TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação

Por:   •  6/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FP101 – Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação

Trabalho conv. ordinária

Trabalho

Nome e sobrenome do estudante: Thiago Benevenutti Suave

Grupo: 2022-02

Data: 27/03/2022

FORMAÇÃO CONTINUADA - TECNOLOGIAS COMO O MEIO

Índice

1 Os objetivos da ação formativa...................................................................................... 03

2 O modelo de formação do professorado. ...................................................................... 04

3 Os tipos de modalidades formativas.............................................................................. 04

4 Os conteúdos da formação...................... ..................................................................... 05

5 A duração da ação da formativa.................................................................................... 06

6 Bibliografia...................................................................................................................... 07


  1. Os objetivos da ação formativa.

Um dos grandes desafios para o século XXI é construir uma relação das tecnologias com o espaço de ensino, repensar a disposição das cadeiras de ensino, precisamos sair de nossas realidades para compreender a realidade do acadêmico. De acordo com Ferreira e Santos (2016)

Sob a concepção de que a formação continuada deve suprir deficiências da formação inicial ou que a prática pedagógica está em constante mudança, exigindo ao professor novas competências, o paradigma do déficit coloca a formação continuada como um mecanismo de aprofundamento dos conhecimentos necessários à docência. (Ferreira e Santos, 2016, p.11)

Ao se refletir sobre a educação se faz necessário compreender que a mesma se encontra em constante mudança não podemos pensar em formação para professores uma única vez e com isso reaplicar pel aá-l eternidade o que era necessário para os professores no ano passado esse ano pode ser obsoleto, para se definir um formação ao professores precisamos compreender o que os mesmo estão precisando dentro de sua atuação profissional.

A contemporaneidade mostra a reflexão de uma mudança no banco universitário não podemos formar em bloco não temos uma fórmula de formação de todos num padrão uma vez que o ser humano carrega suas individualidades para dentro da sua formação profissional (kensi)

Para tanto a inserção e manutenção das tecnologias da educação dentro de nossas práticas pedagógicas se torna cada vez mais essencial, com isso se abre a porta da criação de uma formação continuada para o ano de 2022 buscando a construção de novos saberes sobre as tecnologias da educação e sua inserção do espaço da sala de aula.

Objetivo Geral

Possibilitar a formação continuada dos profissionais da Universidade X sobre as tecnologias da educação trazendo um maior significado em sua atuação profissional e institucional buscando o desenvolvimento do projeto pedagógico dos cursos de forma afirmativa.

Objetivos específicos

  • Estabelecer um debate sobre as necessidades dos docentes em relação às tecnologias educacionais.
  • Trazer saberes/equipamentos da extensão e da pesquisa para o espaço da graduação.
  • Compreender o que é tecnologia educacional e sua função dentro da sala de aula.
  • Compreender e conhecer aplicativos e multimídias para uso em sala.
  • Estabelecer a relação entre tecnologias e metodologias ativas.

        

  1. O modelo de formação do professorado.

Podemos observar que durante a formação acadêmica do profissional a forma utilizada é muito de escuta, observação e análise do que uma preparação dos desafios existentes hoje em sala de aula. A uma formação centrada na teoria é muito pouca a prática que seria proporcionada num tempo maior de estágios supervisionados.

É de suma importância que exista um equilíbrio constante entre teoria e prática, para que possamos atingir o objetivo proposto, ou seja para que se compete a formação docente. Segundo Imbernón (2010) “[...] há muita formação e pouca mudança. Talvez seja porque ainda predominam políticas e formadores que praticam com afinco e entusiasmo.”

Quando desafiados na realidade da sala de aula podemos perceber que os educadores perpetuam os métodos mais tradicionais vivenciados por ele na sua formação acadêmica pedagógica.

O professor enquanto interlocutor cria e estimula as condições necessárias para o aluno ser um ser crítico na sociedade  consciente dos seus direitos e deveres, ou seja o professor assume um papel importante na mediação do conhecimento e do aluno como ser.

Desta forma o aluno passa a construir seu próprio conhecimento e saber, aprimorando assim suas as vivências e sendo capaz de transformar suas realidade. É necessário que a formação do professor seja remodelada e por que não dizer transformada para construir uma nova forma de educação. Partindo desse olhar se faz necessário da construção de uma formação no modelo hermenêutico-reflexivo buscando métodos e meios para complementar a atuação do professor dentro do espaço educacional.

        

  1. Os tipos de modalidades formativas.

        

        Existem várias possibilidades de modelos e modalidades formativos partindo da realidade dos professores da Universidade X do curso de Física e Química e da demanda apresentada, devemos pensar em uma formação pensando em uma criação de uma nova realidade organizacional definindo de onde a para onde precisamos ir, caminhar para o novo.

        Definindo os parâmetros e as direções dos cursos, esse primeiro curso de formação vem fomentar as necessidades pedagógicas da instituição e dos docentes, mas à frente se faz necessário caminhar para outras potencialidades. A construção de um caminhar pedagógico não único mas desenhado pensando nos estudantes é fundamental, cada professor pode buscar novos meios e possibilidades dentro da sua prática pedagógica mais não precisa ser todos iguais, os estudantes necessitam experimentar vivências pedagógicas diferentes para que possam ter uma construção além da formação específica da disciplina desenvolvida pelo professor, o ensino indireto faz parte da formação das pessoas é essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (362.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com