TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Assistida por animais na sala de aula

Por:   •  15/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO - 7130

CURSO – PEDAGOGIA

2° Semestre

Erika Gabriel Paes – RA 1804540649

Marilda Vieira Carvalho – RA 1051454961

Maria Aparecida Da Silva De Assis– RA 1045327689

DESAFIO PROFISSIONAL

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO

Atividade entregue como requisito para conclusão das disciplinas norteadoras “Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem,  Redes Sociais e Comunicação”,sob orientação da professora-tutora  Arley Marinho de Andrade.

Goiânia/GO

Agosto/2015.

[pic 2]

Introdução

      Terapia assistida por animais é uma pratica com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, objetivando promover a melhoria social, emocional, física e de aprendizado.

 

     A inserção dos animais na escola representa contribuições significativas no ensino e na qualidade de vida das crianças, com ou sem necessidades especiais.

     

    Essa terapia parte do principio de que o amor e a amizade que podem surgir entre os seres humanos e animais geram inúmeros benefícios. Os animais sempre estiveram próximos do homem participando de atividades de caça, locomoção, pastoreio, guarda companhia e tantas outras. Ao longo da historia da humanidade, a domesticação de algumas espécies transformou tanto os animais quanto os hábitos e o estilo de vida das pessoas.

 

[pic 3]Desenvolvimento

Passo 1

DA

www.g1.globo.com/sp/bauru

Objetivos da terapia assistida por animais:

A prefeitura realiza o projeto de zooterapia onde as crianças desenvolvem habilidades à partir da relação com os cavalos; o trabalho beneficia principalmente aqueles que possuem dificuldades de aprendizagem, hiperatividades, problemas de comportamento, ente outras. São utilizados exercícios que desenvolvem habilidades como memoria, percepção e atenção.

Principais comentários dos internautas em relação á terapia assistida por animais:

Segundo Regina, uma mãe de um aluno, seu filho melhorou muito, está mais Tranquilo e tem apego pelos bichos, ele tem problemas em se fixar em um lugar ou em coisa e terminá-la, mas já melhorou bastante.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais        

A instrutora Maria Gabriela diz que o projeto é um diferencial na vida das crianças, entre os benefícios está a melhoria da autoestima, autoconfiança, limites, concentração e coordenação motora. Os animais selecionados passam por uma avaliação de saúde antes de interagir com as crianças, sendo assim os pais podem ficar despreocupados.

Passo 2

Mapeamento do perfil da turma

Escola Municipal Leopoldo Moreira

2°serie

Números de alunos:

25

Meninos:

10

Meninas:

15

As meninas em geral são tranquilas e bem espertas, os meninos são mais agitados. Entre os meninos existem 2, onde um apresenta dificuldades em seguir regras e outro é hiperativo, e ainda 1 menina com problemas de aprendizagem. Os mesmos acabam por atrapalhar a aula exigindo atenção dobrada do professor e consequentemente comprometem o desenvolvimento da turma.

[pic 4] 

   

Passo 3

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

   

     Marcos Vinicius é um gordinho de 7 anos e meio,  muito esperto e inteligente, porém tem sérios problemas de comportamento, tem dificuldades de seguir regras e apresenta uma certa agressividade para com os colegas.

   

João Vitor uma criança com pouco mais de 7 anos, é hiperativo, e como todo hiperativo é desatento e muito agitado, não consegue prestar atenção na explicação do conteúdo.

 

[pic 5]

[pic 6]Passo 4

Mapeamento das dificuldades de aprendizagem individuais

     Maria Clara é uma garotinha linda e cativante, com um pouco mais de 7 anos e meio, tem uma certa dificuldade em juntar as letrinhas para formar uma palavra, não consegue se concentrar na aula e com isso seu processo de aprendizagem fica comprometido.  

[pic 7]Passo 5

Implementação do projeto

     O cão foi o animal escolhido para atuar como fator de inclusão e facilitar no processo de ensino aprendizagem dos alunos com problemas educativos, pois os cães são facilmente adestrados, além de serem dóceis e possuírem confiança e domínio.

Certamente, o relacionamento entre a criança e o animal também pode gerar algumas dificuldades, riscos de alguns ferimentos ou transmissão de doenças, mas geralmente os benefícios ainda superam essas desvantagens. Os cães permitem diversas brincadeiras e despertam atenção e afeto das crianças, o relacionamento entre a criança e o animal é beneficente para vários aspectos da vida social, afetiva e intelectual da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (601.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com