TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC- Alfabetização e Letramento

Por:   •  29/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.604 Palavras (19 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DE UBERABA

MARISA JOICY FERIGATI LEONELLO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

UBERABA-MG

2015

MARISA JOICY FERIGATI LEONELLO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

[pic 1]

UBERABA-MG

2015

Agradecimento

Agradeço primeiramente a Deus, por possibilitar saúde e persistência para alcançar mais esta conquista.

Aos meus pais, pelo estímulo e confiança.

Ao meu marido, pelo apoio e compreensão nos muitos momentos em que me encontrava absolutamente envolvida na elaboração deste.

Ao meu filho, pelo carinho e motivação nos momentos difíceis.

Aos professores, pelo suporte e orientações que foram fundamentais para o êxito do trabalho.

E finalmente, a querida Preceptora Elaine Aparecida da Silva, que tanto nos auxiliou durante toda a trajetória.

Introdução

O presente trabalho tem como finalidade dissertar acerca do tema Alfabetização e Letramento.

Por entender que para o profissional da educação que tem pretensão de desenvolver um bom trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental, ele necessita exercer domínio dos conceitos de alfabetização e letramento.

Diante do desafio de formar leitores escritores, faz se necessário aprofundar conhecimentos sobre questões em torno do assunto e suas implicações pedagógicas. Foram estas inquietações que levaram a pesquisa do tema, em busca dos pressupostos teóricos, metodológicos e práticos que facilitem a compreensão para o êxito do trabalho.

Nesse contexto, serão abordados conceitos que visam fornecer informações importantes ao conhecimento e reflexão do professor alfabetizador que busca compreender como ocorre o processo de aprendizagem da leitura e escrita, que vão além da codificação e decodificação dos códigos, construindo assim os seus próprios conceitos e metodologias de trabalho.

Desta forma, serão aqui exploradas opiniões iguais e divergentes de alguns autores acerca do tema, para que o professor possa conhecer e se embasar naquela a qual se identifica, uma vez que envolve conhecimentos diversificados.

Apresento a seguir, o produto de uma pesquisa ampla, visando aprofundar os conhecimentos fundamentados em obras de autores significativos para reflexão da prática educativa.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por sabermos há décadas que as crianças são curiosas, pensam sobre a escrita e querem saber como funciona. Não precisam de permissão quando querem aprender, tem suas próprias ideias sobre esse objeto de conhecimento que já trazem consigo, mesmo antes de ir para a escola. Compreender o processo de aquisição da escrita pelas crianças é fundamental e tornou-se possível através de pesquisas e conclusões de vários autores, que são referência em educação.

Com a finalidade de aprofundar os conhecimentos e entender os conceitos de alfabetização e letramento, esta pesquisa tem caráter reflexivo e busca em Ribeiro suas definições sendo “alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos” (In Ribeiro, 2003, p. 91).

Entre os questionamentos abordados estão:

Como compreender o processo de aprendizagem da leitura e da escrita feito pela criança?

Qual a importância da Educação Infantil para inserir a criança no mundo da escrita?

E nos primeiros anos do ensino fundamental, o que muda?

Como formar escritores e não apenas leitores?

Qual a função do professor enquanto facilitador da aprendizagem?

Existe um método mais eficiente? Qual método?

Sendo assim, eis o problema de pesquisa: Como nortear o trabalho do professor educador embasados em pressupostos teóricos, metodológicos e práticos a fim de efetivar práticas significativas no processo de alfabetização e letramento?

Objetivo Geral

Conhecer pressupostos teóricos, metodológicos e práticos a fim de nortear o trabalho do professor alfabetizador.

Objetivos específicos

Compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças;

Buscar propostas e embasamentos sob a visão de grandes autores;

Conhecer os diferentes conceitos acerca da alfabetização e do letramento;

Analisar e distinguir diferentes métodos utilizados;

Refletir quanto o papel do professor durante o processo de aquisição da aprendizagem;

Buscar conhecimento e práticas pedagógicas significativas e produtivas indispensáveis ao processo de alfabetização.

Com intensão de abranger conhecimentos sobre o tema, foram consultadas obras de grandes autores como:

Ana Teberosky Doutora em psicologia e docente do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona, ela também atua no Instituto Municipal de Educação dessa cidade, desenvolvendo trabalhos em escolas públicas. Educadora espanhola, cátedra da Universidade de Barcelona, pesquisadora e autora de pesquisas importantes na área da educação, entre elas A Psicogênese da Língua Escrita, em parceria com Emília Ferreiro, obra que trouxe importantes reflexões a respeito da aquisição do sistema de escrita.


Também foram consultadas obras de outra grande estudiosa Emília Ferrero que  nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética ela continuou, estudando e aprofundando-se em um assunto que Piaget não explorou: a escrita. A partir do ano de 1974, Ferreiro desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças, a qual expôs as conclusões do estudo na obra Psicogênese da Língua Escrita, juntamente com a pedagoga Ana Teberosky. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (236.6 Kb)   docx (894 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com