TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto argumentativo

Por:   •  5/5/2015  •  Monografia  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Para a autora Magda Soares  é muito importante essa clareza da qualidade da alfabetização  de cada um desses conceitos uma vez que afirma o fato de uma falsa compreensão dos dois no sistema educacional brasileiro, e isso está criando incompetência  escolar ,com as discussões sobre o letramento, professores deixaram de  trabalhar as opções relacionadas à alfabetização.

Os professores começaram a achar que o aluno se alfabetizaria apenas pelo contato com os textos , sem precisar trabalhar de forma sistemática a escrita . A autora Magda Soares afirma que esses dois processos, mesmo sendo indissociáveis, perderam suas especificidades, gerando então o fracasso na aprendizagem de ambos. Devemos estar cientes de que o domínio da linguagem  escrita, ocorrem quando as técnicas da escrita alfabética são dominadas, assim, o aluno estará alfabetizado e poderá então ser inserido no mundo do letramento.
A falta de conhecimento sobre leitura e escrita é uma grande preocupação  para que se gere questionamentos e discussões sobre os fatores que estavam gerando o problema do analfabetismo. Logo em seguida, percebêramos  que não basta  apenas ler e escrever, mas usar esses conhecimentos adequadamente de maneira interpretativa.
A escola por meio de seus educadores tem a função de ampliar as possibilidades dos usos linguísticos da escrita dos alunos, usando a alfabetização como fator fundamental para a formação do cidadão  e o letramento para que esse cidadão possa se  apropriar do que está  escrito e da leitura como função social.
Segundo Magda  Soares os processos de “alfabetização e letramento” têm sido fundidos de maneira confusa como um só processo e essa confusão pode implicar o mau funcionamento de um e de outro.
Podemos dizer que os dois processos caminham lado a lado, pois o aluno deve além de conhecer os códigos alfabéticos deve compreendê-los para que possa estar inserido no processo de letramento.
Cabe ao educador fazer uso do conhecimento de mundo que o aluno tem e sua relação com a língua escrita, assim poderá alfabetizar e ao mesmo tempo inseri-lo no mundo do letramento. É necessário  que se crie além da  área do conhecimento específico, se crie um ambiente em que ambas as partes, educador e educando possam se perceber envolvidos na prática do letramento, este sendo de responsabilidade de todos os educadores que fazem uso da leitura e da escrita, não somente do professor de língua portuguesa. Precisamos dar as possibilidades de letramento , pois só assim o sentimento de cidadania dos alunos será despertado. 

Magda Soares nasceu em Minas Gerais, é professora titular emérita(1998) da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do CEALE (Centro de alfabetização, Leitura e Escrita). Consultora: CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, FACEPE, FAPEAL. É autora de vários livros, capítulos de livros e artigos sobre o ensino da língua escrita, é também autora de coleções didáticas para o ensino de Português, sendo a mais recente: "Português- uma proposta para o letramento (8 volumes para o ensino fundamental, Editora Moderna)".




...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com