TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 2 E 3 DO LIVRO “OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS”

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ-UEPA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO-CCSE

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO BRASILEIRO

LOHANNA DIAS BARROSO

SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 2 E 3 DO LIVRO “OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS”.

BELÉM/PA

2017

LOHANNA DIAS BARROSO

SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 2 E 3 DO LIVRO “OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS”.

              Trabalho acadêmico apresentado ao curso de licenciatura Plena em       Pedagogia, à Universidade do Estado do Pará-UEPA,  como critério de avaliação para obtenção de nota da disciplina Educação Infantil no Contexto Brasileiro.

Docente: Izabel Cristina Borges Oliveira

BELÉM/PA

2017

SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 2 E 3 DO LIVRO “OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS”.

Os capítulos analisados falam sobre o brincar e jogar, respectivamente. Esse capítulo desconstrói a vaga noção que muitos indivíduos tem sobre o ato de brincar e jogar. Essa desconstrução é feita por meio da exposição da sua importância para o sujeito, ou seja, todos os benefícios que provam que brincar e jogar não são apenas ações de diversão. No qual, é usado diversos pontos de vista, como, por exemplo, a teoria do desenvolvimento de Jean Piaget.

No Capítulo dois, fala-se do brincar. O ato brincar é muito importante para a criança e não deve ser vista meramente como distração ou passatempo, essa atividade é uma atividade que participa da estrutura do sujeito. Brincando a criança elabora a teoria sobre o mundo, elabora experiências, sentimentos, relações, etc. Ou seja, brincando ela vai se desenvolvendo e vai aprendendo.

Também fala que a criança age no mundo e interage com outras crianças e adultos, explorando ela pensa, sente, cria, constrói e reconstrói. Alcança objetivos, portanto se desenvolve biopsicossocialmente, por ser um ser ativo constrói as relações.

E, levando em consideração o biopsicossocial, é preciso considerar o meio socioeconômico, histórico, político e cultural em que esse indivíduo nasce e vive, ou seja o contexto que se vive. A criança locus.

O contexto em que se vive são fatores de diferenças entre os sujeitos mas há também outros aspectos que diferenciam individualmente, que são  as características de cada sujeito.

Retrata-se também, alguns pontos de vistas em relação ao brincar, como, por exemplo, o filosófico, no qual é uma questão de fantasias e sonhos, e o fenômeno sociológico, onde, brincar é uma forma de inserir a criança na sociedade, onde essa criança será mergulhada na cultura do seu grupo social e irá se apropriar dessa cultura, inserindo-se nela. Essa cultura seriam os valores, as normas, as histórias, os saberes e entre outros

É muito importante apresentar a criança para brincadeiras de outras culturas, outros tempos históricos, possibilitando experiência, visão crítica, solidariedade e inserção social. Pois, brincando a criança constrói sua personalidade e identidade, o brincar é determinante para o desenvolvimento integral do ser humano. Desenvolvimento esse que são físico, mental e emocional.

Brincando, os  indivíduos elaboraram suas angústias, seus medos,  seus conflitos internos, encontra pessoas para essas angústias. Ou seja, é o ser e o sentir.  No qual, ela vai passando por cima dos obstáculos e vai se desenvolvendo.

Além disso, é preciso considerar o espaço, o tempo, o brinquedo. No qual, o espaço é onde as crianças irão desenvolver suas brincadeiras e o estímulo ao ato de brincar (espaço físico e espaço psicológico), e sinaliza que os espaços sejam variados, e a seleção dos objetos devem ser adequados a sua faixa etária. Já o tempo, deve ser diversificado durante o dia a dia, e novamente, um responsável deve atuar como mediador. O brinquedo, é o suporte para a brincadeira, e o texto ressalta algo muito comum no cotidiano, que é a criança brincar com objetos comuns e utensílios domésticos, mesmo com diversos brinquedos industrializados. Ou seja, com isso ela desenvolve sua criatividade e imaginação.

E os três últimos tópicos desse capítulo falam sobre as brincadeiras, a brinquedoteca e o brincar no espaço pedagógico. Várias funções acontecem durante a brincadeira, como, as funções afetivas, cognitivas e psicomotoras. E texto fala como a criança vai, gradativamente, de um isolamento e exploração do ambiente a uma aproximação (com conflitos ou não) com os outros, cooperação. E a brinquedoteca é um  espaço especial, que foi organizado para possibilitar a brincadeira, já que brincar é um ato psicológico e físico, é necessário um ambiente lúdico, e que estimule a ludicidade. E, por último, o brincar no espaço pedagógico e psicopedagógico, no qual, destacou-se uma realidade, que é o modo que os professores utilizam o lúdico nas escolas, sem objetivo, de forma aleatória, sem mediação. Desrespeitando totalmente o desenvolvimento cognitivo das crianças e os estímulos psicomotores.

No capitulo três discute-se o jogar e o jogo, iniciando com o significado de jogo no dicionário ( uma atividade física ou mental fundada num sistema de regras que definem perda ou ganho e passatempo ), e mostrando ao longo do texto que é uma atividade física ou mental, que mobilizam ações motrizes, pensamentos e sentimentos para alcançar um objetivo, normalmente há competição, cooperação e etc. Além disso, fala do leque de finalidades do jogo, como, por exemplo, atividade pedagógica, passatempo ou ate mesmo atividade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com