TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.406 Palavras (18 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

MARISONIA MACHADO DOS SANTOS DIAS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

MARISONIA MACHADO DOS SANTOS DIAS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Rosana Cardoso Morais

Tutor de Sala: Virmoni Araújo Piagem

Araguaína

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

                   O estágio supervisionado do ensino fundamental foi realizado na escola Paroquial São Vicente de Paulo no período matutino entre os dias 23/03 e 18/04 deste referente ano. A escola tem um espaço amplo para acomodar bem seus alunos e funcionários, disponibiliza material didático que facilita e contribui para o bom desenvolvimento do trabalho escolar.

                 O estágio nos da à oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que temos ao longo do curso. É hora de por em teste, os conhecimentos pedagógicos adquiridos e refletir sobre o que         é e como devemos melhorar. Portanto, meu objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento até chegar a um patamar aceitável onde possamos dizer que estou pronta para assumir uma sala de aula. Sendo assim o estágio é um momento desafiador capaz de nos mostrar a capacidade que temos em realizar o aprendizado que tivemos em sala de aula.

                   Cabe ao professor desenvolver no ambiente de sala de aula, atividades que promovam socialização, interação e significação para as crianças. Além disso, a criança deve se sentir confiante em relação ao adulto que o orienta, para que, dessa forma, educador e educando possam compartilhar de momentos propícios ao aprendizado de ambos. Na sala do 3° ano, será possível observar que as crianças são extremamente comunicativas e ativas, participam das atividades propostas sempre que solicitadas, demonstrando interesse e posicionamento diante das aulas.                                                             Pude observar que a educadora desenvolve um trabalho que promove significação, interação e socialização com as crianças, as atividades propostas são realizadas considerando a criança e seu contexto, dentro do tema sugerido ou de acordo com a necessidade observada.

                     

                         

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                      A Escola Paroquial  São Vicente de Paulo é uma escola conveniada com a Prefeitura Municipal de Araguaína, sua área ocupa 2.132,53 metros quadrados, foi fundada no dia 24 de Abril de 1994, hoje existem 53 funcionários lotados na Instituição, seu endereço fica na Avenida Contorno  n° 366 no setor Vila Couto Magalhães nesta cidade de Araguaína Tocantins. A escola foi criada pela Paróquia São Vicente de Paulo.

                 A escola é bem estruturada e ampla, atendendo bem às necessidades dos alunos e funcionários que ali estudam e trabalham.

                A escola possui salas adequadas para as aulas, diretoria, secretaria, coordenação e pátio para recreio e atividades extraclasse.

              Durante a realização do estágio pude ver que os alunos eram sempre organizados entrava na sala em fila e as salas bem arejadas, a escola possui também material didático para o uso de atividades, conteúdo trabalhado pelos professores é bastante envolvente dentro da qualificação do ano que estão atuando os alunos, que também eram bem participativos nas aulas porque os professores no processo de ensino-aprendizagem eram muito organizados e incentivador tirando dúvidas e ajudando nas dificuldades dos alunos.

                 Todos os funcionários têm uma boa convivência um com outro e são todos muito dedicados em suas funções.  O planejamento da Escola é feito com base no referencial curricular do município e no Projeto Político Pedagógico- PPP, da instituição. É realizado um planejamento anual, dividido em meses e o professor faz sua adequação diária, conforme vai aplicando os conteúdos.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Nome da Escola: Paroquial São Vicente de Paulo

Diretor (a): Tânia Maria do Nascimento Duarte

Estagiário (a): Marisônia Machado dos Santos Dias

Professor Regente ou Supervisor de Campo: Rosaldina Sinhá de Sousa

Ano: 1°

Período:         Matutino        

Número de alunos: 25

Data: 23/03/2018

                     Às 7 horas na Escola Paroquial São Vicente de Paulo iniciou-se a aula com 25  alunos, a professora organizou os alunos em seus lugares e começou a aula com uma oração, logo após foi feita chamada corrigiu atividade para casa tirando as dúvidas dos alunos sobre o conteúdo e em seguida houve lanche e Recreio. Depois todos fizeram uma atividade de português sobre divisão silábica E todos foram liberados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (283.2 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com