TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atividade Contextualizada

Por:   •  2/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Contextualizada

Para concluirmos os nossos estudos, entendemos que seria muito importante que vocês analisem e respondam as seguintes questões:

1- Tragam como feedback o exemplo de uma tendência pedagógica tradicional liberal como prática pedagógica ainda utilizada na maioria das escolas brasileiras.                                          2- Elaborem sugestões de tendências pedagógicas mais eficientes para aplicar no contexto social das escolas no Brasil.

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país.

Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência. E observa-se que hoje, na prática docente, há uma mistura dessas tendências ambas conviveram e convivem com a prática escolar.

Tendências Liberais - Liberal não tem a ver com algo aberto, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.

 Tendências Tradicional - Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida, se na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor.

A tendência pedagógica mais eficiente é considerando o aluno como sujeito da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências. A ideia é que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com