TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Aprendizagem e Bases Metodológicas na Formação

Por:   •  10/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

2- O cognitivo e o construtivismo, pois é a nossa base do ensino, embora já se apresentem novas abordagens, como também o conectivismo, que agrega os elementos do nosso cotidiano, como também a tecnologia ao processo de aprendizagem.  Cada teoria pertence a um contexto sócio-histórico e cultural, rege as ações formativas, sendo possível perceber dentro do mesmo contexto sócio-históricos visões e enfoque sobre aprendizagem, levando em consideração que o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno sempre virão como prioridade.

3-Busca-me no presente trabalho refletir acerca dos aspectos históricos das teorias do currículo. A relevância dessa discussão é extremamente importante na análise do currículo e da prática social desempenhada pelo mesmo, dado ao fato de que currículo faz parte integrante do dia a dia das escolas e das instituições da educação superior, e exercerá diretamente ou indiretamente sua influência nos sujeitos da sociedade em geral. O problema que orientou a reflexão buscou elucidar a seguinte questão: como a estrutura curricular influencia e determina a visão e de sociedade dos sujeitos que estão inseridos nessa estrutura. E o objetivo dessa reflexão é fazer uma análise dos aspectos históricos do currículo, ou seja, como em determinados períodos históricos o currículo foi concebido e como foram influenciados pelas dimensões econômicas e culturais da sociedade. A análise se baseou em elementos teórico-metodológicos proveniente da pesquisa. Na discussão são contemplados os aspectos tradicionais, críticos e pós-críticos do currículo, em consonância com os estudos elaborada por: Eyng (2007, 2013,2015), Gomes (2008), Sacristan (2000, 2013) e Silva (2009). A compreensão das teorias sobre o currículo é extremamente necessária, pois a partir dessa compreensão que poderemos perceber quais as construções históricas que o currículo vivenciou e como essas estruturas influenciaram na construção da Educação. Em suas considerações finais conclui-se que por intermédio da análise dos aspectos históricos das teorias do currículo, podemos indagar como as relações de poder interferem na constituição do currículo escolar, e se esse currículo acolhe ou exclui quem dele participa. Desta maneira, a compreensão acerca das teorias históricas do currículo é indispensável, pois por meio dessa compreensão perceberemos quais são os valores e hábitos que nossos currículos induzem e perpetuam. E somente a partir dessa reflexão poderemos elaborar currículos verdadeiramente inclusivos.

4- Avaliação diagnóstica- serve para avaliar se o aluno sabe ou não, nortea o que e como ensinar o professor passará mais tempo ensinando as habilidades nas quais seus alunos enfrentam mais dificuldades de acordo com os resultados da avaliação diagnóstica.

Avaliação somativa é utilizada como forma de controle no final do ano ou do curso para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral. Ela é semelhante à avaliação comparativa, mas abrange tudo que os alunos aprenderam ao longo do

: A competência emocional é a parte é a que permite algo docente controlar seu estresse, regular suas expectativas e lidar com os constantes exigências da sociedade, sobre o seu trabalho que salvo em pouquíssimos contexto, exige muito mais o docente do que Ele oferece. Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com