TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESCRITO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.281 Palavras (22 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL SANTA CRUZ

Ana Roberta, Lúcia Cappizi, Nadja, Gilmar, Jaasiel Neres

REPENSANDO A EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO

Ilhéus-Ba

2017

Ana Roberta, Lúcia Cappizi, Nadja, Gilmar, Jaasiel Neres.

REPENSANDO A EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO

Trabalho de Apresentação de Seminário ao Curso de Filosofia da Universidade Estadual Santa Cruz.

Docente: Aldenor Pereira

Ilhéus-Ba

2017

Ana Roberta, Lúcia Cappizi, Nadja, Gilmar, Jaasiel Neres.

RESUMO

Existem reflexões sobre as escolas brasileiras e estão presentes diariamente de forma frequente, questões de currículo, a formação dos professores, a política de gestão escolar, dentre outros. No entanto, entendemos que, na trajetória da história da educação brasileira, se perdeu a sua maior essência: sua função de humanizar. Neste trabalho, falaremos sobre as possibilidades e limites da educação, apresentar os pontos importantes utilizados pela autora do livro, quando nos dá a possibilidade de repensar a educação como um início para mudança.

Palavras-Chave: Educação, Trabalho, reforma Ensino, Desafios


SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        5

2-        POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO        6

3-        SABER PRA QUE?        7

4-        A EDUCAÇÃO NO BRASIL DE HOJE        9

4.1  A implantação de um sistema educacional        10

4.2  O desafio do 1º Grau        11

4.3  O desafio do 2º Grau Politecnia        12

4.4   O desafio do 3º Grau e a comunidade        13

4.5   A valorização dos professores        14

5-        RUMO AO SÉCULO XXI        16

5.1  O que é pós-moderno?        16

5.2  Professores progressistas        17

6-        TEXTOS COMPLEMENTARES        19

6.1- As academias        19

6.2- Determinações constitutivas do conceito de democracia        19

7-        CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21


  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho apresentamos tópicos sobre o repensar à educação contemporânea, e para entender sobre o assunto citado acima, precisamos compreender antes de tudo, alguns conceitos sobre educação.

A educação é um típico "que-fazer" humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não  se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade. As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase "naturais". Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e a esta sociedade. Muito se tem discutido sobre o papel da educação na sociedade, se ela apenas reproduz a sociedade em que está inserida ou se ela é ou pode ser revolucionária a ponto de transformar toda a sociedade. Entretanto, muitos, em vez de analisá-la e compreendê-la de acordo com a categoria da totalidade, caem na perspectiva positivista e simplesmente deslocam-na do conjunto das relações sociais de produção, embrenham-se pelo idealismo e apresentam-na como se fosse capaz de promover o desenvolvimento econômico, garantir o bem estar social e conduzir a todos à felicidade; fazem dela a responsável pelo sucesso ou fracasso década um. Analisando-a de forma abstrata, deslocada das contradições e dos antagonismos no decorrer do texto, trará um retorno de cada tópico dos capítulos anteriores do livro base utilizado para aprendizado, de forma resumida traremos em cada tópico, um pouco das características consideradas mais importantes para a autora.


  1. POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO

A educação no Brasil tem enfrentado grandes desafios, desafio este que nos remetem a um novo pensar, um novo pensar e agir diferente, principalmente na forma de educar. Estamos impregnados de velhos modelos e conservadorismos que não condizem mais com o momento planetário atual. Há a necessidade de repensarmos a educação, de forma que possamos sair da utopia e passar para o plano real. A idealização de uma educação diferente, uma escola diferente e um mundo melhor, é assunto das mídias de comunicação, assunto na boca das pessoas, porém, o que fazemos é repetir os velhos modelos de séculos passados ou simplesmente negamos o caos, como se não tivéssemos responsabilidade com o todo. A partir do entendimento de que educar é fazer o indivíduo sair de dentro de si e integrar-se com a sociedade na qual está inserido, relacionando-se de forma que possa construir o progresso próprio e da comunidade da qual todos fazemos parte, entendemos que educar não é uma tarefa fácil, e requer pessoas abertas ao novo e, principalmente, dispostas a buscar conhecer o ser humano na sua complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (202.3 Kb)   docx (965 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com