TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEÓRICOS DA PSICOLOGIA QUE CONTRIBUIRAM COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GERAL

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera –Uniderp

Psicologia da Educação

  • Juliana Pereira Cassemiro - RA: 6703325052
  • Adriana Pereira da Silva - RA: 6703325065
  • Eliana Raimunda da Silva - RA: 6989438027
  • Nidiedja Rodrigues de Souza – RA: 6543265667
  • Janaína Lorena Ortega Fredi – RA :6900422967

Turma: 2ª série - NA

Polo de São Caetano do Sul - Unidade 2

Curso: Pedagogia

Disciplina: Psicologia da Educação

Tutor presencial: Gisele Costa Lima

Tutor a distância: Leandra Maria Luna Navarros

São Caetano do Sul, 05 de outubro de 2013

Universidade Anhanguera – Uniderp


TEÓRICOS DA PSICOLOGIA QUE CONTRIBUIRAM COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GERAL

Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski

SIGMUND FREUD

[pic 2]

Freud nasceu em 1856 em Frieberg, Morávia e era filho de família judaica, aos quatro anos mudou-se para Viena e lá passou a maior parte de sua vida. Freud é considerado por todos, o pai da psicanalise e foi sem muito interesse que em outubro de 1873 começou a estudar medicina e teve uma ambição de contribuir com alguma coisa para o conhecimento da humanidade ele visava mais as questões humanas do que as naturais.

Em 14 setembro de 1886 em Hamburgo casou-se com Martha Bernays, com quem teve seis filhos, Mathilde, Jean-Martin, Olivier, Ernst, Sophie, e Anna. Martin escreveu uma memória intitulada Freud: Homem e Pai, na qual descrevia Freud como homem que trabalhava, mas que adorava ficar com os filhos durante as férias. Anna foi também psicanalista destacava-se no tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico.

Médico Vienense especializou-se no tratamento de problemas do sistema nervoso, em seus estudos foi o pioneiro acerca do inconsciente humano e suas motivações, Freud tinha interesse especial nas chamadas desordens neurótica, condições caracterizadas por ansiedades excessivas e, em alguns casos a depressão, fadiga, insônia ou paralisia.

A sua meta era ajudar as pessoas que sofriam, ao tratar os problemas neuróticos, Freud descobriu que a pratica médica até então era inútil, ele adotou a hipnose por algum tempo, mas também não foi satisfatória, ela apresentava a cura só por algum tempo. E aos poucos Freud foi trabalhando em um desenvolvimento de um novo procedimento, a associação livre, ou seja, o paciente lhe relatava o que acontecia no seu dia a dia e até os seus sonhos e era estimulado a falar de seus medos anseios e desejos, e com isso Freud analisava todo o material que lhe era transmitido.

Freud passou a acreditar que trazer o inconsciente para o consciente era a chave para do sucesso e os pacientes viam-se diante de dados que tá então era oculto e foi onde suas dificuldades diminuíram. A teoria psicanalítica revolucionou a concepção e o tratamento de problemas emocionais, além disso, despertou o interesse por áreas negligenciadas como personalidade comportamento anormais, desenvolvimento infantil. Freud criou o termo psicanalise, para designar um método para investigar os processos inconscientes e de outro modo inacessíveis do psiquismo.

Freud foi criticado e suas ideias foram controvertidas em sua época, pois considerava o sexo a principal força do comportamento humano e por insistir que tal impulso aparece já durante a infância, bem como por atribuir os pontos essenciais do desenvolvimento da personalidade à infância.

Em fevereiro de 1923, Freud descobriu do lado direito de seu palato, um pequeno tumor, que devia ter sido extraído logo, mas seu médico preferiu ocultar, o que se indispuseram. Seis meses depois Freud passou por uma intervenção cirúrgica radical onde abalou seus maxilares e a parte direita do palato. Logo em seguida foram feitas mais trintas e uma operações e Freud foi obrigado a suportar uma prótese e isso lhe deu certa dificuldade para falar.

Mas a doença não impedia Freud de prosseguir com suas atividades, mas depois de tanto lutar em 23 de setembro de 1939 às três horas da manhã depois de dois dias em coma Freud morreu. Centenas de obras foram escritas no mundo sobre Freud e algumas dezenas de biografias, sua obra, traduzida em 30 línguas são compostas de 24 livros e de 123 artigos, Freud escreveu também prefácios, necrólogos, intervenção diversas em congressos e contribuições para enciclopédias.

Com todas essas descobertas Freud se tornou um pesquisador e colaborador para a descoberta das dores da alma na elaboração da psicanalise, contribuindo para a ciência do século XIX com isso descobriu varias outros problemas da humanidade que vem sendo estudado até hoje na educação na socialização do indivíduo e os problemas comportamentais de cada ser.

Freud nos ajuda a compreender o processo educativo através da noção do inconsciente, que visa a diminuir os efeitos patogênicos da repressão, oferecendo-nos um método que possa trabalhar com questionamento das crianças à medida que fossem aparecendo , percebendo que certas inibições das crianças estavam ligadas aos sintomas neuróticos. Compreendemos então que a educação não ocorre sem estar vinculada á repressão e que a educação relaciona-se com a questão do controle dos impulsos através do processo civilizatório.

JEAN PIAGET

[pic 3]

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino. Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, A Linguagem e o Pensamento na Criança. Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças,

Em 1924 casou-se com Valentine Châtenay uma de suas assistentes, com quem teve suas três filhas, Jacqueline, Lucienne e Laureni. Piaget acompanhou a infância das suas filhas, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de ajustamento do saber. Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação cientifica do conhecimento pelo ser humano.

De que forma os seres humanos tornam-se pensadores sutis e sofisticados? O Psicólogo suíço Jean Piaget, um gigante do estudo do desenvolvimento cognitivo passou cerca de 60 anos lutando com esta desafiadora questão. Piaget faleceu em 16 de setembro de 1980 em Genebra, deixou um legado demais de 50 livros e monografias mapeando o mundo da mente da criança, hoje quase todas as investigações do crescimento mental começam com as teorias gerais de Piaget.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com