TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia da Educacao

Por:   •  10/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A sociologia da educação tem como objeto de estudo a produção cultural e a reprodução social, que elege as instituições família e escola como meios e responsáveis pelas competências culturais, e o sistema de ensino vigente como uma forma de segregação na produção da cultura.

O objetivo de pesquisa para Durkheim são os fatos sociais, que segundo ele diferem dos outros fatos de sociedade.

A estrutura social do mundo globalizado é um sistema hierarquizado de poder e privilégio, determinado por renda, status e escolarização dos indivíduos. A sociedade impõe aos profissionais da educação e as instituições escolares a perpetuação de sua cultura de dominação.

No ambiente familiar, o indivíduo é produto de sua herança cultural reproduzida através de gerações, onde adquire o gosto pela cultura e conhecimento. Dependem do nível cultural de seus pais e avós, local em que reside e renda familiar.

Ser professor implica uma responsabilidade perante o outro, que deseja esta inserido no grupo do qual faz parte, de forma participativa, dinâmica, consciente de seu papel de agente de transformação é preciso instrumentalizar os para a vida, pela reflexão pelo questionamento na busca da verdade dos indivíduos, da justiça, do real conhecimento da sociedade na qual vive. Isto é o professor não conseguira fazer se ele próprio não tiver consciência e não assumir o compromisso político coma transformação da sociedade.

Essa exigência em relação á formação dos professores se dá justamente em função da mudança de paradigma pela qual a sociedade está passando. Isto sim muda a sociedade, muda a escola, e não cabe mais á escola, portanto, é importante a indagação. O papel de reprodução social, agora é outra: resgatar os valores humanos, formar o cidadão na visão critica e criativa. Portanto, é importante a indagação.

CONCLUSÃO:

Entendi que a Contribuição da Sociologia para a formação dos professores não se restringe a uma prática profissional, mas sim a uma atitude de vida.

Ao identificar a forma como as sociedades são organizadas em torno do poder político, econômico e social, professores e alunos precisam assumir um compromisso com a qualidade do ensino e com a qualidade de vida das pessoas.

Por acreditar na educação como instrumento de transformação social, é que se reafirma o papel significativo da sociologia na formação do pedagogo, capaz de entender o mundo que o rodeia e transmitir aos seus alunos a importância do homem preparado para enfrentar com sucesso o presente e o futuro social.

REFERÊNCIAS:

COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1997.

ENCARTE especial: Nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI 9.394/96.

MATTAR, M.O. Organização e contexto social: para entender sociologia. Curitiba: Gráfica Ativa, 1998.

MORAN, José M. Mudar a forma de ensinar e aprender. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com