TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO

Por:   •  4/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DELIZETE DE MOURA NUNES BIANCHI

“TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO”

Inclusão

[pic 3]

Colatina

2015

DELIZETE DE MOURA NUNES BIANCHI

“TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO”.

Inclusão

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Processos Escolares de Inclusão, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Projeto de Ensino em Educação e Seminário VIII.  

Professores: Luciene Pereira dos Santos Fabriz

Colatina

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................

1 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................

1.1 INCLUSÃO.........................................................................................................5

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8

3 REFERÊNCIAS.....................................................................................................9

INTRODUÇÃO

                            Os portadores de necessidades especias a algum tempo atrás eram vistos como um problema sem solução, mas preciso como imcapazes por isso eram deixados de lado. Não havia esparança de solucionar aquela realidade, assim então eram abandonados a própria sorte, pelos poderes público, pela sociedade até mesmo pela própria família.

                            Em uma época onde ainda havia certo tipo de descriminação ouve um inicio de introdução desse individuos no âmbito escolar com objetivo de inserir portadores de necessidades nos sistemas gerais da sociedade, porém os portadores de necessidades especiais é que deveriam adaptar-se a sociedade já organizada, apesar de ser forte e decisivo esse movimento não trouxe resultado satisfatório já que nada fora modificado dentro da sociedade na época.

                            Objetiva se identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. E a  inclusão surge para romper com os padrões educacionais, após todos esses anos de exclusão, essas crianças estão sendo olhadas com um olhar mais humano e a inclusão escolar reflete bem esse novo momento de desenvolvimento social e humano. Dificuldades essa encontradas no ambiente escolar para a inclusão, aponta alguns padrões que precisam ser quebrado para a inclusão escolar, e algumas ações e práticas pedagógicas que agiliza e possibilita a efetivação da inclusão da criança portadora de necessidades especiais no convivio escolar.                                  

                            Essas dificuldades vão desde a falta de infraestrutura adequada para a inclusão no ambiente, as políticas públicas, a falta de especialização dos professores até o amor, a compreenção e carinho que não há por parte dos pais e cuidadores dessas crianças.

                                 

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 Inclusão

                            A educação especial é o atendimento específico de pessoas portadoras de necessidades em instituições especializada, já educação inclusiva tem por objetivo inserir portadores e não portadores de necessidades especiais em salas de aula de escolas comuns. Depois de tantos anos de abandono e isolamento essas pessoas foram reconhecidas como cidadãos com direitos. Lá pela d´cada de 90 surgiu a Declaração de Salamanca com a ideia da  inclusão escolar vindo barrar e intervir com os patrões tradicionais educacionais da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »