TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

SOCIOLOGIA – 60h

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

1. Após leitura do texto, explique, com suas palavras, as principais características das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. Dê exemplos de cada uma delas.

Resposta: A Ciência Humana pode se definir que é o estudo dos indivíduos em sociedade, estudar os comportamentos da cada um dos elementos dentro de um contexto social. Um bom exemplo de é o estudo da disposição geográfica de uma população, como certo grupo de pessoas conseguem sobreviver em um lugar onde outros grupos jamais sobreviveriam.

Enquanto a Ciência Natural estuda os fenômenos naturais, assim como o nome diz o natural, que não envolve o “Individuo“. Exemplo porque em uma região do mundo ocorrem terremotos e outras não. (Geografia)

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Argumente sobre as duas revoluções mais importantes desse contexto.

Resposta: A Revolução Industrial, foi marcada por grandes mudanças na sociedade, na forma em que se vivia já não era mais possível, pois o campo não proporcionava o sustento das famílias, obrigando – as se mudar para os grandes centros urbanos, a trabalhar nas fabricas em troca de um salario. Assim foram surgindo a divisão de classes os Burgueses (donos das fabricas) e o Proletariado (donos da força). Além das transformações na área de trabalho, também ocorreram as transformações sociais, pois o individuo teve que se adaptar as novas condições de moradia, de trabalho e de sociedade. Surgindo assim os primeiros problemas sociais como, por exemplo: O roubo, a prostituição, violência, suicídios dentre outros. Pois o individuo não dava conta de assimilar tanta mudança em um espaço de tempo tão curto. Pode se afirmar que a Revolução Industrial foi a revolução voltada para a Área econômica.

Em contrapartida a Revolução Francesa, veio abordando a ordem social, ou seja, as necessidades contidas da população. E com seu lema de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. A sociedade melhor dizendo as partes menos favorecidas na época se juntaram e derrubaram o modelo de sistema absolutista dando origem ao modelo de republica democrata, que foi moldando a sociedade e dividindo em três poderes, (O poder Executivo, Legislativo e o Judiciário), cada um tendo um papel fundamental, zelando pela ordem. Assim teve-se a necessidade de estudar a sociedade em si, dando origem as Ciências Sociais. Representados pelos seus idealizadores, considerados os Clássicos sociais.

3. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Resposta: Augusto Comte é considerado “Pai” do positivismo, pois acredita que o conhecimento está baseado no estudo cientifico das coisas. Baseando-se em fatos que se pode comprovar em algo concreto. Os estudos científicos da sociedade, dando suporte ao homem para alcançar um caminho para o encontro da organização social e politica.

Referencia: www.atenas.edu.br/facudade/arquivos/nucleoiniciaçãociencias/revist2007

4. Explique, com suas palavras, a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Resposta: Comte acredita que o ser humano se divide em três estado ou estagio.

O primeiro e o estagio Teológico, onde se acredita que tudo foi criador por um ser divino “Deus”;

Segundo estagio é o Metafisico, período provisório onde não se tinha o conhecimento cientifico porem não se acredita em um Deus todo poderoso como criador de tudo (um meio termo). E por fim o ultimo estagio a Racionalidade ou Positivismo, em que a explicação ingênua foi substituída pelas respostas baseadas na racionalidade, ou seja, na ciência, através de pesquisas.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim.  Por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo?

Resposta: Fato social é o objeto de estudo da sociedade, tem características próprias, que distinguem dos que são estudados por outras ciências, são exteriores e coercivos aos homens. Portanto para Durkheim, a sociologia é o estudo dos “Fatos Sociais”.

A sociedade precede ao Individuo, pois o homem é um animal selvagem, ele só passa a ser humano quando apresentado a uma sociedade enfim quando é socializado. Adequando-se nos costumes impostas por ela.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

Resposta: As principais obras de Emile Durkheim são:

A divisão do Trabalho social (1893); esta obra tem por fundamento principal o entendimento das funções sociais do trabalhador e a sua forma de atuação na sociedade.

As regras do método sociológico (1895); nesta obra o autor enfatiza a questão do fato social e a regras que o sociólogo tem que levar em consideração para analisar um fato social.

O suicídio (1897); apresentam as três formas clássicas de se cometer um suicídio sendo elas o Egoísta, Altruísta e o Anômico, mostrando o que motiva um ser humano a cometer um suicídio dentre essas categorias.

7. Qual é a definição de Sociologia para Max Weber? E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social?

Resposta: Para Weber a sociedade pode ser analisada através de estudo do individuo, que vive nela, pois entendia que o que ocorre dentro de uma sociedade são as ações proporcionadas pelos indivíduos. Desenvolve a teoria da sociedade Compreensiva, ou seja, só se conseguira entender a sociedade se compreender as ações de individuo. Para ele o sociólogo tinha que estar preparado para reconhecer e compreender as influencia das formas culturais sobre a estrutura da sociedade. Logo a sociologia e o estudo dos indivíduos agindo no meio social através das ações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (92.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com