TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tics e o Seu Uso na Educação

Por:   •  23/10/2016  •  Artigo  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 11

USO DAS TICS NO ENSINO A DISTÂNCIA

ROSANGELA MARIA ROLIM MONTEIRO

INTRODUÇÃO

O ensino e a aprendizagem a distância estão cada vez mais ligados ao processo de comunicação e informação, com o tempo ouve mudanças significativas na educação pedagógica que influenciou a relação aluno-professor-instituição de ensino, o que antes era só acessório de desenvolvimento, hoje já é parte essencial na educação.
Estudos apontam questões sobre a transformação na educação da sociedade de hoje diante das tecnologias de informação e comunicação (TICs), principalmente na educação a distância (EAD), que tanto utilizam para educação superior, como para formação profissional ou corporativa.

As TICs, é caracterizada por agilizar e tornar manipulável o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes para a captação, transmissão e distribuição das informações englobando, hardwares e seus dispositivos periféricos, softwares e seus recursos, sistemas de telecomunicação, gestão de dados e informações, texto, imagem estática, vídeo e som. (ALMEIDA, 2007).

O mundo atual vive um grande avanço tecnológico, onde cada vez mais é importante que as informações estejam acessíveis a todos de forma ágil e eficaz, assumindo um papel primordial nas organizações e comunicação social.
Nos dias de hoje encontramos diversos equipamentos que fazem parte dessa modalidade sendo algumas delas, as câmeras de vídeo e fotos, televisão, som digital, cinema, tecnologias de acesso remoto, e-mails, internet entre outros.

O assunto é de grande relevância por abranger diversas áreas e estar em constante evolução exigindo que o profissional acompanhe o surgimento de novas tecnologias e consequentemente esteja atualizado com essas informações diante do exigente mercado de trabalho pois tal exigência se torna cada vez mais necessárias na vida moderna.

Com a massificação do uso da informática, particularmente da tecnologia e do sistema de informação, houve a necessidade de que as pessoas que atuam nas organizações e que delas fazem parte evoluíssem na forma de agir e de pensar quanto a utilização desses novos recursos e métodos, surgidos em consequência da automatização dos processos. (THOMSON, 2007)

Uma das ramificações das TICs que recentemente vem sendo cada vez mais utilizada nas diversas formas de qualificação é o ensino a distância EAD, onde o aprendizado depende principalmente da busca feita pelo aluno em ampliar seus conhecimentos, fato que torna essa modalidade uma das mais discutidas nos últimos dias. Esta nova forma de educação vem sendo usada na formação e capacitação do aluno e trouxe uma inovação no ramo da educação desde os anos 70, na Europa, quando as primeiras entidades de ensino começaram a adotar esse modelo.

  1. NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Partindo da perspectiva de que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação são ferramentas potencialmente eficazes no processo de ensino-aprendizagem, servindo como meios facilitadores na busca do saber, fundamenta-se este artigo a partir da teoria sóciointeracionista de Vygotsky (1991) e demais autores, como também dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1997), entendendo que tais aportes teóricos vem a consolidar a importância desta pesquisa para a área educacional, incentivando o uso dessas tecnologias no ambiente escolar.

Ao integrar as novas tecnologias ao ensino, o professor não está apenas ampliando o horizonte de possibilidades educativas ao aluno, mas acima de tudo está promovendo a inclusão digital deste no mundo contemporâneo, viabilizando o acesso aos materiais disponíveis pela cultura e, principalmente, oferecendo as condições favoráveis ao uso que se faz deles nas práticas sociais.

Graças às Novas Tecnologias, talvez seja mais fácil introduzir a criança à cultura letrada. As Novas Tecnologias são muito poderosas e não tem sentido perguntar se são boas ou más, se servem ou não. A presença da escrita na tela do computador é hoje um fato universal. A tecnologia da informação e da comunicação está trazendo mudanças importantes não apenas no mercado de trabalho, mas também nas práticas de leitura e escrita. (OLIVEIRA, 2015)

Desta forma, o trabalho do professor não pode estar desassociado do uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, pois, como afirma Oliveira (2015), elas são “muito poderosas”, capazes de servir como estratégias que favoreçam uma aprendizagem prazerosa, significativa, dinâmica e produtiva inserindo de forma efetiva o aluno no mundo letrado, transpondo as barreiras da sala de aula e despertando no mesmo o interesse pelo saber, tornando-o assim autor do seu próprio conhecimento de modo a ampliar suas possibilidades de participação na sociedade.

  1. AS TICs APLICADA NO ENSINO EAD

O interesse do homem em desenvolver novas tecnologias, permite ao mesmo, desfrutar de grandes avanços nas mais diversas áreas. Tais tecnologias estão mudando os meios de fazer negócio, a maneira de trabalhar das pessoas, como também proporcionando novos recursos ao aprendizado. O avanço tecnológico propiciou o desenvolvimento de novas possibilidades de educação à distância (EAD), que vêm sendo analisadas e praticadas nas IES (Instituições de Ensino Superior). As técnicas de EAD combinam os já conhecidos recursos educacionais, com as ferramentas de tecnologia de informação e comunicação. O ambiente digital, baseado na aplicação intensa e ampla de tecnologia de informação e comunicação, está afetando o processo educacional em várias e profundas dimensões. Este efeito pode ser estudado com base nos seguintes fatos: a educação não é algo que acontece somente na juventude; o conhecimento tende a tornar-se obsoleto exigindo um ambiente que permita o aprendizado contínuo; a educação e o entretenimento estão convergindo para um mesmo ambiente; a entrega de instruções educacionais está sendo alterada para um meio eletrônico e mais informal; e os acessos eletrônicos a bases de conhecimento estão sendo viabilizados de forma fácil, barata e livre.

As TICs transformam os meios de incorporar conhecimento, porque a aquisição de competências torna-se um processo múltiplo e contínuo em sua fonte e formas de acesso. Porém as novas tecnologias redefinem as velhas e promovem a busca de saberes e competências em vários locais e tempos. A Internet é um desses locais e é utilizada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem, interagindo e integrando professores e alunos, transformando salas de aulas em ambientes virtuais.

As TICs junto com a EAD contribui para o ensino aprendizagem e pode agregar valor na busca de qualidade no ensino educativo. A relação ente o ensino e a qualidade podem utilizar formas ou métodos modernos e dinâmicos de ensino para propiciar novas habilidades e competências ao aluno na sociedade globalizada. Este tipo de educação/aprendizado transforma a relação tradicional na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com