TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MIRIAM ALVES RODRIGUES

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Londrina

2015


ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MIRIAM ALVES RODRIGUES

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

SOCIOLOGIA – 60h

Aluna: MIRIAM ALVES RODRIGUES

Turma: 08/2015

Prof: Jacqueline


UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Questões obrigatórias para o dossiê

1. APÓS LEITURA DO TEXTO, EXPLIQUE, COM SUAS PALAVRAS, AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DAS CIÊNCIAS NATURAIS. DÊ EXEMPLOS DE CADA UMA DELAS.

        Ciências humanas; são disciplinas que estudam o comportamento do homem em meio a sociedade, ou seja, tem como alvo o de estudo as atitudes do mesmo como individuo vivendo em grupos. Exemplos; sociologia, antropologia, história, geografia, linguística, economia, direito, entre outras.

 

        Ciências Naturais, trata-se de estudos que tem como intuito estudar os fenômenos da natureza, ou seja, onde não tem intervenção da vontade do ser humano. Alguns exemplos desses estudos são as matérias de biologia, química, física, geografia física, astronomia, zoologia e geologia.

2. A SOCIOLOGIA SURGIU EM UM CONTEXTO DE PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E POLÍTICAS DA SOCIEDADE MODERNA, PROVOCADAS PRINCIPALMENTE PELA OCORRÊNCIA DAS CHAMADAS REVOLUÇÕES BURGUESAS. ARGUMENTE SOBRE AS DUAS REVOLUÇÕES MAIS IMPORTANTES DESSE CONTEXTO.

        Revolução industrial acontecida na Inglaterra no século XVIII á XIX. Essa revolução veio acompanhada de muitas inovação, por exemplo utilização de novas formas maquinas. Assim transferindo a mão de obra para as regiões urbanas, pois as maquinas estavam suprindo todo o serviço, oque resultou em um crescimento acelerados das cidades, mudando completamente as características populacionais em um mundo, que até então se mostrava como agrário.

        Já a Revolução francesa foi marcada com a grande mudança no pensamento político da época de maneira imediata na história. Como a separação do poder do estado em três: poder executivo, poder legislativo e o poder judiciário.

3. POR QUE AUGUSTE COMTE É CONSIDERADO O PAI DO POSITIVISMO?

        Comte é considerado pai do Positivismo pela criação de sua teoria dos três estados, o pensador considerado também evolucionista e eurocêntrico acredita que o espírito humano passa sucessivamente por três estados, que caracterizam o período da história humana.

4. EXPLIQUE, COM SUAS PALAVRAS, A LEI DOS TRÊS ESTADOS, DESENVOLVIDA POR AUGUSTE COMTE. 

        Segundo Auguste Comte, o espirito passa por três estados que definem o período da história humana, eles são; Estado Teológico, (fé) onde Deus está presente em tudo, e todas as coisas só acontecem com a vontade dele, a Metafísica, onde o humano fica em meio termo, não acreditam nem em Deus e nem nas explicações cientificas, e por ultimo o Estado Cientifico ou Positivo onde as respostas são buscadas na ciência.

5. DEFINA O QUE SÃO FATOS SOCIAIS, NA CONCEPÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM.  POR QUE ESTE AUTOR ENTENDE QUE A SOCIEDADE PRECEDE O INDIVÍDUO?

        Na concepção de Durkheim, fatos sociais é a maneira de agir de pensar e de se mostrar ao individuo.

        Durkheim entende que a sociedade existe antes do individuo, pelo fato de que já quando nascemos passamos a depender de outras pessoas para sobrevivermos e assim vamos sendo educados  para se adaptar aos padrões da sociedade e viver em uma organização social, pois segundo ele o ser humano não e capaz de viver sozinho no mundo sem depender de outras pessoas.

6. CITE AS TRÊS PRINCIPAIS OBRAS DE ÉMILE DURKHEIM. QUAL O TEMA PRINCIPAL TRATADO EM CADA UMA DELAS?

        O Suicídio explica o poder de pressão da divisão do trabalho social, levando o indivíduo por vez,  cometer o atentado contra sua própria vida.  

                     As regras do método sociológico, onde o autor tende a estabelecer sociologia como uma nova ciência social.

                        E Divisão do Trabalho Social, onde é analisada as mudanças sociais consequentes da Revolução Industrial, em que os trabalhos artesanal nos moldes feudais é substituído pelo trabalho dividido por funções em um novo tipo de solidariedade.

7. QUAL É A DEFINIÇÃO DE SOCIOLOGIA PARA MAX WEBER? E QUAL SEU ENTENDIMENTO EM RELAÇÃO À AÇÃO E À RELAÇÃO SOCIAL?

        Max Weber, diferente de Durkheim, acreditava que a sociedade poderia se entendida não com os estudos voltados á ela, mais sim voltadas a cada individuo que nela vivia, pois para ele o que ocorre na sociedade e a soma das ações de cada um. Logo para Weber a sociologia é uma ciência que estuda os indivíduos agindo socialmente através das ações sociais.

        Para o autor, relação social trata-se do relacionamento entre pessoas ou no interior de um grupo social, e ação refere-se a relação do correr atrás e realizar as possibilidades e tarefas.

8. CITE AS TRÊS PRINCIPAIS OBRAS DE MAX WEBER. QUAL O TEMA PRINCIPAL TRATADO EM CADA UMA DELAS?

  1. Em primeiro temos a Ética protestante e o espírito do capitalismo, do ano de 1905, que debate a historia expondo cada tema. Foi um livro elaborado com a finalidade de contradizer às interpretações materialistas do marxismo em em fama, o livro propõe uma compreensão do capitalismo.
  2. Depois temos Política como vacação de 1919, que se  trata da história de um jovem.
  3. E Ciências e política, do ano de 2002, fala sobre cada temas demostrando como cada uma age no dia a dia.

9. EXPLIQUE, COM SUAS PALAVRAS, OS CONCEITOS DE MATERIALISMO HISTÓRICO E MATERIALISMO DIALÉTICO, FUNDAMENTAIS NOS ESTUDOS DE KARL MARX A RESPEITO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.

        

                Para Marx, o Materialismo Histórico é uma abordagem baseada na certeza de que a economia é um fator básico no processo de transformação da sociedade, pois para ele a economia esta presente em todas as dimensões da sociedade; e já no Materialismo Dialético, é onde ocorrem as contradições da teoria de Hegel, para a luta das classes entre dominantes e dominadas, pois para Marx a história da humanidade é a história de classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com