TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO

Por:   •  4/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DELIZETE DE MOURA NUNES BIANCHI

“TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO”

Inclusão

[pic 3]

Colatina

2015

DELIZETE DE MOURA NUNES BIANCHI

“TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO”.

Inclusão

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Processos Escolares de Inclusão, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Projeto de Ensino em Educação e Seminário VIII.  

Professores: Luciene Pereira dos Santos Fabriz

Colatina

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................

1 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................

1.1 INCLUSÃO.........................................................................................................5

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8

3 REFERÊNCIAS.....................................................................................................9

INTRODUÇÃO

                            Os portadores de necessidades especias a algum tempo atrás eram vistos como um problema sem solução, mas preciso como imcapazes por isso eram deixados de lado. Não havia esparança de solucionar aquela realidade, assim então eram abandonados a própria sorte, pelos poderes público, pela sociedade até mesmo pela própria família.

                            Em uma época onde ainda havia certo tipo de descriminação ouve um inicio de introdução desse individuos no âmbito escolar com objetivo de inserir portadores de necessidades nos sistemas gerais da sociedade, porém os portadores de necessidades especiais é que deveriam adaptar-se a sociedade já organizada, apesar de ser forte e decisivo esse movimento não trouxe resultado satisfatório já que nada fora modificado dentro da sociedade na época.

                            Objetiva se identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. E a  inclusão surge para romper com os padrões educacionais, após todos esses anos de exclusão, essas crianças estão sendo olhadas com um olhar mais humano e a inclusão escolar reflete bem esse novo momento de desenvolvimento social e humano. Dificuldades essa encontradas no ambiente escolar para a inclusão, aponta alguns padrões que precisam ser quebrado para a inclusão escolar, e algumas ações e práticas pedagógicas que agiliza e possibilita a efetivação da inclusão da criança portadora de necessidades especiais no convivio escolar.                                  

                            Essas dificuldades vão desde a falta de infraestrutura adequada para a inclusão no ambiente, as políticas públicas, a falta de especialização dos professores até o amor, a compreenção e carinho que não há por parte dos pais e cuidadores dessas crianças.

                                 

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 Inclusão

                            A educação especial é o atendimento específico de pessoas portadoras de necessidades em instituições especializada, já educação inclusiva tem por objetivo inserir portadores e não portadores de necessidades especiais em salas de aula de escolas comuns. Depois de tantos anos de abandono e isolamento essas pessoas foram reconhecidas como cidadãos com direitos. Lá pela d´cada de 90 surgiu a Declaração de Salamanca com a ideia da  inclusão escolar vindo barrar e intervir com os patrões tradicionais educacionais da época.

                            As ações políticas, pedagógicas, sociais e culturais devem estar diretamente relacionada a inclusão escolar.

...e não voltada para a questão do aprendiz com potêncial favorecendo só uma parte dos alunos como disse Moreno (2009).

                            A interação de crianças ditas normais com crianças com necessidade especiais no ambiente escolar, possibilita um convívio saudável de conhecimento e respeito com as diferenças.

                            A escola por sua vez é um misto de diversidade e culturas diferentes onde também deve ser respeitadas. A educação inclusiva precisa ser de fato ativa e efetiva o sistema educacional deve acabar com os modelos tradicionais ter como um de seus princípios a valorização da diversidade, respeito aquele que é diferente e não inferior:

A valorização da diversidade deve ser um princípio fundamental da educação inclusiva e da comunidade humana. Se observarmos e vestirmos a camisa da educação inclusiva, nós não iremos querer que essas crianças se tornem normais para contribuir com mundo (KUNC, 1992 apud CÂNDIDO, 2009).

                            Partindo dai as crianças com necesidades especiais não são os problemas, as deficiências não impedem a participação e contribuição dessas crianças na sociedade, sabe-se que elas podem ser parte ativa da sociedade e agente participativo em seu próprio desenvolvimento. As crianças com necessidades especiais mais comuns que chegam as escolas regulares hoje são as crianças surdas, mudas, cegas, e isso não atrabalha o professor, ele deve ser um mediador um ser criativo e buscar alternativas favoráveis que torne prazeroso o seu trabalho.

Para Vygotsky (1987), a transformação dos processos mentais elementares em funções superiores ocorre por meio das atividades mediadas e por meio das ferramentas psicológicas.

                            Utilizar de varios materiais de figuras, brinquedos, acessórios, aparelhos para que possam absorver conhecimento assim como as demais crianças e acompanhar o currículo escolar.

                            Os ambientes escolares são os que tem muitos problemas para os incluirem, como a falta de condições das estruturas físicas das instituições. Sabe-se que foram construídas para uma sociedade cheia de barreiras e preconceitos, dificultando assim fazer certas e necessárias adaptações.

                            Outro problema que preocupa e prejudica a inclusão das crianças com necessidade especiais é a formação dos professores que foram formados em um momento em que não havia esperança para essas pessoas, elas estavam as margens social. Hoje são poucos os docente que são formados e trabalham nessa area da educação, outros não querem por medo, preconceito, baixos salários, falta de entusiasmo, os professores que estão em sala não são e nem foram preparados para essa atividade que deve ser de amor, respeito e dedicação.

                            Se para incluir é preciso romper com o preconceito criados pela sociedade, esse princípio de começar de casa, dos pais para com seus filhos, os filhos ditos normais, ensinando os a respeitar a todos e principalmente os portadores de necessidades especiais ou os de qualquer necessidade. A família que tem crianças que precisam ser incluidas e amparadas deve haver compreensão da mesma, a criança deve ser aceita no seio familiar, desprender da ideia de que a criança especial depende de tudo, parar com a superproteção e deixar com que ela subsista entre outros na sociedade onde é inserida. Muitas famílias são também um problema, e impede que essa criança conviva com outras crianças sendo superprotegidas pelos os mesmos.

A compreensão das pessoas envolvidas no cotidiano dos deficientes múltiplos nos permite entender a natureza e a qualidade de suas mediações, considerando que as ações são orientadas pelas concepções historicamente construídas (Oliveira, 1999).

                            Se queremos ter professores qualificados e preparados, é preciso capacita los adequadamente para que se sintam seguros em sala de aula e possam passar conteúdos com qualidade, respeitando as limitações e necessidades de todos. Reformando e criando pensamentos nos novos cidadãos de amanhã respeitando as diferenças.

                            As leis foram feitas para nos proteger e a escola deve se basear na LDB 9.394/96 que permite mudanças que não iniba e nem limite os alunos com grandes capacidades, para que dessa forma eles possam continuar a desenvolver sua parte intelectual. Ainda é um sonho para a escola da rede pública partilhar de uma equipe de professores, pedagogos, fonoaudiólogo, psicólogos entre outros especialistas, que possam garantir o processo de ensino-aprendizagem e inclusão com qualidade.

                            Ainda tem marcas profundas sobre desigualdade e preconceitos na sociedade, com políticas públicas que inseri pessoas com necessidades especiais, essas pessoas agora podem e devem conviver, tendo acesso aos bens e serviços que é do direito de todos os cidadãos brasileiros.

 

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS


                            As mudanças são visivelmente lentas, mas estão acontecendo o governo disponibiliza algumas salas de recursos para essa crianças com um especialista mas em atividades múltiplas na area da linguagem. Mas são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, deixando de existir a discriminação de idade e capacidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com