TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE EDUCAÇAO NAO FORMAL

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL - CAMPO VERDE/MT

7º SEMESTRE DE PEDAGOGIA

ACADÊMICAS

CAMILA SANTARÉM SILVA - RA 350176

CLAUDINÉIA REGINA PAIÃO - RA: 349316

ELIANE NEVES DA SILVA - RA 368186

FERNANDA NEVES DE PAULA – RA 368678

JARIZETE RODRIGUES DOS SANTOS – RA: 349318

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA O SER HUMANO.

CAMPO VERDE – MT

MARÇO/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL - CAMPO VERDE/MT 22456

7º SEMESTRE DE PEDAGOGIA

                                       ACADÊMICAS:

CAMILA SANTARÉM SILVA        RA 350176

                                    CLAUDINÉIA REGINA PAIÃO       RA: 349316

                                     ELIANE NEVES DA SILVA            RA 368186

                                     FERNANDA NEVES DE PAULA RA 368678

                                     JARIZETE R. DOS SANTOS              RA: 349318.

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA O SER HUMANO.

Relatório apresentado à disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares, sob a orientação da professora a Distância: Profª. Kate Oliveira Kumada, e Professora Tutora Presencial Karoline Barbosa de Souza Lescano Turck, como requisito básico para a apresentação da ATPS do curso de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares do 7 º semestre.

CAMPO VERDE-MT

                                                               MARÇO/2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 EDUCAÇÃO NÃO FORMAL        

3 ASSOCIATIVISMO E SUA RELAÇÃO COM PROJETOS SOCIAIS        

4 CURSO DE DANÇA        

5 EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL        

6 O AMBIENTE NÃO FORMAL NA SOCIEDADE ATUAL        

7 CONCLUSÃO        

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade, apontar a importância e o significado da Educação não formal, através de um relatório sobre a temática pode-se problematizar a função e a sua prática em diversos segmentos.

Através de diversos meio de informações, relatar sobre o significado de Associativismo no Brasil, além de refletir e elaborar um texto – reflexivo que aponta sua relação com os projetos sociais. Cada acadêmico expõe sua reflexão obtida através de pesquisas individuais, sanado dúvidas e propondo ideias para solucioná-las.

A atividade proposta requer o apontamento sobre a Educação Profissional no Brasil e a atuação do pedagogo nesta área de ensino. Requer a elaboração de uma situação didática onde envolva o público-alvo da Educação não formal no Brasil, onde possa pautar uma vivência que seja formativa e que não seja restrita ao espaço da escola formal.

Também requer uma argumentação visual contendo cindo imagens que demonstre a relação entre a Educação não formal no Brasil e a Educação Profissional, juntamente com a elaboração de um texto onde responda a questão: Quais são as possíveis contribuições da Educação não formal no cotidiano da sociedade atual?

.

 

2- O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?

A educação não formal é aquela que “no mundo da vida”, se aprende. A educação não formal pode ocorrer dentro ou fora de instituições educacionais, incluindo assim programas de alfabetização de adultos, educação básica para crianças fora da escola e atividades ligadas a competências para a vida, trabalho e cultura.

 Esse tipo de educação acontece fora das salas de aulas e não esta no currículo escolar, ela acontece por meio do compartilhamento de experiências em espaços que se contemplem ações coletivas do nosso cotidiano. Ela tem como objetivo atingir metas nos processos planejados nas ações coletivas, as metodologias que atuam no processo de aprendizagem parti das culturas dos indivíduos e dos grupos em suas problematizações da vida cotidiana.

Se tratando de educação formal a comparação com a educação formal e educação informal é instintiva, porém deve se esclarecer que há diferenças entre ambas:

  • Educação formal: É desenvolvida nas escolas dentro das salas de aula, com conteúdos previamente delimitados, sendo que esta é reconhecida pelo conselho nacional de educação, lhes concedendo certificados e diplomas;
  • Educação informal: É aquela que os indivíduos desenvolvem com o mundo, com sua família e amigos, nos bairros e em clubes;
  • Educação não formal: É aquela que se aprende fora do ambiente das salas de aula e não se encontra no currículo escolar, nesse modo de educação o ser aprende com o “mundo” podendo ser utilizados projetos como a cultura, a arte e o esporte como ferramentas para que se estimule o aprendizado;

A educação dos jovens tem que ser transmitidas para além dos muros das escolas aproveitando os espaços não formais do conhecimento, podendo se desenvolver projetos, sendo que estes podem acontecer em locais públicos que despertem a curiosidade e que estimulem o aprendizado, se constituindo como mais uma atividade pedagógica distinta, porém não menos enriquecedora do que a ocorrida na escola.

“Se a educação sozinha não poderá se transformar tampouco sem ela a sociedade se transforma” (Paulo Freire).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com