TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.958 Palavras (24 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

NATÁLIA APARECIDA MaCêDO DA SILVA

[pic 10]

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO

Na Educação Infantil

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof.ª Lilian Gavioli de Jesus, Natalia Gomes dos Santos, Okçana Battini,Vilze Vidotte Costa

Tutora eletrônica: Flávia Lucas Vieira de Oliveira

Tutora de sala: Adriele Cristina dos Santos Couto

SILVA, Natália Aparecida Macedo Da Silva, A importância do Trabalho Lúdico na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso. Número de folhas 23. Projeto de Ensino (Graduação em pedagogia)- Universidade Norte do Paraná, Luziânia – Goiás, 2016.

RESUMo

O presente projeto visa analisar a importância do lúdico e o brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo compreender como as brincadeiras contribuem para a socialização na educação infantil como processo de desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integramente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizei a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, autores, artigos, revistas e sites. As brincadeiras chegam com o inesperado, enfrentam desafios, testam limites, formulam hipóteses, solucionam problemas depara-se com regras a serem obedecidas e mesmo estabelecidas. Através de estudos bibliográficos e aula. No entanto, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança. O que se pode concluir é que, utiliza a brincadeira como um recurso escolar e aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. Entretanto, o meio escolar encontram dificuldades que impedem a utilização do recurso da brincadeira como meio facilitador para a aprendizagem. Hoje em dia os pais não tem tempo de brincar com seus filhos, será que as instituições têm professores com formação especifica para área da educação infantil?

 As atividades desenvolvidas com as crianças, jogos e brincadeiras, teatro, trabalhos com cordas e bambolês, cantigas de rodas, contar histórias, organização e orientação espacial. Para Piaget é por meias interações que as pessoas procuram se adaptar ao que se dá o desenvolvimento da inteligência, kishimoto ressalta que os jogos foram transmitidos de geração em geração por meio de sua pratica, permanecendo na memória infantil, Paul Ricoeur o brincar é a metáfora evidente nas brincadeiras. As proposições de Vygotsky (1989) indicam que a criança brinca com significados para mediar simbolicamente a internalizarão da cultura chave “Brincar”.

Palavras-chave: O Lúdico, O brincar, educação infantil, brincadeiras e brinquedos.


SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................06

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................07

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................16

3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................17

3.2 Justificativa.................................................................................................17

3.3 Problematização.........................................................................................18

3.4 Objetivos.....................................................................................................18

3.5 Conteúdos...................................................................................................19

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................20

3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................21

3.8 Recursos humanos e materiais...................................................................22

3.9 Avaliação.....................................................................................................23

4 Considerações Finais.....................................................................................24

5 Referências....................................................................................................26

        



  1. INTRODUÇÃO

Primeiramente vamos conhecer a história da infância que nos mostram que as crianças veem o mundo através dos brinquedos e brincadeiras. A maneira de lidar, organizar, propor, respeitar e valorizar as brincadeiras das crianças demonstra, através da história da infância, o entendimento que se tem das crianças. O que observamos ao logo da narrativa é que sempre existiram formas, jeitos e instrumentos para se brincar, como por exemplo; a bola, cantigas de rodas, jogar pedrinhas, brinquedos é uma forma de brincar muito antiga.

Como vimos anteriormente, sempre que se fala em criança pensa-se em brinquedos, brincadeiras e jogos. As brincadeiras são algo que pertencem ás crianças. Através do brincar, experimenta-se organizar-se, regular-se, constrói normas a si e para o outro. Ela cria a cada nova brincadeira, o mundo que a circunda. O brincar é uma forma de linguagem que ela usa para compreender e interagir consigo, com o outro e com o mundo. O tema deste Projeto de Ensino é a importância do trabalho lúdico na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com