TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequência Didática

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Sequencia didática

Deficiência visual

“como vou saber da terra se eu nunca me sujar...” (Pedro Bandeira)

Publico alvo: Educação infantil serie maternal, idade 3 a 4 anos.

Duração: 5 aulas podendo ser aumentada de acordo com o desempenho e interesse dos alunos.

Objetivos; desenvolver nos alunos o respeito às diferenças e a diversidade, trabalhando a conscientização e valorização do cuidado com quem mais necessita de cuidados especiais, buscando uma nova visão do mundo do outro através de experiências e vivências semelhantes.

Materiais necessários: livros em braile, alfabeto em braile, vendas, tinta, areia.

Desenvolvimento: partiremos as nossas descobertas apresentando para asa crianças a poesia de Pedro Bandeira e em seguida escolhendo o Trecho que iremos trabalhar, “como vou saber da terra se eu nunca me sujar?”.

1 Passeio coletivo

A sala será dividida em dois grupos um dos vendados e o outro sem venda, cada criança sem venda vai ser os olhos de outro coleguinha vendado, essas crianças devem levar esses coleguinhas para um passeio pela escola. Onde serão orientados pela professora a cuidar para que nada aconteça com esse amiguinho. Depois os alunos trocarão de lugar.

 Ao final dessa atividade os alunos serão capazes de reconhecer o trabalho em equipe, o respeito ao próximo, a paciência, ter mais confiança no outro e identificar as dificuldades que os deficientes visuais encontram no dia a dia.

2 Conhecendo o alfabeto em braile.

Será feita uma roda no pátio onde cada criança poderá sentir com é o alfabeto em braile, depois serão vendados e deverão tentar reconhecer algumas letras.

3 Escrevendo o trecho da poesia

As crianças serão desafiadas a escrever em braile um cartaz gigante com o trecho da poesia para ser exposta no pátio da escola para que todos da escola possam também tocar e conhecer um pouco desse processo para os deficientes visuais.

O aluno deficiente será o foco nessa atividade já que ele conhece melhor as letras e o alfabeto em braile, em todas as atividades ele ira ser o ajudante do professor auxiliando os colegas na construção de seus conhecimentos e experiências.

A partir dessas primeiras experiências, vamos viver a poesia, os alunos construirão uma horta suspensa destacando a experiência de mexer com a terra, saber a importância que ela tem para as nossas vidas, mostrando que é a terra que cultiva os alimentos que comemos.

 Os alunos serão vendados e começarão a plantar só através do tato, buscando reconhecer e trabalhar cada sentido para chegar a um resultado adequado, depois será tirada as vendas para verem como se saíram, e fazer os possíveis ajustes que necessitam.

4 Brincado e sentindo

As crianças serão colocadas com vendas em espaço amplo para que elas sejam capazes de identificar cada textura que será apresentada para eles em caixas de sapato,  (areia seca, molhada, barro molhado, farinha, pedras, tinta, meleca...)  e deverão brincar com essas texturas.

5 descrevendo as experiências

No final dessas atividades as crianças descreverão em um texto coletivo o que cada um achou dessas experiências, se é difícil ou fácil se locomover, brincar reconhecer objetos e texturas, quais as principais dificuldades e facilidades que encontraram, e o que cada um deles serão capazes de fazer com essas vivências, entendendo o que seu coleguinha passa a cada dia, buscando o respeito mutuo pelas diferenças que cada pessoa com dificuldades especiais passam, promovendo a conscientização e o respeito pelo próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com