente sobre as duas revoluções mais importantes desse contexto.

R:  As duas revoluções mais importante desse contexto são: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e a REVOLUÇÃO FRANCESA.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Teve como palco a Inglaterra, no final do século XVIII e se prolongou por todo o século XIX. Com as inovações e a utilização do vapor para manufaturar a produção e a nova utilização de novas formas de maquinaria acionadas por essa nova fonte de energia, transferindo as forças de trabalho do campo para as regiões urbanas, onde isso proporcionou um crescimento vertiginoso das cidades. Assim  ocasionou uma nova ordem social, onde o trabalho artesanal  fora substituído por trabalho mecânico de forma padronizada, aumentando assim a produtividade e surgindo tensões sociais  e conflitos entre patrões e empregados (burgueses e proletários), pois os mesmos eram explorados pelos patrões para garantir uma maior margem de lucro e consolidando o capitalismo.

REVOLUÇÃO FRANCESA: Proporcionou uma radical transformação no pensamento político da época, direcionado aos desejos contidos como liberdade e igualdade universais. Com a Revolução Francesa, os ideais liberais burgueses passaram a ser exercitados, com destaque para o direito jurídico, direito à propriedade e o direito econômico. Como também, foi implementada a idéia de separação do poder do Estado em três poderes: o PODER EXECUTIVO, o PODER LEGISLATIVO e o PODER JUDICIÁRIO. Assim forneceu ao mundo o vocabulário de política liberal e radical – democrática. Dentre este contexto surgiu as CIÊNCIAS SOCIAIS, colocando como objeto de estudo a própria sociedade.

  1.   Por que Auguste Comte é considerado o pai do Positivismo?

R: Ele é considerado o pai do Positivismo porque foi quem utilizou pela primeira vez a palavra sociologia. Também com seus estudos disse que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com os mesmos critérios das ciências exatas e biológicas. Comte foi considerado um pensador evolucionista e eurocêntrico, pelo exame de sua teoria evolucionista chamada de Lei dos Três Estados e de defesa das idéias de superioridade dos povos “civilizados”  ou sociedades industriais desenvolvidas.

  1.  Explique, com suas palavras, a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

R: A Lei dos Três Estados desenvolvido por Auguste Comte, o espírito humano passa sucessivamente por três estados que caracterizam um período da história humana:

  1. O ESTADO TEOLÓGICO, que procura explicar os fatos a partir dos fenômenos da natureza, por meio da vontade de Deus;
  2. O ESTADO METAFÍSICO, período intermediário e provisório, em que o desenvolvimento dos fatos e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer no misticismo ou nos espíritos.
  3. O ESTADO RACIONAL OU POSITIVO, explicações ingênuas psicológicas busca respostas embasadas na racionalidade e na ciência, conhecido como positivismo, em que a única realidade existente é a realidade física.

  1. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim. Por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo?

R: Na concepção de Émile Durkheim mostra que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências, são exteriores e coercitivos aos homens, onde tem característica própria como sua maneira de agir, pensar e de sentir que distinguem. Durkheim acredita que a sociedade precede o indivíduo, porque quando o indivíduo nasce, este é quem deverá se adequar aos padrões definidos socialmente e não ao contrário.

  1. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

R: OBRA: AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO mostram que os padrões sociais, que ele chama de fatos sociais, se impõem aos indivíduos, como algo já existente.

OBRA: DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL analisa as mudanças sociais decorrentes da Revolução Industrial, em que o trabalho artesanal nos moldes feudais é substituído pelo trabalho dividido por funções que redundaram em um novo tipo de solidariedade.

OBRA: O SUICÍDIO o autor exemplifica o poder de coerção que os fatos sociais podem exercer sobre o indivíduo, por vezes levando o indivíduo a cometer ato extremo de atentado contra sua própria vida.

  1. Qual é a definição de Sociologia para Max Weber? E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social?

R: Para Weber, a sociologia é uma ciência que estuda os indivíduos agindo socialmente por meio das ações sociais, que são condutas humanas dotadas de sentido, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; acentua a importância de ser a ação social uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente. A pessoa que pratica uma ação social é um ator social e uma ação social somente ocorre quando o ator social orienta um ato para outra pessoa ou outras pessoas, de alguma forma influenciando a outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com