TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Docente na Escola fundamental: Questões Candentes - Vitor Henrique Paro

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Trabalho Docente na Escola fundamental: Questões Candentes - Vitor Henrique Paro

Não é surpresa os diversos debates que colocam em discussão os resultados do trabalho do educador docente dentro das instituições escolares públicas de todo o país, onde é colocado em pauta, na maioria das vezes, apenas a atuação do educador como o único responsável por trazer bons ou maus resultados. O que é muitas vezes esquecido, é que o docente é apenas uma parte de todo o coletivo escolar.

O profissional docente, para que consiga realizar seu trabalho e assim conquistar os objetivos e resultados que almeja, precisa constantemente do auxilio, suporte e apoio de toda coletivo escolar, este que não se restringe apenas em coordenadores e diretores pedagógicos, mas se estende por toda comunidade escolar, agentes governamentais e toda comunidade.

O trabalho docente em instituições escolares públicas é constantemente desvalorizado, onde julgamentos apontam que sua má atuação é baseada apenas na sua formação acadêmica e continuada, como se este fosse o principal fator responsável pela evasão de profissionais da área e o mau desempenho de diversos alunos, mas a realidade é outra.

A má qualificação deste profissional não pode ser baseada apenas em um fator que constantemente é apontado como se a execução dependesse apenas dele, mas sim no conjunto de fatores que contribuem para que isso não se realize, como por exemplo, as más condições de trabalho que são oferecidas diariamente e baixos salários.

As más condições de trabalho não se referem apenas nas salas de aulas precárias, mas também na falta de materiais para que a execução de uma aula seja mais atrativa, uma carga horária que o limita e até mesmo a falta de incentivo de todos os colegas, e até mesmo fora da comunidade escolar, como por exemplo, da sociedade em que está inserido, que prega cada vez mais o desprestigio a essa profissão. Já em relação aos salários, são baixos e a quantia não é suficiente para custear os seus gastos básicos e o custo de uma formação continuada de qualidade. 

Para o profissional docente, como em qualquer outra profissão, há também a necessidade de um estímulo em relação ao seu salário, mas que especificamente na área docente, não ocorre. Os profissionais precisam se satisfazer com um salário muito abaixo do que realmente merecem e agora encontram um novo obstáculo: a remuneração por mérito, onde o salário nada mais é que uma compensação pelo trabalho.

O espaço e tempo oferecidos ao professor da escola também são fatores importantes para discussão. Em relação ao espaço, é necessidade que haja espaços equipados adequadamente para o desenvolvimento de atividades e execução do seu planejamento. O espaço também diz a respeito da quantidade de alunos que são dispostos em cada sala, quantidade esta que muitas vezes é ignorada, mas que se houvesse um numero reduzido de alunos por sala, seria mais simples e fácil atender de forma mais atenciosa e confortável cada aluno, valorizando assim o seu individual, fazendo- os participar das atividades de forma mais livre. Já o tempo dedicado ao trabalho escolar refere-se ao fato que o trabalho do profissional docente não se limita apenas ao momento da sua atuação em sala de aula, mas também exige que ele possua horários que possa dedicar- se a fatores referentes a si mesmo, como a interação com os demais membros da comunidade escolar, ter um tempo especifico para planejar suas aulas e avaliar seu trabalho, ter tempo hábil para a realização de cursos, participações em palestras e seminários, reuniões para discutir aspectos referentes à gestão escolar, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com