TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias pedagogicas

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A escola e consequentemente o professor tem um papel muito importante na formação do individuo, trabalhando com diversas classes sociais, etnias e culturas diferentes. Cabe a estes, realizar atividades e ter condições e entendimento suficiente para avaliar e criar métodos que possam ajudar os alunos a criarem/configurarem diferentes concepções de homem e de sociedade. Para isso o professor deve preparar e organizar bem suas matérias e suas técnicas de ensino e ao mesmo tempo saber avaliar as dificuldades por meio de feedbacks e conversas gerais com os alunos em sala.

Este trabalho é uma forma de entender a pratica docente entrelaçadas nas variadas tendências educacionais que existem. Através dos conteúdos estudados em sala de aula e de pesquisas realizadas, esse trabalho apresenta um questionamento individual a um professor do ensino fundamental que esclarece parte das metodologias e tendências utilizadas atualmente em sala de aula para desenvolvimento de atividades de leitura e escrita.
Será apresentada A pratica educacional utilizada pela professora e como ela se aplica nos dias atuais e quais os pontos fracos e fortes e também como ela influencia a aprendizagem dos discentes.

As questões aplicadas a este professor terão o objetivo de avaliar o conhecimento das definições de ensino e como este professor observa e reage às dificuldades individuais e de grupos na sala de aula. Com estas questões também poderemos observar a evolução e conhecimento de conceitos pedagógicos que este professor apresenta e se condizem com o que entendemos como a melhor forma de lidar com as eventuais atividades e dificuldades encontradas em sala de aula.

Um dos agravantes que ocorrem entre os profissionais da educação é que muitas vezes os professores se perdem em meio a tantas tendências e ao mesmo tempo tendo que conseguir atender a todas demandas de produtividade do sistema de ensino Brasileiro, o docente acaba se perdendo e colocando em pratica o ensino tradicional focando apenas em ensinar o que lhes é atribuído e o aluno acaba passando como mero receptor de conteúdos, desta forma a escola Brasileira tem andando se confrontando com todas teorias metodológicas e a condições insuficientes do sistema.

Através da pesquisa de campo realizada foi possível observar como realmente acontecem todos esses emaranhamentos nas praticas do docente, podendo apontar que em diversos casos o professor tem uma visão teórica que acaba caindo por terra na pratica cotidiana, além disso, também há confusão entre o que o professor pensa e a pratica, o professor que “segue” uma metodologia libertaria e ao explicar sua pratica descreve uma pratica tradicional apontando conceitos da libertaria. Esta confusão ocorre pela falta de aprofundamento dos doentes e também pelo excesso de exigências que se tem do sistema que acaba privando os professores nas praticas.

A professora entrevista apresenta uma pratica pedagógica com alguns aspectos da pedagogia liberal, que tem como um dos objetivos desenvolver indivíduos para o desempenho de papeis sociais, aplicando-se de maneira conservadora visa ensinar valores e normas vigentes na sociedade de classes.

Esta tendência também é mais conhecida como tradicional (uma das tendências mais aplicadas no Brasil) ,    


  1. pESQUISA DE CAMPO

  1. Caracterização do perfil do professor

  1. Idade: 35 anos
  2. Formação: pedagogia
  3. Formação complementar (especialização/área)
  4. Tempo de atuação no ensino: 5 anos
  5. Jornada de trabalho semanal: 33 horas
  6. Nível de atuação: primeiro ano ensino fundamental
  1. Caracterização pedagógica do professor 

  1. O que é ensinar?

Em minha opinião ensinar é o processo de ensino/ aprendizagem que utilizamos em meio aos recursos pedagógicos para desenvolver as habilidades e competências de "nossos alunos" tanto na leitura quanto na escrita dos mesmos

  1. Como você ensina?

Eu ensino fazendo uso de alguns recursos pedagógicos como livros, apostilas, revistas, recortes de jornais, pesquisa na internet, seminários e etc.

  1. O que é aprender?

É o momento em que o aluno consegue mobilizar todos as informações no processo de ensino/ aprendizagem e coloca em pratica o que assimilou demonstrando assim o que aprendeu.

  1. O que é avaliar?

Acredito que seja aquele momento em que tenho que mensurar por meio de prova seja ela alternativa ou questões objetivas o processo de ensino/aprendizagem para diagnosticar o quanto o aluno aprendeu.

  1. Para que você avalia? 

Acredito que para saber se realmente o meu aluno atingiu os objetivos predeterminados no processo de ensino aprendizagem.

  1. Como você avalia seus alunos?

Avalio os meus alunos por meio das atividades propostas em sala de aula seja elas da apostila ou do livro. Sendo assim uma avaliação contínua.

  1. Você atribui feedbacks aos seus alunos? De que forma?

Sim, juntamente com eles vou corrigindo as questões para eles perceberem onde erraram. 


  1. DESENVOLVIMENTO

A escola como formadora de pessoas tem um papel fundamental na sociedade, para o bom desenvolvimento do trabalho no âmbito escolar, a instituição tem de conseguir cumprir todas suas funções que muitas vezes não se encaixam apenas nas condições “pedagógicas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com