TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG LEITURA E PRODUCAO DE TEXTO

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 5

UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA

ALEXANDRA  RODRIGUES MANSO DE ALMEIDA

MARCILENE  DOS SANTOS CORRÊA FERRARINI

SANDRA PAUTILHO DA VITORIA

A IMPORTANCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

PARA O SUCESSO PROFISSIONAL.

CARIACICA/ES

2015

ALEXANDRA  RODRIGUES MANSO DE ALMEIDA

MARCILENE  DOS SANTOS CORRÊA FERRARINI

SANDRA PAUTILHO DA VITORIA

A IMPORTANCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

PARA O SUCESSO PROFISSIONAL.

Estudo realizado a ser apresentado ao curso de Pedagogia como requisito ao componente Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Professora Mariana Castejon.

CARIACICA/ES

2015

Sumário

Introdução.....................................................................................................................1

A importância da Leitura e da produção de textos na  atuação  profissional.............................................................................................................2 a 3

Conclusão.....................................................................................................................4

Referência....................................................................................................................5


Introdução.

A Língua Portuguesa é tão dinâmica e culta, que leva o individuo a refletir e pensar nas ações do dia a dia. Por isso é tão importante aprendermos a norma culta, porque temos que seguir normas e leis, no nosso dia a dia. E quem domina essas normas, estar apto a escrever e falar corretamente. E isso só se faz através da leitura. Por isso a importância da leitura na produção de textos, na vida do profissional. Porque um texto bem escrito, bem direcionado, alcançará o alvo certo, e conseguirá nessa dinâmica um avanço no seu desempenho profissional.

 

A importância da leitura e da produção de textos na atuação profissional.

O enfoque desse trabalho passa pelo questionamento de uma pergunta básica: “Eu leio? Você lê? Nós lemos? “ Infelizmente a resposta ainda não é das melhores. A verdade é que poucos de nós temos o hábito de ler.

Quando falamos no domínio da Língua Portuguesa, temos que ter a convicção de que é primordial em qualquer área de nossa vida, seja ela no dia a dia, seja ela no desempenho de sua área profissional. Uma comunicação mal feita, tanto escrita como falada, pode trazer transtornos, que poderiam ser evitados, se a comunicação fosse bem feita. No mundo dos negócios, a comunicação é imprescindível. E falando num âmbito geral a verdade é que todas as profissões deveriam ter o domínio da Língua Portuguesa. Falar corretamente é uma vantagem tanto para o profissional, quanto para a empresa, já que ela é representada pelos colaboradores. "Um documento sem erros de português é de fácil entendimento, enviado de uma empresa a outra, transmite assim uma imagem séria da organização".

Uma pesquisa feita em São Paulo mostra a deficiência na educação brasileira, e isso ocorre porque falta o básico, que é aprender o português. Hoje em dia se pensa em fazer tantos cursos extracurriculares e se esquecem de aprender o português. E o que é lamentável, e que muito nos envergonha, é o fato de que essa pesquisa não foi feita com crianças do ensino fundamental, mas sim com alunos recém- formados de cursos superiores. Foi um show de erros. É lamentável estarmos falando dessa situação que é o perfil do universitário brasileiro.

Os erros de português prejudicam cada vez mais os candidatos em ter êxito em conseguir um emprego. Engana-se quem acha que apenas os candidatos a uma vaga de emprego estão sujeitos a erros de português. Aqueles com experiência também encontram dificuldades com o domínio da língua portuguesa. E esses erros, já começam logo no currículo, que é a etapa que já se elimina antes de chegar a entrevista propriamente dita. Acostumados com a correção do computador, quando passam por testes os candidatos são reprovados em ditados, redações por causa de erros como: a troca do X pelo Z, do S pelo Ç, o mau uso do  dois S e o acento.        É bem comum os candidatos cometerem vários erros numa mesma palavra.

E é cada vez mais comum ouvirmos o gerundismo, escrevermos com palavras resumidas, codificadas, e até mesmo formas de expressão que tornam-se comuns e que passaram a fazer parte do vocabulário das pessoas. O mais preocupante é que o falar errado está se tornando algo normal. As empresas de RH são taxativas em dizer que o funcionário que tem baixos índices no português consequentemente tem baixos níveis em sua atuação na função que exerce. Hoje muitas pessoas estão buscando melhorar o vocabulário,  investindo cada vem mais em cursos de oratória.

Por isso é muito importante e necessário entendermos que, para escrevermos melhor é imprescindível a consolidação da leitura, e isso deve ser feito nas bases, ou seja, com a criança lá nos primeiros anos do ensino. Mais uma vez fica bem clara a necessidade de ler, para que possamos escrever e falar melhor. Ler é o segredo para termos um bom vocabulário. E com essa afirmação podemos perceber  o quanto é importante o ato ler e escrever , porque a leitura e a escrita, são meios de comunicação, que permite apreciarmos as ideias de expressar o que se sabe, e dizer para o resto do mundo, pois  “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou Paulo Freire na obra intitulada, A Importância do Ato de Ler (1988).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com