TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Filme Uma Lição de Vida

Por:   •  12/7/2019  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMANET

POLO UAB: RIO PARNAÍBA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LARA LOUISE MORAES DE AZEVEDO ROCHA

ANÁLISE DO FILME “UMA LIÇÃO DE VIDA”

Alto Parnaíba - MA

2019

O filme Uma lição de Vida, baseado em fatos reais, conta a história de Kimani Maruge, um homem que nasceu no Quênia e decide ir à escola aos 84 anos, mas acaba enfrentando muito preconceito e ódio da população local. A professora que dá aula para turmas de crianças de seis anos aonde é uma novidade do ensino gratuito, na pequena cidade que fica distante da capital, decide ajudar o homem e acaba sofrendo juntamente com o preconceito.

O senhor Maruge foi privado de estudar durante sua infância por fazer parte de uma tribo que era contra o poder dos ingleses, e quando ouve a oportunidade de escola grátis para todos, ele se alegrou que pudesse enfim aprender a ler e escrever como tão sonhada vontade de infância. Além disso, ele foi torturado, preso, teve sua família assassinada pelos ingleses. Só que ele não foi bem aceito pelos moradores, pais dos alunos, por sua idade avançada e o seu passado, mais ele não desisti e com muita dificuldade e luta tenta ficar na escola para ser enfim alfabetizado como tanta almeja.

Esse filme mostra a força desse homem de 84 anos que quer aprender a ler e escrever, onde não teve oportunidade quando criança mais que nunca deixou essa vontade de lado, mostra que mesmo com todas as barreiras e dificuldades, não desistiu do seu sonho que é tão importante a alfabetização e letramento independência da idade. E ao mesmo tempo uma lição para os alunos acomodados que tem a oportunidade de estudar e não valoriza e o quão é importante é valorizar os professores.

As dificuldades encontradas no que diz respeito à aprendizagem são mínimas, diante da riqueza que ela pode nos trazer, não a riqueza financeira, mais sim a riqueza de espírito, a educação é um dos pilares para construir um país desenvolvido. Portanto não somos nada se não podemos ler para assim poder entender que é muito importante.

Referencias

CINEMA COM RAPADURA, Uma Lição de Vida (2010): A luta pelo conhecimento,Guilherme Augusto, 15 agosto de 2014. Disponível em: https://cinemacomrapadura.com.br/criticas/361549/uma-licao-de-vida-2010-a-luta-pelo-conhecimento/ acesso em: 11 jul. 2019.

BARRIE BATTY, Filme online uma lição de vida, publicado em 05 de janeiro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yY8HvL6bUOw acesso em : 09 jul 2019.

FERNADES, SEBASTIANA SOUSA REIS, Fundamentos e métodos de Ensino da língua portuguesa/ Sebastiana Sousa Reis Fernandes. Unidade 2 capacidades lingüísticas: alfabetização e letramento. – São Luís: UemanNet, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com