TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre estagio supervisionado no ensino fundamental I

Por:   •  14/2/2017  •  Artigo  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 12

   [pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII

ORIENTADORAS: Jany Rodrigues Prado

Maria de Fátima P. Carvalho

FELIPE RODRIGUES DOS SANTOS CASTRO

Diário de Campo: Descrição das Vivências do Estágio

Guanambi

FEVEREIRO/2017

APRESENTAÇÃO

O estágio foi realizado em uma escola municipal na cidade de Guanambi-BA, situada na rua Floriano Peixoto, s/n, no bairro Vomitamel, cujo nome é Grupo escolar João Paulo  II, que trabalha com as etapas de ensino de educação infantil e ensino fundamental.

Segundo o censo/2014 a escola conta com uma infraestrutura especificada da seguinte maneira; agua potável proveniente da rede publica de abastecimento, assim como rede de esgoto adequada, coleta de lixo regular e acesso a internet, sendo dois computadores disponíveis para a direção e coordenação da escola, e mais cinco maquinas para uso dos estudantes, além destes há outros equipamentos disponíveis para auxiliar o professor e os alunos, como Tv, equipamento básico de som, copiadoras dentre outros.

        O estágio durou cerca de 20 dias, com 10 dias de observação e 10 dias de regência, através dos quais permitiu observar vários aspectos desse ambiente escolar, muitas destas observações serão abordadas ao longo deste relato, a fim de que se possa estabelecer a possibilidade de uma reflexão sobre a atual condição da unidade de ensino. Será relatados momentos que contribuíram significativamente para a minha formação acadêmica, vivencias que permitiu-me compreender as especificidades da profissão, e também es principais angustias tanto do professor quantos dos alunos. Evidentemente não houve tempo hábil para que se possa chegar a uma conclusão concreta sobre o processo de ensino-aprendizagem, até mesmo porque este não é um processo imutável e sim flexível, que pode ir se reinventando ao longo dos tempos.

Registros da Observação

Data de observação; 11/08/2016.

Temática observada; Educação Física.

Local; Pátio e ruas do bairro.

Sujeitos Observados; Alunos.

Professor (a); Denise.

Relato; No primeiro dia de estágio nos deparamos com uma programação especial, organizada pela escola, em comemoração ao dia dos pais, que seria no domingo próximo.

A escola organizou um passeio ciclístico para seus alunos, que por sinal contou com a presença de grande maioria. A escola já estava na terceira edição deste evento, juntamente com o meu companheiro de estagio, nos juntamos a eles a bordo de uma bicicleta e ajudamos a organizar o passeio.

Neste dia percebi a importância de haver na escola atividades fora da sala de aula, para que os alunos possam interagir de maneira harmoniosa, permitindo que aproveitem essa fase da vida.

        

Data de observação; 12/08/2016.

Temática observada; Artes.

Local; Praça.

Sujeitos Observados; Alunos.

Professor (a); Denise.

Relato; Neste segundo dia de observação a escola estava empenhada em participar dos comemorativos do aniversario da cidade, para tanto a direção convocou seus alunos para participarem de uma programação realizada em uma praça da cidade.

Não compareceram muitos alunos, mas os que foram participaram ativamente da programação.

Data de observação; 17/08/2016.

Temática observada; Língua portuguesa e história.

Local; sala de aula.

Sujeitos Observados; Alunos.

Professor (a); Margareth.

Relato; Neste terceiro dia de observação, após o feriado os alunos voltaram à sala de aula, com parecendo 34 alunos no total. Percebi que a professora de língua portuguesa seguia um padrão de ler poesias, poemas ou fabulas no inicio de suas aulas, para levar os estudantes a refletirem sobre vários temas, o tema desta vez foi a honestidade. A proatividade da turma foi notória sendo bem participativos. Após isso a professora leu o poema “A casa dos pronomes” de Monteiro Lobato, para iniciar o conteúdo da disciplina, e em seguida realizou a correção de uma atividade realizada em aulas anteriores.

Ainda neste dia foi exibido um vídeo da TV escola acerca do reino do café, no qual relatava temas da disciplina de historia, como a imigração para o brasil e a abolição da escravatura.

Data de observação; 19/08/2016.

Temática observada; Matemática, História e Educ. física.

Local; Sala de Aula e pátio.

Sujeitos Observados; Alunos.

Professor (a); Margareth e Denise.

Relato; Este foi o quarto dia de observação, no qual a professora Margareth retomou uma atividade de matemática anteriormente passada para turma e em seguida corrigiu uma atividade de outra disciplina, história. Após o intervalo a aula foi de educação física e no pátio da escola.

        Percebi que muitos dos alunos tinha dificuldade em matemática, isso em consequência de vários fatores, um deles é o grande numero de alunos e, uma única sala de aula sob responsabilidade de uma única professora, além disso havia na sala de aula um aluno como necessidades especiais o que dificultava ainda mais um acompanhamento de qualidade por parte da professora.

Data de observação; 19/08/2016

Temática Observada; Ciências.

Local; sala de aula.

Sujeitos Observados; Alunos.

Professor (a); Denise.

Relato; Neste quinto dia de observação, a professora realizou um teste de conhecimento referente à disciplina de ciências. E após o intervalo, ainda sobre a mesma disciplina, realizou leitura compartilhada de textos existentes no livro escolar, iniciando assim um debate com a turma sobre a conservação do meio ambiente, e mais uma vez os alunos foram bem participativos.

Data de observação; 22/08/2016

Temática Observada; Língua Portuguesa.

Local; sala de aula.

Sujeitos Observados; Alunos.

Professor (a); Margareth.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com