TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc ludico

Por:   •  8/12/2015  •  Monografia  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ELZA MARIA MORENO

LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇAO

                                                          PERUÍBE

2012

IDENTIFICAÇÃO

Aluno: Elza Maria Moreno - RU 573250 - Turma 2010/05 – Telesala Peruibe/SP

Tutor responsável: Cristina Maria Waepge Pires de Godoy

           

1. TEMA

Este trabalho aborda a “ludicidade” no processo de alfabetização.

1.2 PROBLEMA

 

 Qual a importância da ludicidade como método de ensino-aprendizagem?   Como utilizar o lúdico para envolver o educando no processo de alfabetização de forma significativa? Quais os desafios que o professor encontra para desenvolver atividades lúdicas no processo de alfabetização?

1.3.        OBJETIVO

1.3.1 Objetivo Geral

        

∙        Demonstrar a importância das atividades lúdicas na alfabetização e analisar suas contribuições dentro da pedagogia.

1.3.2 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos a serem alcançados no presente estudo são:

1. Estudar um método adequado para desenvolver a ludicidade como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem, tendo os autores como Vygotsky (1984), Piaget (1978) e Antunes (1998) como base da pesquisa articulado ao estudo de caso.

2. Refletir sobre as dificuldades encontradas pelo professor diante da utilização dos jogos e brincadeiras em sala de aula.

3.Verificar como a ludicidade pode auxiliar no processo de alfabetização da criança;

4.Identificar se através do lúdico há possibilidade de desenvolver um processo de avaliação significativa.

1.4. JUSTIFICATIVA

“A educação lúdica contribui e influência na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio”. (Almeida 1995, p.41)

A ludicidade possibilita lidar com as emoções e concentrações, favorecem a autonomia e a aprendizagem, desenvolve o senso cultural e expressivo da criança e estabelece relações na maneira de pensar, facilitando a alfabetização. Portanto é necessário compreender a importância da ludicidade e suas implicações para organizar o processo educativo de modo mais positivo, contribuindo para o desenvolvimento da criança.

Ao brincar, a criança vivencia na realidade todas as atividades executadas naquele momento e acaba descobrindo e explorando, através do físico e do mental, resultando num sentimento de liberdade e satisfação no que presencia. Dessa forma, os conceitos são formados e a verdadeira aprendizagem faz-se a revelar no seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, e principalmente na relação com o mundo em que a criança vive. 

 “A criança, por meio da brincadeira, reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo seu próprio pensamento. A linguagem tem importante papel no desenvolvimento cognitivo da criança à medida que sistematiza suas experiências e ainda colabora na organização dos processos em andamento”.( Vygotsky 1984, p.97)

Tanto para Vygotsky (1984) como para Piaget (1975), o desenvolvimento não é linear, mas evolutivo e, nesse trajeto, a transformação acontece. O brincar e o jogar geram um espaço para pensar e aprender. Uma vez que a criança brinca, desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento e constitui o seu pensamento, avança no raciocínio, estabelece contatos sociais, compreende o meio em que vive, satisfaz seus desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade.

Através do brincar a criança constrói a escrita, a leitura e a matemática, adquirindo conhecimentos em outros campos através da experimentação e vivência. Segundo Fortuna (2000).

Na característica dos resultados obtidos nos jogos e brincadeiras, na qual implica na ação mental, chega-se à conclusão que esse desenvolvimento facilitará na leitura e na produção da escrita da criança, podendo auxiliar professores que buscam em sua prática um método diferenciado do tradicional, para estimular os educandos no processo de alfabetização.

Este projeto busca através de análise em teorias dos pensadores e estudo de caso (dados obtidos a partir de entrevista com professores do primeiro ano do ensino fundamental), respostas para desenvolver métodos lúdicos que resultem na alfabetização dos alunos, sabendo que é de fundamental importância.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

ANTUNES, Celso. Jogos para Estimulação das Múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.


FORTUNA, T. R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos, brincadeiras e educação. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.


MEC, Portal.
O dia a dia do seu filho. Disponível em:  Acesso em 29/05/2012 às 22h10min

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PLANETA EDUCAÇÃO. Um mundo de serviços para escola. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com