TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado Estácio Base Nacional Comum Curricular

Por:   •  18/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso: Pedagogia

Aluna: Daniella Rodrigues Trindade Rangel

Disciplina: CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA

Observar, pesquisar e construir o conhecimento

O trabalho proposto foi de reflexão sob a nova proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta está que visa maior abrangência do processo de aprendizagem.

A BNCC tem por objetivo que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento de forma igualitária, tendo como prerrogativa sua realidade, o que tende a tornar o sistema de educação mais inclusivo.

Quando a BNCC propõe que os conhecimentos já construídos pelo aluno sejam valorizados, ela exclui por assim dizer pré-conceitos, que anteriormente ditavam dentro das salas de aulas, dando portando uma certa autonomia e liberdade para que os alunos expressem seus conhecimento, permitindo então uma troca de vivencias que pode então construir uma sociedade justa, democrática e inclusiva como é proposto.  

Refletindo sobre as competências gerais da educação básica proposta pela BNCC, observamos que o foco da educação deixa de ser o docente como outrora, e agora tanto o docente como o discente tem participação no processo de ensino e aprendizagem. A partir de então o conhecimento tanto de um quanto do outro são valorizados e utilizado no processo de construção do saber.

Pode-se observar a valorização das diversidades dos saberes e culturas, valoriza as discussões sobre temas relevantes como base em fontes confiáveis, valoriza a troca de saberes e experiencias, o que proporciona ao estudante a condição de se tornar um sujeito ativo na sociedade, ciente de sua relevância.

Analisando as tarefas de casa do 4º ano,proposta pelo Colégio Batista Mineiro em Ouro Branco, pude observar que a pratica das competências gerais da educação básica propostas pela BNCC estão ativas no processo de ensino. São tarefas que despertam a curiosidade do aluno, que o leva a pesquisar e fazer experimentos práticos para a construção de seu conhecimento. Há também muitas tarefas que que se utilizam de conhecimentos já construídos, há muitas atividades com temas diversos que levam o aluno a reflexões profundas, formulando conhecimentos a partir de suas experiencias e de outras fontes também, tornando o aprendizado mais rico e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com