TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM EM CIRURGIAS GENITURINÁRIAS

Por:   •  28/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATA

DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Thiago Soares, Pedro João Beatriz Larissa e Rebeca Marieta

Assistência de Enfermagem nas cirurgias geniturinárias: Postectomia e vasectomia

TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM EM CIRURGIAS GENITURINÁRIAS: POSTECTOMIA E VASECTOMIA

TRABALHO APRESENTADO EM CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM

EM CENTRO CIRÚRGICO DO CURSO DE ENFERMAGEM

ORIENTADOR: TIAGO BARROS

BELÉM DO SÃO FRANCISCO

SETEMBRO DE 2022

1.3 Sumário

2. Introdução

A dificuldade de expor a glande peniana devido a não retratilidade total ou parcial do prepúcio é definida como postectomia. Essa condição que afeta crianças do sexo masculino conceitua-se como benigna (primaria ou fisiológica) ao nascimento, representando importante fator de proteção peniana, podendo resolver-se espontaneamente com o passar do tempo com a ajuda de secreção sebáceas locais e ereções fisiológicas, além de ser assintomática na maioria das vezes. Quando há tecido fibrótico local descreve-se a postectomia, pois normalmente decorre de presença de morbidade, como balanopostites de repetição, balanite xerótica obliterante ou trauma na região.

A vasectomia, segundo Smeltzer S.C, consiste no desligamento e ressecção parcial dos canais deferentes a impossibilitar a acesso dos espermatozoides sendo assim gerar a contracepção. Na cirurgia da vasectomia, Andrade, R. P et al fala que a intenção deste processo cirúrgico é impedir o caminho do espermatozoide impedindo seu contato com o líquidos espermáticos ejaculatórios produzidos posteriores ao lugar da secção na próstata, vesículas seminais e glândula bulbo uretral.

2.1 Objetivo

3. Metodologia

4. Referencial Teórico

4.1 Revisão anatômica e

fisiológica do sistema em questão;

Anatomicamente, o pênis é formado por tecido conjuntivo, pele fina, fáscia, vasos linfáticos e sanguíneos, corpo esponjoso – o qual contém a parte esponjosa da uretra – e corpos cavernosos onde o corpo esponjoso na parte distal peniana forma a glande do pênis. A postectomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizado no mundo, principalmente na população pediátrica. Assim como qualquer cirurgia, há indicações absolutas encontram-se as BXO, balanopostite de repetição, infecção do trato urinário de repetição e adolescentes sem resolução espontânea do quadro de fimose.

A vasectomia consiste no método cirúrgico contraceptivo de esterilização masculina, através da secção dos ductos deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos para as vias externas do sistema genital masculino.

4.2 Definição do procedimento

cirúrgico;

Postectomia é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, a fim de melhorar sua higiene íntima e o desempenho sexual. Também chama de cirurgia de fimose.

4.3 Indicações da cirurgia;

Para ser aceito no sistema público, o homem deve ter no mínimo 25 anos e dois filhos vivos. Vasectomia é um método definitivo para evitar gravidez, por isso normalmente é indicado a homens com casamento estável já com filhos.

4.4 Manifestações Clínicas;

A postectomia pode causar dor ao urinar, ardência, acumulo de secreções, inchaço e desconforto durante as relações sexuais. Quando ocorre a parafimose (condição na qual o prepúcio se retrai com dificuldade, mas não consegue voltar à sua posição normal) pode-se ter inchaço e aumento da glande, podendo ocorrer necrose da glande (devido a uma grande diminuição do suprimento sanguíneo para esta região do corpo).

As manifestações da vasectomia mais comuns são: dor na bolsa escrotal, pequenos hematomas ou mesmo infecção na incisão. A maioria das complicações são controladas com o repouso, anti-inflamatório e antibióticos.

4.5 Métodos diagnósticos;

A necessidade da postectomia é analisada por um urologista. É feito um exame clínico, analisando-se o volume de pele externa que há no pênis do paciente, confirmando o excesso de pele na região, o médico pode iniciar o tratamento cirúrgico.

4.6 Principais intervenções

cirúrgicas (Quando houver mais de uma técnica ou tipo de cirurgia);

- Diérese; (dividir, corta e separar) separação dos planos anatômicos ou tecidos para possibilitar a abordagem de um órgão ou região (cavitaria ou superfície), é o rompimento da continuidade dos tecidos.

- Hemostasia; processo pelo qual se previne, detém ou impede o sangramento. Pode ser feito por meio de; pinçamento de vasos, ligadura de vasos, eletrocoagulação e compressão.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com