TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INFO

Por:   •  27/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 13

FALC – FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUIBA

Aluna: Rúbia Mara Biassi

Informática na Educação: Um desafio à superar

   

Professor: Cesar Scatolin

Curso: Docência do Ensino Superior

Disciplina: Informática na Educação.

Carapicuiba

2013

Resumo

          Esta é uma breve  reflexão sobre o Estado como Formulador de políticas públicas e assim tentará abordar qual a estrutura desta organização e como se subdivide nas setores essenciais para um desenvolvimento geral. O trabalho é complexo para que possam adquirir os resultados e suprir as necessidades . O Estado é o poder que governa os setores de interesse público, aonde orienta e planeja e que define, julga necessária tais medidas . Ciente de vários acontecimentos que se estenderem por muitos anos mas sempre engajado a suprir a necessidade de todos os cidadãos .

          Verificamos quais mudanças ocorrem e quais necessidades o estado tem que estar preparado para que as políticas públicas sejam realizadas .

Citando assim os grupos de interesses: políticas de saúde, de educação e de assistência social no Brasil.

   

Sumário

Introdução............................................................................................04

Desenvolvimento.. ................................................................................05

Considerações Finais.............................................................................09

Referências Bibliográficas …..................................................................10

I

Introdução

          O Estado como formulador de políticas públicas pensamos o que poderia ser esse formulador. Será que se destina a todos funções essenciais  de uma gestão pública que podem ser por exemplo: saúde, educação e moradia . Cada qual com conjunto de órgãos ,autarquias, ministérios competentes em cada setor , além do processo de financiamento e gestão. A cada necessidade que o estado possui nos setores mencionados acima ele tem que proporcionar soluções para todas as necessidades que devem ser asseguradas pelos direitos e também deveres que é designado a cada um . Todas essa ações devem ser voltadas ao olhar coletivo e buscar aprimorar as técnicas para a execução das mesmas.

O Estado como formulador de políticas públicas.

             

        Quando nos deparamos com o tema  “O Estado como formulador de políticas públicas”, nos perguntamos será que está direcionado as funções sociais e educacionais? A resposta é sim é o órgão que formula como direcionar esses setores e como proceder nas mais diversas situações mas sempre em base dos direitos de cada cidadão.

        De acordo com Lamounier (s.d) a compreensão do significado das políticas públicas corresponde a um duplo esforço: de um lado entender a dimensão técnico administrativa que a compõe buscando verificar a eficiência e o resultado prático para a sociedade das políticas públicas; e de outro lado reconhecer que toda política pública é uma forma de intervenção nas relações sociais em que o processo decisório condiciona e é condicionado por interesses e expectativas sociais .

         Assim entendemos que o estado formulador de políticas públicas pode também intervir nas relações sociais aonde o seu interesse é preservado mas de uma forma conjunta e democrática .

          O Estado é um organismo no qual,há uma complexidade de atividades práticas e teóricas com que a classe dirigente justifica e mantém o seu domínio sobre os governados. Deve ser concebido como “educador”, pois pode criar um novo tipo ou nível de civilização e de cidadania. Além de provocar o desaparecimento de certos costumes e atitudes e de difundir outros( Sader,2005).

       Entende-se por políticas Públicas ações voltadas para os direitos sociais com compromisso, dedicação se direcionando em princípios de uma visão geral e com ações coletivas no espaço público, e requer planejamento e muito investimento.

Estes investimentos vem do cidadão por meio do pagamento do imposto , por isso quando falamos do investimento todos os cidadãos devem ter interesse, porque foi pelo pagamento de imposto que cada um fez que as ações são realizadas. Assim a atenção para cada investimento for direcionado é de suma importância para que tudo seja feito de forma lícita e legal.

         As políticas públicas são programas elaborados e planejados pelos governantes para suprir todas as necessidades e assim fornecer os benefícios para todos os cidadãos. O bem estar da sociedade deve ser garantido pelo Estado e assim deve formular políticas para que esses direitos sejam confirmados. Sabe-se também que Estado direciona as suas prioridades, porque a sociedade só interfere nestas prioridades por solicitações ou pedidos que são verificados pelo estado qual a sua importância e assim agir com as ações para as mesmas necessidades sejam supridas. Mas para atender a todos pois há uma grande diversidade, raça, etnia, língua, renda, profissão, religião, idade, ideias, valores e interesses. Assim o papel do estado e verificar quais decisões tomar para que haja a democracia em todos os casos.                

                Assim é formado grupos para que assim sejam cobrados e com resultados positivos.

             Assim os representantes dos cidadãos no governo são os políticos eleitos pelo povo, cada um com sua proposta e cada cidadão vota no que mais convém com a necessidade  de todos.

             Para solucionar os problemas que surgem no decorrer dos governos cada órgão é responsável para solucionar o mesmo. Todas as ações que são contidas no Governo tem que ser colocadas em práticas assim possuímos os órgãos federais que cobram tais ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com