TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA- 6° SEMESTRE

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Eixo temático: plano de aula

[pic 3]

                                                            Ariquemes

2014

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Eixo temático: plano de aula

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais E. F. reflexão e pesquisa,ensino de educação lingua portuguesa,endino de educaçao fisica escolar, seminario VI, estagio curricular obrigatorio II educação infantil.

Profs. Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.

Tutora eletrônica: Paula Priscila Marconi

Tutor de sala: Tatiane Patrícia Laquimia

                                                           Ariquemes

2014

Planejamento e plano de aula

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois eles nos ajudam na realização das atividades. Por isso, e mesmo  essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade educacional.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinjam os resultados no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, sem motivação fazendo que não consigam o interesse dos alunos pelos conteúdos tornando as aulas desestimulantes.

 O planejamento educacional e muito importante  no sentido de atingir os verdadeiros propósitos da educação do cidadão, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educação considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que os alunos vivem para que possam conhecer a realidade e assim buscando planejar algo que se trata da realidade de cada aluno, buscando sempre um educação de excelência.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino

O professor tem que buscar metodologias, que facilitam o aprendizado, através de livros, internet, revistas, vídeos, tudo que traga mais conhecimento para o aluno facilitando a forma de ser compreendido.

Nem sempre planejar quer dizer, que tudo vai sair como o previsto, mais facilita na hora de passar para os alunos, trazendo mais tranqüilidade para o professor.

O plano de aula é algo feito para facilitar e organizar toda ação que será ou não realizada para o professor se orientar. Nem sempre o que é planejado realmente cumprido devido ao contexto da aula e ao rumo que leva.

O plano de aula trás passo a passo o que vai ser trabalhado na aula do dia ou semanal ou anual.

Avaliação

A avaliação escolar é motivo muitas reflexões na área pedagógica, tornando-se uma discussão intensa e interminável entre pedagogos e gestores educacionais, cada um procuram mostrar a importância, que ela trás para o aprendizado. Hoje  situação vivida no sistema educacional, em termos de avaliação, ainda causa muitas preocupações visto que muitos  educadores ainda avaliam só da forma tradicional não inovando a sua forma de avaliar.

Há diversas metodologias de avaliação que podem ser empregadas na escola, dependendo do que o professor deseja avaliar. As formas de avaliação que,  atualmente, parecem ser mais freqüentemente empregadas nas escolas são a prova escrita, os trabalhos em grupo, a auto-avaliação a observação do  professor com o aluno, Porém, a prova escrita, já que essa parece ser, ainda, o principal instrumento de avaliação empregado pela maioria das escolas.

A avaliação escolar e muito importante para o professor, assim ele pode,ver se o que ele esta desempenado dentro de sala esta sendo aprendido, e verificar se as crianças estão com alguma dificuldade, assim ele pode verificar quais as crianças estão precisando de um reforço ou mudar sua metodologia. Isso vem para reforçar os objetivos da avaliação, refere-se melhor qualidade de ensino, o que demanda muito mais esforço. Porém, este e o maior objetivo para que os educadores, e que eles repensem sua prática e sigam novos rumos em direção a uma ação que tenha êxito, no sentido melhor suas praticas de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com