TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho COMO REALIZAR UMA SONDAGEM

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

 COMO REALIZAR UMA SONDAGEM

A sondagem é um tipo de avaliação diagnóstica que visa observar quais os tipos de hipóteses que os alunos se encontram. É uma atividade de escrita que envolve no primeiro momento a produção espontânea dos alunos de uma lista de palavras ditadas pela professora, sem apoio de outras fontes escritas e necessariamente seguida da leitura do aluno daquilo que ele escreveu. As palavras ditadas pela professora devem seguir a algumas regras. O grupo delas deve ser formado por quatro palavras que possua algum grau de relação, sendo que uma deve ser monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba em seqüência. Preferencialmente, as palavras devem ser significativas no mundo  infantil. Para a realização de uma sondagem, o professor deve saber avaliar a hipótese de escrita em que a criança se encontra.

Periodicidade da sondagem
Para acompanhar as etapas de evolução e aprendizagem de cada criança, a avaliação diagnóstica deve ser feita com regularidade - uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês. Durante a aplicação do processo, apenas dite para que os alunos possam escrever da maneira que acreditam ser a correta. Nunca interfira na grafia de nenhum deles, pois é a análise da forma individual de escrever que determina o nível em que cada criança se encontra e seus conseqüentes avanços. É uma atividade escrita que envolve num primeiro momento, a produção espontânea e sem apoio de outras fontes escritas de uma lista de palavras conhecidas pelos alunos. Ela pode ou não envolver a escrita de uma frase simples. É uma situação de escrita que deve necessariamente ser seguida da leitura pelo aluno daquilo que escreveu
 

Pré-Silábico II

Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres, ou seja, quantidades de letras e de que maneira será necessária para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir da formas das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável. As crianças escrevem o que eles pensam que ouviu, escreve coisas diferentes apesar da identidade objetiva das escritas e onde ele identifica a escrita com objetivo diferente.

Exemplo: coloca mais letras numa determinada palavra do que ela realmente tem.

A criança já supõe que a escrita representa a fala, tenta fonetizar a escrita e do valor sonoro as letras já supõe que a menor unidade de língua seja a silaba em  frase, pode escrever uma letra para cada palavra.

A criança começa:

  • Estabelecer relação sonora
  • Desvincular a escrita das imagens e os números das letras
  • Só demonstra estabilidade ao escrever seu nome e palavras conhecidas
  • Conserva as hipóteses de quantidade mínima e variedade de caracteres  

QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO

O aluno compreendeu com se escreve usando as letras do alfabeto. Descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso junta-la de um jeito que formem silabas de palavras de nossa língua porem inicialmente escreve com fortes marcas da oralidade, ou seja, é quando ele associa as letras de acordo com o tamanho do objeto. Exemplo: Elefante, por ser grande ele acha que tem que escrever com mais letras. E a formiga por ser pequena ela já reduz suas quantidades de letras na escrita.

PARA O ALUNO ALFABÉTICO

 Compor palavras com sílabas;
Decompor palavras em suas sílabas;
 Produzir textos alfabeticamente;
Ler textos de seu nível;
Completar palavras com as sílabas que faltam;
Observar a segmentação entre as palavras no texto;
Observar os sinais de pontuação;
Ouvir e compreender histórias;

 Completar textos com palavras;
Construir frases com palavras dadas.

O período alfabético consiste no que a criança descobre que a silaba não pode ser considerado como unidade, mais que ela é por sua vez, reanalizável em elementos menores. Neste momento, deve haver estruturação dos vários elementos que compõem o sistema da escrita. Trata-se de conhecer um valor sonoro convencional:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com