TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RETOMADA E PERMANÊNCIA NA ESCOLA.

Josinéia Alves de Almeida Louzada[1]

josineia2015@hotmail.com

Francis Silva de Almeida[2]

e-mail

RESUMO:

 Este artigo, desenvolvido no período de 2018 e 2019, tem por objetivo idêntificar fatores que levaram a motivação do aluno para a retomada dos seus estudos na rede de Educação de Jovens e Adutos(EJA), e os motivos pelos quais ele ainda permanece na escola mesmo não estando na idade escolar considerada apropriada. Mediante a algumas perguntas: Por quais motivos você decidiu retorna aos seus estudos? O que te mantém na escola, ou seja quais fatores nessa difícil caminhada faz com que você mantenha o vínculo com a instituição?

 O trabalho envolveu algumas pesquisas, um relato de experiência e entrevista com um grupo de alunos de uma escola estadual do município de Conceição do Castelo-Espirito Santo. E conclui-se que a maioria desses alunos veem a EJA como uma oportunidade de conclusão de seus ensino, e são motivados pela necessidade imposta pela própria sociedade de possuir estudos, e também pela busca de conhecimento. A permanência na escola pode ser explicada pelo desejo, por parte do aluno, de conseguir um novo emprego, e ter uma vida melhor, resumindo por satisfação pessoal.

Palavras-chave: Motivação. Conclusão de ensino. Satisfação pessoal. Conhecimento. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

 Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está entre os 10 países com maior número de adultos analfabetos do mundo, com 11,8 milhões de pessoas nessa situação, ainda de acordo com o IBGE 35% dos Brasileiros com mais de 14 anos não completaram o Ensino Fundamental. Tais dados mostram que o Brasil vem enfrentando um grave problema na Educação, esses jovens e adultos analfabetos ou que não concluiram os estudos fazem parte do público-alvo da E.J.A, porém existe um longo caminho entre a decisão de começar ou de retornar aos etudos depois de adulto ou mesmo adolescente, e são diversos os empecilhos e problemas encontrados nesse caminho.

O objetivo deste artigo é colocar em discussão os fatores que levam o educando a retornar seus estudos mesmo não estando na idade considerada apropriada, e idêntificar quais os possíveis motivos que levam esse aluno a permanecer na escola.

Para isso, esse trabalho recorre a pequisas, dados e artigos com a intenção de expor a grande taxa de analfabetismo no Brasil, a atual situação da Educação de Jovens e Adultos no país, assim como a crescente queda de matriculas nessa modalidade de Ensino. Estabelecer a concepção de EJA e seu público-alvo, idêntificar e apontar os fatores que levam o aluno a retornar para a escola, e os motivos que o faz permanecer nela. Responder as seguintes perguntas: “Por quais motivos você decidiu retorna aos seus estudos? O que te mantém na escola, ou seja quais fatores nessa difícil caminhada faz com que você mantenha o vínculo com a instituição?” , expor dados que comprovam tais respostas e por fim apresentar um possível caminho para solucionar tal problema.

2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RETOMADA E PERMANÊNCIA NA ESCOLA.

 2.1  Analfabetismo no Brasil e elevado índice de desistência de ensino

O critério para considerar uma pessoa analfabeta varia de acordo com o instituto que está analisando, de acordo com  a  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é considerada alfabetizada a pessoa de cinco anos ou mais que é capaz de escrever um bilhete simples. O IBGE, que realiza a pesquisa, não especifica como deve ser esse texto. Quem sabe escrever somente o nome não é considerado alfabetizado.

O Brasil está entre os 10 países com o maior número de adultos analfabetos do mundo com 11,8 milhões de pessoas nessa situação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O baixo investimento em educação explica a taxa de analfabetismo ainda alta no país, colocando à margem da sociedade milhares de jovens e adultos sem a mínima capacidade de escrever o próprio nome. 

Além do alto índice de pessoas analfabetas que nunca frequentaram uma escola em suas vidas, existe um alto índice de alunos que param os seus estudos sem antes concluí-los ou ser quer sem antes aprender a ler ou escrever, agravando cada vez mais a taxa de analfabetismo no Brasil.

Segundo uma pesquisa mais recente do IBGE o Brasil tem 35% da população em idade para trabalhar que não completaram o ensino fundamental, segundo a pesquisa apesar da região Sudeste ser a com maior índice de acesso a educação, ainda cerca de 29,2% dos brasileiros com mais de 14 anos não  concluíram o ensino fundamental, seguida pela Região Centro-Oeste  com 33,5% , Região Sul 34%,  Região Nordeste com 38,7%, e por fim a Região Norte com 44,1% daqueles com mais de 14 anos não terminaram o ensino fundamental. Tais dados comprovam que o índice de desistência e evasão escolar ainda são elevados no Brasil, fato que faz com o que o público-alvo da EJA seja cada vez maior, apesar que a procura por essa modalidade de ensino vem caindo com o passar dos anos, o que se torna um problema cada vez mais grave para a sociedade brasileira, onde se requer iniciativas e propostas imediatas para amenizar tal situação.

2.2 Educação de Jovens e Adultos: O que é, formação e histórico no Brasil

 Antes de colocarmos em discussão os fatores que levam o educando a retornar seus estudos e idêntificar quais os possíveis motivos que o levam a permanecer na escola, devemos compreender um pouco mais de como funciona de fato  a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos aqui no Brasil, assim como o seu histórico ao longo dos anos.

Segundo uma reportagem do site Educa+Brasil, publicada no dia 26 de outubro de 2018 “ A Educação de Jovens e Adultos- EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada, e permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo.” Ou seja a EJA é uma modalidade de Ensino ofertada na forma presêncial, ou a distância que tem por objetivo oportunizar acesso a educação aqueles que não tiveram oportunidade de estudar ou de concluir seus ensinos na idade considerada apropriada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com