TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sobre Desigualdades

Por:   •  18/2/2020  •  Ensaio  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Texto de Libaneo (2012)

Dualismo perverso – escola de conhecimento para os ricos e escola de acolhimento social para os pobres.

Argumenta que esse dualismo acentuou cada vez mais as desigualdades sociais, as quais têm origem a partir dos anos de 1980, com as reformas educativas na Inglaterra, em especial no contexto das políticas neoliberais. A composição desse cenário pode ser lida mediante uma agenda de constantes acordos internacionais, tais como: Conferência Mundial de Educação para Todos – realizada na Jontiem, na Taílândia (1990), a inserção do Banco Mundial entre outros organismos Internacionais.

Com base nessa conjuntura, destaca-se que a escola dualista representa conforme Libâneo (2012) substantivos aspectos para pensar o declínio da escola pública, bem como a qualidade da escola.

Estabelece um diálogo envolvendo os professores acerca dos seus objetivos e os fins da escola pública.

Constata-se a presenta de contradições mal resolvida entre a dimensão da quantidade versus qualidade em termos do direito à escola. Convida olhar os aspectos pedagógicos e aspectos socioculturais, o que nos faz perceber que a relação desenvolvida em ambos pode ser reveladora de questões esclarecedora na efetivação do direito à educação.

A autor afirma que a escola para o conhecimento é também uma escola para missões sociais. No que tange a qualidade do ensino, esta requer uma compreensão ancorada em diferentes leituras.

No decorre das discussões, observa-se que o funcionamento interior das escolas – das políticas educacionais, sofre influência das políticas internacionais em diversas áreas da educação. Internamente, constata-se uma crise em função do papel socializador da escola. Por outro lado, é preciso perceber que a instituição escolar concorrem com outras instituições de socialização, como “ as mídias, o mercado cultural, o consumo e os grupos de referência [...] (LIBÂNEO, 2012, p. 16).

A discussão aponta a necessidade de olhar para os fatores intra-escolar na hipótese de que estes estariam influenciando negativamente na qualidade da aprendizagem.

No que tange a análise sobre a Declaração de Jontiem – evidencia desdobramento que está em consonância com os organismos internacionais. Com isso, constatam-se crítica acerca do caráter economicista posta a educação perante a declaração, filiada às políticas neoliberais. Desse modo, as propostas de aprendizagens observadas no documento – correspondem a aprendizagem mínima.

Para tanto, ao refletir sobre o dualismo perverso que o autor levanta, é preciso olhar o percurso que as políticas educacionais orientadas pelos organismos internacionais e as reformas educativas trilharam, pois apesar de sinalizarem supostas inovações escolares com ênfase na redução pobreza, dando-se dom base em medidas externas. Daí nota-se uma centralidade na “[...]organização Curricular, a gestão, avaliação em escala, os sistemas de premiação de escolas e professores etc[...] (LIBÂNEO, 2012, p. 24). Tais fatos figuram como dados em oposição a dimensão intra-escolar – em que se verifica que algumas ações vão sendo suprimidas no contexto das escolas, como o enfrentamento das pedagógico-didático, a prática da seletividade e exclusão, como afirma (LIBÂNEO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com