TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Aprendizagem E Bases Metodológicas Na Formação

Por:   •  4/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

TRABALHO DA DISCIPLINA:

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E BASES METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO (TABMF) 

Nomes

Grupo 002

Data: 20/11/2022

PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE:

AS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO

Índice

1 Os objetivos da ação formativa.....................................................................03

2 O modelo de formação do professorado. .....................................................04

3 Os tipos de modalidades formativas.............................................................04

4 Os conteúdos da formação...................... ....................................................05

5 A duração da ação da formativa...................................................................06

6 Bibliografia.....................................................................................................07


  1. Os objetivos da ação formativa.

Proporcionar uma formação continuada aos professores da faculdade de Física e Química, que possuemnecessidade de aperfeiçoamento e atualização relacionada as inovações tecnológicas, pois nos últimos anos a educação ganhou um novo olhar, haja vista que na vida contemporânea os docentes tiveram que se adequar às novas tecnologias e um novo método de ensinar.

Neste contexto, os programas de formação continuada têm como objetivo preparar o professor para a prática em sala de aula, uma vez que o professor deixou de ser o detentor do conhecimento, e passou a ser um intermediador, um facilitador de conhecimento, onde se troca experiências de aprendizagem com os alunos.Nessa concepção o uso de novas metodologias e TICssão vistas como ferramentas na formação didática. “[...] as TICS são uma ferramenta didática e pedagógica, as quais favorecem o processo de aprendizagem, caso seja utilizada de forma eficiente e consciente, portanto, cabe ao professor o papel de interventor, isto é, orientar e mediar as situações de aprendizagem para que ocorra a apropriação do conhecimento” (Matos, 2020, p.4).

Neste certame, os avanços das tecnologias no século XXI passaram a se fazer presentes em sala de aula, sendo assim, a formação continuada tem como objetivo suprir a deficiência da formação tradicional e prática pedagógica que está em constante mudança. “[...] exigindo ao professor novas competências, oparadigma do déficit coloca a formação continuada como um mecanismo de aprofundamento dos conhecimentos necessários à docência”. (Ferreira e Santos, 2016, p.11)

1.1 Objetivo Geral

Possibilitar aos professores da Universidade Xuma formação continuada, por meio de um aprendizado significativo, através do uso das tecnologias da educação, proporcionando-os uma atuação profissional e preparo de acordo com as exigencias do campo educacional.  

1.2 -Objetivos específicos

  • Estabelecer uma formação continuada de acordo com as necessidades dos professoress em relação às tecnologias da informação e comunicação (TICs);
  • Trazer inovação e preparo aos docentes/com o uso de equipamentos tecnológicos em sala de aula;
  • Compreender a importancia das tecnologias educacionaisdentro da sala de aula;
  • Trazer o conhecimento do uso de tecnologías para uma aprendizagem significativa;
  • Estabelecer a relação entre: aluno profesor e tecnologias.

  1. O modelo de formação do professorado.

Considerando o contexto da proposta, sugerimos um modelo de formação continuada, por meio das tecnologias e metdodologias ativas.Neste entendimiento, observamos que somente oito (08) professores têm formação específica em didáticae eles poderão coloborar com os demais colegas docentes no aspecto de formação continuada e o uso de novas tecnologias. Fraga (2013, p. 10) “[...] Essa formação não abrange apenas o professor, mas também incluioutros profissionais da educação, como os diretores, os orientadores educacionais, os supervisores pedagógicos, os administradores escolares”.

Atualmente as TICs fazem parte da realidade da sala de aula, independente do nível de ensino, e somente a formação centrada na teoría não é suficiente para acompanhar os desafíos e mudanças que estão ocorrendo na forma de ensinar.A teoría e prática são pilares que devem estar em equilibrio constante e é sabido que nos cursos de formação de profesores o conhecimento é centrado na teoria e pouca prática, em vista disso, a formação continuada é de suma importância.

  1. Os tipos de modalidades formativas.

Partindo-se do pressuposto que os professores não têm formação específica em didática,os tipos de modalidades formativas serãoa criação de uma nova realidade de ensinar, adequando-os atualidade, ou seja, o objetivo da formação continuada através da aprendizagem e o uso das tecnologias, irá proporcionaraos docentes aprática em sala de aula. A consctrução do saber pedagógico é importanete, e essa formação continuada é necessária, pois visa capacitar os professores adquando à prática pedagógoca.

As novas tecnologias trouxeram novas metodologias ativas e forma de ensinar e aprender. Neste entendimento, o professor passou a ser um facilitador e mediador no processso de esino e aprendizagem, enquanto os alunos deixaram deser apenas ouvintes e passaram a participar interagindo durante a aula. Portanto, as tecnologias se fazempresentes no ensino e o professor precisa repensar e aprimorar com a realidade acadêmica.

  1. Os conteúdos da formação.

Os conteúdos para esta formação devem estar relacionados com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista a necessidade de atualização e aprendizado no intuito de construir a prática pedagógoca em sala de aula. Neste contexto, proporcionar aos docentes sair do modelo tradicional baseado em teoria e vivenciar a prática com o uso de tecnologias em sala de aula e fora dela, dentre as tecnologias: Lousa interativa, uso de Google Meet, Zoom, Celular; Tablet; Computador;Televisão; Impressora com scanner;YouTube; Câmera fotográfica; E-mails, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (543.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com