TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRabalho individual

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE AULA

É importante que o professor perceba o processo de construção do planejamento e também, a sai execução como sendo um momento fundamental para sua prática, sobre essa questão LOCH (2006) nos esclarece que o planejamento é inerente ao fazer pedagógico, é o ato de concentração, de preparação para o ensinar-aprender, faz parte do nosso cotidiano e apresenta-se de diferentes formas. Para a autora o planejamento pode ser realizado solitariamente ou participadamente, em lugares, contextos e em tempos que variam desde aquele organizado e remunerado, até os espaços ínfimos de tempo: a madrugada, os sábados, feriados e domingos, quase nunca remunerados. LOCH (2006) ressalta que o ato de planejar e avaliar faz parte da mossa vida cotidiana desde as situações mais simples às mais complexas, nos caracterizam como seres que pensam sobre o que pretendem fazer e para isso utiliza-se de informações, na ação docente este ato se torna uma prática necessária.

Ao planejarmos uma aula é importante que alguns fatores estejam colocados em primeiro plano, como a realidade dos nossos educandos, suas necessidades, desejos articulados com a realidade social e cultural em que vivem. Como define Brandão:

Um tipo de educação que sonhe participar dentro e fora da sala de aula, da criação de pessoas capazes  de aprender a conhecer e a compreender por conta própria, mas umas através das outras. E sujeitos culturais aprendentes, que sejam capazes de integrar e participar dos círculos de vida social onde pessoas educadas para o exercício da cidadania produzam o tipo de mundo da vida cotidiana onde devem viver as pessoas cidadãs (BRANDÃO, 2002, P.175).

        Para Moraes (2007), o ato de planejar e avaliar faz parte da nossa vida cotidiana desde as situações mais simples às mais complexas, nos caracterizam como seres que pensam sobre o que pretendem fazer e para isso utilize-se de informações sobre fatos vividos no passado, no presente de uma forma de concentração necessária; para a autora, pensar o planejamento em EJA é pensar com os educandos a sua vida, suas necessidades, e redesenhá-la num processo conjunto em que o ver, o ouvir e o agir estão interligados, educandos jovens, adultos e idosos têm histórias individuais, sociais e coletivas que podem ser objeto de estudo dos mesmos, pois estão presos a conhecimentos que precisam ser sistematizados, desvelados e muitas vezes superados. Como indica Oliveira (2004), o trabalho de planejamento e organização do ensino na EJA tem um forte componente social, político e educacional, refletir sobre como estes jovens e adultos pensam e aprendem envolvem transitar por pelo menos três campos que contribuem para a definição de seu lugar social: a condição de não serem crianças (acima de 15 anos); a condição de excluídos da escola e a condição de membros de determinados grupos culturais.

        A escola voltada à EJA é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e um local de encontro de singularidades. Assim, podemos compreender que o planejamento e um ato fundamental tanto para a Educação Básica quanto para a EJA. Segundo Corazza (1995), o trabalho pedagógico com jovens e adultos, que necessitam ter voz e acreditar em si próprio, vai intervir no terreno social na medida em que as atividades, os conteúdos e a avaliação, propiciem recursos e ferramentas aos educandos para que tenham mais visibilidade social e para que considerem que seu destino não está selado, que sua história não está acabada: Não apenas a história individual, mas a coletiva, o autor conclui que é importante planejar, porque a ação pedagógica especialmente em EJA , é um forma de política cultural, exigindo por isto uma intervenção intencional que é, sem dúvida, de ordem ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com