TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

T2 estacio de sa estagio ensino fundamental

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 15

                                                                                                                   

                                  UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ 

            Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência  Anos Iniciais Ensino Fundamental

SUSANNE GONÇALVES FERREIRA CORRÊA

201001491785

CONTAGEM,2015

                                     

                         

                        UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

             Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de  Educação Infantil          

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais Ensino Fundamental

PROFESSORA    MARIA CRISTINA DE LIMA

                               

Curso: Pedagogia

                          CONTAGEM,2015

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1.2 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DO TRABALHO DO PROFESSOR

CAPITULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS

CAPITULO III - CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

       1

INTRODUÇÃO

Relatório referente ao Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, realizado na escola CENTRO EDUCACIONAL INCONFIDENTES em ONTAGEM-MG

.O mesmo ocorre, desde JANEIRO de 2015, na Instituição CEI (CENTRO EDUCACIONAL INCONFIDENTES) onde realizo a maioria dos estágios, visto que a Escola agrega toda a educação básica, da educação infantil ao médio.

Tem objetivo de relatar experiência pessoal, estando nesta escola como acadêmica do curso de Pedagogia – Estagiária. Os assuntos aqui abordados relacionam-se ao reconhecimento da estrutura e funcionamento de uma escola de educação infantil, observando e analisando aspectos no que se refere às práticas docentes, como Plano de Aula, Metodologia, Avaliação e etc. Tendo como tarefa também, analisar a implementação do Plano Político Pedagógico Nacional de Educação Infantil na rotina da escola confrontando teoria e prática, auxiliar nas atividades propostas em sala de aula, além de buscar a oportunidade de planejar e oferecer uma atividade específica para a turma  (Projeto Pedagógico).

Este relatório está dividido da seguinte forma: Características da Escola e da Turma; Desenvolvimento e Análise das Atividades Observadas e Realizadas – Com citação de Autores – Considerações Finais; Referências e Anexos, tópicos distribuídos em 03 capítulos. Desenvolvido conforme modelo da Universidade Estácio de Sá,enviado pela professora-tutora através de correio eletrônico no inicio do semestre, para cada aluno matriculado na disciplina, metodologia utilizada na realização deste relatório: Registro das falas e ações dos alunos, professora e funcionários, percepção pessoal prevalecendo o lado estudante, autoreseducadores, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), aulas tele transmitidas e conteúdo online, essas duas últimas ferramentas fazem parte do conteúdo da modalidade de Educação á Distância (EaD) da UNESA.

Minhas expectativas foram enormes e mais variados sentimentos antes de iniciar o estágio,pois fica a ansiedade de colocar a teoria na prática.

.

:

      2

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA  E   DA  TURMA OBSERVADA

O CEI – Instituição Escolar privada, localizada na Av. PAPA PAULO V, no bairro INCONFIDENTES, EM  CONTAGEM- MINAS GERAIS.

O CEI fora inaugurado em JANEIRO de 2000, a fundação se deu numa simples casa no bairro INCONFIDENTES que, ao longo dos anos, transformou-se em escola.

HOJE o CEI completou seus 15 anos .O mesmo recebe alunos e responsáveis, assim como sua grade de funcionários, de todas as religiões, sem distinção,

O CEI . é familiar, sendo composta por sua esposa e Psicopedagoga, Profª GRAZIELLE SEABRA; sua irmã e Coordenadora Pedagógica e Orientadora, Profª GILMARA; Na área Financeira seu esposo Paulo e como Secretária  Escolar e Administrativa suas amigas Cassia e Viviane. A formação de cada um deles ocorre respectivamente da seguinte forma:

  • Direção – graduação em Contabilidade e Pedagogia Empresarial e pós graduação em Ciências Políticas.
  • Direção Adjunta – graduação em Pedagogia e pós graduação em Psicopedagogia.
  • Coordenação e Orientação Pedagógica – graduação em Pedagogia e extensões nas áreas ministradas.
  • Na equipe docente,sendo um total de 36 professores há uma boa mescla entre professores antigos e novos, o que oferece um encontro excelente do moderno com o tradicional perdurando o respeito e valores.

É composta de 4 pisos que dispõe de 16salas de aula amplas e arejadas, 1Laboratório de Língua, 1 de Informática,1 Laboratorio de Ciências,1Brinquedoteca,1Sala de Leitura,1Parque Infantil Coberto, 1 Lanchonete,1 sala de Direção  Pedagógica, 1Administrativa,1 Secretaria., 1 Quadra, 4 Banheiros para alunos, 1 para Professores.Possui toda infra-estrutura(água,luz,esgoto,coleta de lixo.)

A  localização da escola, é excelente, quanto a acesso.Fácil estacionar, a maioria dos alunos moram bem próximos, uns vão á pé ,alguns de carro e outros de van escolar.A classe social da maioria pode se consider classe média.

A escola funciona em dois turnos,sendo manhã e tarde..Na dependência dos dados da Secretaria, não houve acesso entre o número de matriculados, bolsistas parciais e integrais

A turma onde foi realizado o estágio foi numa sala com 12 alunos, nas idades de 4 a 5 anos de idade.A professora docente é Grazielle.Como a mesma também faz parte da direção da escola, a mesma segue á risca todo o projeto pedagógico,muito atenciosa comigo e com os alunos,todos gostam muito dela e de seu trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com