TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seja Protagonista da sua História

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Seja Protagonista da sua História

Introdução

Nos dias de hoje o uso das novas tecnologias é imprescindível, visto que, a cada dia o mundo está mais globalizado, permitindo aos alunos informações rápidas e ferramentas que visam tornar a execução de várias atividades mais ágil. Nessa reflexão abordamos a importância de colocar o aluno como protagonista e não como mero espectador da história, oferecendo o Livro Digital como mais um meio de comunicação e produção do conhecimento. A soma dessa tecnologia ao projeto, resulta em uma oportunidade de aprendizado na qual o Livro Digital estimula nas crianças e jovens o interesse pela leitura e escrita na era digital.

O Livro Digital é mais uma interface para incentivar a leitura e o aprendizado devido a diversas facilidades tecnológicas. Uma das facilidades que o livro digital oferece é que ele pode ser visualizado em aparelhos eletrônicos, ser acessado em qualquer lugar com acesso à internet e até realizar impressão. Tudo isso sem perder o padrão de um livro convencional, ou seja, capa, sumário, páginas e figuras que contêm em um livro impresso diferenciando-se apenas por ser eletrônico.

Justificativa

Este projeto tem como finalidade fomentar o hábito de leitura, escrita e uso do Livro Digital entre crianças a partir de oito anos de idade, sugerindo novas ações metodológicas que incentivem tais hábitos, já que esta atividade é pouco utilizada pelos estudantes do ensino fundamental I e II, pois o mundo globalizado exige competências entre a sociedade, o homem e as novas tecnologias da informação.

É nesse contexto que apresento este projeto como possibilidade para construção e exercício da cidadania, bem como estimular em cada aluno a formação de um bom leitor auxiliando no desenvolvimento do senso crítico. Partindo do pressuposto de que o hábito pela leitura e sua produção depende apenas da compreensão e capacidade de organização de ideias.

Objetivo:

Este projeto tem como objetivo estimular em crianças a partir de 8 anos de idade, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos leitura e escrita por meio do Livro Digital, o qual proporcionará habilidades e competências no desenvolvimento de textos sobre memórias onde vivem, assim como também, o domínio da Língua Portuguesa na elaboração de documentos e na pronúncia das palavras, desenvolvendo a oralidade, a construção do pensamento crítico, a criatividade, a ampliação do vocabulário, elevação da auto estima.

Plano de aula – Ditadura Nunca Mais!

Turmas a serem trabalhadas:

❏ 2º ano do ensino fundamental I em diante

Tempo Estimado por aula:

❏ 45 minutos

Material Necessário para a aula:

❏ Sala de Informática com acesso a internet

❏ Data Show

❏ Notebook

❏ Centro de Incentivo à Leitura para consulta do acervo ou de textos de gêneros variados.

Desenvolvimento:

1) Etapa: Formarei um círculo com a turma, onde serão distribuídas várias figuras que remetem à realidade (moradia) do aluno. Será sugerido aos alunos que escolham uma imagem e comentem sobre ela; como essa imagem está relacionada a sua vivência (ambiente); falando sobre os fatos importantes que aconteceram ou que estão acontecendo, promovendo uma discussão sobre a imagem e a vida real. Baseado nesse bate papo irei propor que cada estudante produza um texto com o seguinte enunciado: “É hora de mudar ou de esperar acontecer?”

2) Etapa: Depois da produção dos textos farei um mapeamento das obras sobre os fatos relatados para distinguir a que tipo de gênero textual cada um se refere, bem como que tipo de linguagem foi empregada ao escrever o texto. Outro ponto para que o mapeamento servirá é saber como foi escolhido o título do Livro Digital. Para isso, será proposto uma tempestade de ideias sobre o título do livro, assim como a música “Pra não dizer que não falei das Flores” do compositor e cantor Geraldo Vandré. Logo após, farei as seguintes questões:

-Como é sua vivência no ambiente domiciliar e comunitário? Justifique.

- Quais são suas perspectivas de vida futura? Justifique.

Letra da música: Pra não dizer que não falei das Flores

Caminhando e cantando e seguindo a canção

Somos todos iguais braços dados ou não

Nas escolas, nas ruas, campos, construções

Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Pelos campos há fome em grandes plantações

Pelas ruas marchando indecisos cordões

Ainda fazem da flor seu mais forte refrão

E acreditam nas flores vencendo o canhão

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com