TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Aprendizagem E Bases Metodológicas Na Formação

Por:   •  12/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

  • FP101 – Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação

Trabalho conv. ordinária

Trabalho

Nome e sobrenome do estudante: MaraisaMiotto

Marciana Miotto

WilsonStaub

Grupo: 2022-38

Data: 21/08/2022

Formação Docente Interativa Para Uma Nova Realidade Tecnológica

Índice

1 Os objetivos da ação formativa.................................................03

2 O modelo de formação do professorado. .................................03

3 Os tipos de modalidades formativas..........................................04

4 Os conteúdos da formação...................... .................................05

5 A duração da ação da formativa................................................05

6 Bibliografia..................................................................................05


  1. Os objetivos da ação formativa.

A oferta de formação continuada para professores deve ser prioridade em qualquer sistema educacional, tendo em vista a dinâmica da sociedade, em seus diversos setores e a pluralidade de práticas existentes. O educador contemporâneo está à frente de diversos dilemas e desafios que tornam o processo de ensino aprendizagem cada vez mais desafiador.

A intenção é apresentar uma proposta formativa que priorize a reflexão em torno práticas pedagógicas bem sucedidas, que promova a cooperação entre os profissionais da educação envolvidos, que busque dar uma resposta aos anseios e angustias dos professores e os conecte de tal forma a se libertarem de práticas individualistas, tornando os sujeitos colaborativos e proativos.

Proporcionar aos atores envolvidos no processo formativo atividades que promovam a reflexão sobre o que é pontualmente importante para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que auxiliem no desempenho de ações e na realização de atividades adequadas ao contexto educacional em que irão atuar

Pretendemos também estimular a troca experiências, pois cada professor tem em sua trajetória e carrega consigo a construção de uma metodologia que possibilita tornar o processo ensino aprendizagem avaliação mais rico em determinadas áreas do conhecimento.

A ação formativa deve contemplar a apropriação de técnicas e ferramentas de TI, para que em suas aulas o professor possa utilizar de todos os meios e recursos disponíveis para diversificar e dinamizar suas práticas pedagógicas. Essa nova realidade tecnológica favorece uma mudança de hábitos e comportamentos na prática docente, permitindo processos dinâmicos de formação em rede. Essa nova forma de atuação didática deve ser estimulada e incorporada pelos docentes, que dessa forma irão atuar com fluência digital, terão sua ação didática mediada, o que irá melhorar a qualidade do ensino ofertado a rede em que atuam.

  1. O modelo de formação do professorado.

Na atualidade o trabalho docente tem como característica exigir do profissional habilidades e atitudes específicas para dar conta de um contexto tão heterogéneo como o encontrado nas instituições de ensino, nesse contexto a formação continuada é o mecanismo que se mostra apropriado para uma docência eficaz e contextualizada. Nesse contexto pretendemos sugerir um modelo de formação que oferte ao professor uma reflexão profunda sobre a sua prática educativa e que permita a resolução dos problemas encontrados em suas práticas diárias através de um processo colaborativo que envolva a troca de saberes entre os atores do processo e que seja capaz de transformar sua práxis educativa.

Entendemos a formação continuada como um processo de mudança de paradigmas em que é fundamental a colaboração e a interação entre os sujeitos interessados em resinificar competências e saberes que surgem em decorrência das novas demandas do contexto educacional. Um modelo de formação a ser adotado deve partir do princípio de que o professor ao analisar sua prática seja capaz de criar e desenvolver mudanças tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativos. Que ele encontre em sua formação a possibilidade de reconhecer suas potencialidades e desafios na prática educativa.

O modelo a ser adotado deve favorecer a interação e a reflexão, onde a formação acontece entre seus pares e a aprendizagem ocorre de forma colaborativa e cooperativa. Deseja se por meio desta modalidade de formação a resolução dos problemas e angustias comuns ao cotidiano de trabalho dos atores envolvidos. O espaço escolar se constitui no ambiente adequado para a aplicação de métodos e estratégias elencadas, entende - se que é através da interação entre educadores e educandos que ocorre a verdadeira construção de saberes e que torna as práticas mais significativas tanto para a formação intelectual quanto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (414.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com