TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa de curriculo e planejamento

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são as relações da Base Nacional Curricular Comum e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, no que diz respeito à concepção de criança, currículo e instituição de educação infantil?

A proposição de uma BNCC se da a partir do marco legal consolidado na Constituição Federal, na LDB, nas DCNEI e no PNE, o qual explicita posições e situam noções importantes para a elaboração desse documento. Na Educação Infantil, a Base procura consolidar as conquistas das Diretrizes, enfocando direitos fundamentais de aprendizagem e

desenvolvimento, tendo em vista a equidade entre as crianças brasileiras e a garantia do direito a cidadania. Apartir da LDB foi garantido recursos e mudanças para a educação infantil, a base curricular de 1998 não pode ir contra a constituição 1998pois ela amplia as diretrizes e fala da parte pedagógica como PPP e questões estéticas que estão previstas na constituição e na LDB. A mesma vem propor e detalhar o que a constituição propôs e a diretriz vem legitimar,possibilitar na prática o que a lei previa apartir desses documentos .A educação infantil pode ser repensada no país e avançar como concepção de criança de ensinar o que é escola,O que é criança e o que ensina,com isso possibilitou mais abertura de uma formação melhor de professor apartir dessas novas perspectivas dos anos de 1990.

A psicologia que apoiava e embasava a educação não era mais do comportamento, ou seja, a pedagogia do grito, da opressão e da disciplina, essa lógica foi deixada pra traz desde a constituição, Mas na prática por volta dos anos 1990, apartir daí veio a pedagogia do desenvolvimento biológico natural e na parte social um ser de direito, na parte biológica segue um padrão com pesquisas da psicogenética e tem a contribuição de Jean Piaget, Henry Wallon e entre outros. A base curricular vem pra consolidar e garantir isso e esta em comum com as diretrizes e elas tem em comum a diretriz da educação infantil, ou seja, garantia do direito da criança, garantia da qualidade de ensino e a formação de professores. A aprendizagem da criança ocorre com a experimentação, vivencia e o ato de brincar, Pois o ato de brincar explora a maneira lúdica. Tanto a base curricular comum quanto as diretrizes ambas colocam que o currículo é uma construção da escola, é uma construção em cima das vivencias das crianças, das realidades de vida de cada uma, de experiência cultural, ou seja, currículo é uma construção democrática.

Cabem, ainda, as instituições de Educação Infantil, prover subsídios para pensar formas de acompanhamento e de avaliação do trabalho com as crianças no que se refere ao que foi aqui exposto. Vale destacar que essas condições, necessárias ao trabalho pedagógico com as crianças, so serão possíveis se houver incentivos para a formação inicial e continuada de qualidade, especifica para os professores dessa primeira etapa da Educação Básica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Base Nacional Comum Curricular 2ª Versão da Revista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com