TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUA IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA PARA A COMUNIDADE DE TERRA PRETA

Por:   •  26/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO E EGRESSOS

COORDENAÇÃO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

LEVANTAMENTO DA CULTURA DA MANDIOCA (Manihot esculenta) E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA PARA A COMUNIDADE DE TERRA PRETA

GABRIELA DE CASTRO BATISTA OLIVEIRA

PORTO GRANDE – AP

2019

GABRIELA DE CASTRO BATISTA OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

LEVANTAMENTO DA CULTURA DA MANDIOCA (Manihot esculenta) E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA PARA A COMUNIDADE DE TERRA PRETA

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado a coordenação do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, como instrumento avaliativo para obtenção do título de Técnico em Agronegócio, sob orientação do Professor Bruno Lacerda Denucci.

PORTO GRANDE - AP

2019

GABRIELA DE CASTRO BATISTA OLIVEIRA

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado a coordenação do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, como instrumento avaliativo para obtenção do título de Técnico em Agronegócio, sob orientação do Professor Bruno Lacerda Denucci.

Avaliação Qualitativa: _______________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Avaliação Quantitativa: __________ (_________)

AVALIADO POR:

___________________________

Professor (a)

PORTO GRANDE - AP

2019


  1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCUS EM QUE A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA

NOME: Secretaria de Agricultura

ENDEREÇO: Rua Duque de Caxias, bairro Centro CNPJ: 23.066.814/0001-24                                TELEFONE: (96) 98410-2271

ÁREA NA EMPRESA ONDE FOI REALIZADO O ESTÁGIO:

DATA DE INÍCIO:

DATA DE TÉRMINO:

NOME DO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO: Fábio Ferreira dos Anjos Lima


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO:        5

2 IDENTIFICAÇÃO DO LOCUS EM QUE A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA        6

3 DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

3.1 PRIMEIRA ETAPA        7

3.2 SEGUNDA ETAPA        9

4 APRENDIZADOS ADQUIRIDOS        10

5 DIFICULDADES ENFRENTADAS        10

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. 1 INTRODUÇÃO

O Brasil ocupa a quarta posição na produção mundial de mandioca (Manihot esculenta). A mandioca é cultivada em todas as regiões do Brasil, assumindo destacada importância na alimentação humana e animal, além de ser utilizada como matéria-prima em inúmeros produtos industriais. Exerce também papel importante na geração de emprego e renda para muitos produtores. (MATOS; CARDOSO, 2003).

Em termos regionais, o Norte lidera a produção nos últimos cinco anos, com estimativa de 6.858 mil toneladas em 2018. Dentre os estados, a maior produção se encontra no Pará, com estimativa de 3.818 mil toneladas em 2018, sendo consequentemente a área mais cultivada da região Norte (LSPA, 2018).

No Estado do Amapá, a produtividade média é de 9,5 t/raízes/há, bem abaixo tanto da média nacional, como da média da região Norte. Os municípios de maior relevância no Estado do Amapá são Macapá com 23.505 toneladas, Laranjal do Jari 4.910 toneladas, Mazagão 10.860 toneladas e Oiapoque com 6.530 toneladas. Em todo o Estado a quantidade produzida foi de 47.500 toneladas (EMBRAPA, 2003).

No município de Ferreira Gomes, se destacam economicamente no setor primário a agricultura e a pecuária. No setor agrícola destaca-se a plantação de mandioca, milho e banana. No município, a agricultura se destaca, principalmente a agricultura familiar, sendo fonte de renda para muitas famílias do município e comunidades vizinhas. O município de Ferreira Gomes apresenta 504.664,00 hectares, sendo 8.527,09 destinados à agricultura familiar (INCRA, 2013).

Deste modo, é de suma importância um diagnóstico da produção de mandioca (Manihot esculenta) para a comunidade Terra Preta no município de Ferreira Gomes, com o objetivo de revelar a importância da cultura na economia e para a sociedade como forma de alimento e geração de renda para a comunidade, e seus pequenos agricultores.

  1. 2 MATERIAIS E MÉTODOS

O presente relatório foi realizado no município de Ferreira Gomes, Estado do Amapá, distante 136 quilômetros da Capital Macapá. Realizado em duas etapas sendo a primeira na feira do agricultor localizada na sede no município na rua Tiradentes, s/n, centro, e a segunda etapa na comunidade do Terra Preta.

A Comunidade da Terra Preta está localizada a aproximadamente 15km (quinze quilômetros) da sede municipal, vivem na Comunidade da Terra Preta aproximadamente 70 (setenta) famílias, em lotes com cerca de 30ha (trinta hectares), tem como principal produto a farinha de mandioca e o milho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (961.4 Kb)   docx (850.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com